Andamos da versão Freestyle do remodelado utilitário-esportivo da marca do oval azul, que tem como principais atrativos o moderno motor 1.5 de três cilindros, que rende 137cv com etanol; e o bom câmbio automático de seis velocidades, mais eficiente que o antigo Powershift, além da boa relação custo-benefício.
Visual – As mudanças no visual externo pequenas alterações na grade, capô, para-choques, faróis e rodas) e interno (painel, volante, bancos e porta-malas) do novo EcoSport não chegam a ser impactantes, mas contribuíram para deixar o utilitário-esportivo com um ar mais moderno e encarar concorrentes que têm um estilo mais marcante no segmento dos SUV’s compactos.
Motor – Os 137 cavalos gerados com etanol no tanque mostram a eficiência do novo motor de apenas três cilindros, que proporciona um bom fôlego em baixas rotações, suficiente para garantir boas acelerações e retomadas de velocidade, embora com o nível de ruídos um pouco elevado em altas rotações. Com o combustível derivado da cana, o computador de bordo registrou médias em torno de 7,8km/l na cidade e de 10,2km/l na estrada, com ar ligado e apenas o motorista.
Câmbio – Ele mostrou como um automático autêntico de seis velocidades possibilita uma casamento melhor com o motor, com mudanças rápidas e suaves e sem “pensar demais”, como fazia o Powershift. As trocas manuais junto ao volante também facilitam a tocada e, quem quer andar mais rápido, é melhor mudar as marchas junto ao volante.
Interior – O nível de acabamento poderia ser melhor, pois os materiais são bons mas falta capricho em alguns detalhes. O novo sistema multimídia Sync3 tem tela de oito polegadas sensível ao toque, de fácil visualização e operação, e é totalmente compatível com Apple Car Play e Android Auto; volante multifuncional tem boa pega e possibilita diversos controles (telefone, som etc.), o porta-luvas climatizado mantém uma água ou suco num temperatura agradável e os bancos dianteiros acomodam bem o corpo.
Equipamentos – Na lista de conforto, destaques para o ar-condicionado automático e digital, o controle automático de velocidade e o assoalho inteligente do porta-malas. O EcoSport Frrestyle tem um bom pacote de segurança: cintos e apoios de cabeça para todos, sete airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, sistema anticapotamento, sistema isofix para fixar cadeiras infantis e monitoramento da pressão dos pneus.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, 1.5, de três cilindros em linha, 12V, que gera potências de 137cv (etanol) e de 130cv (gasolina) a 6.500rpm e torques de 16,1kgfm (etanol) e 15,6kgfm (gasolina) a 4.500rpm
Câmbio – Automático de seis velocidades, tração dianteira
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Na dianteira, independente, do tipo McPherson; e na traseira, eixo de torção
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – De liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/65 R15
Dimensões – Comprimento, 4,26m; largura, 2,05 m; altura, 1,69 m; e entre-eixos, 2,51 m
Tanque – 52 litros
Porta-malas – 362 litros
Peso – 1.255 quilos
Preço – R$ 92.790
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