Andamos no novo Volkswagen Cross Up!, que passou por uma reforma no visual, tanto externo como interno, e encorpou a lista de equipamentos de série. Como não houve mudanças na mecânica e nem na plataforma, os destaques positivos continuam os mesmos: segurança passiva, fôlego do motor turbo TSI 1.0, aproveitamento do espaço interno e estabilidade. Por outro lado, o novo desenho das lanternas traseiras gerou algumas críticas.
A versão aventureira do Up! passou por mudanças no visual. Por fora, destaques para os novos para-choques dianteiro e traseiro, com apliques que a VW chama de “chrome effect”e moldura na cor preta brilhante (em todos os modelos com motor TSI, essa parte agora é nessa cor), as coberturas plásticas nas caixas de roda na cor preta, as novas rodas de liha, o rack de teto e a tampa traseira que continua na cor preta, mas ganhou um friso cromado. Já o novo visual das lanternas traseiras tem recebido muitas críticas. Os mais maldosos alegam que as divisões ficaram parecendo “fita isolante”.
Por dentro, foram muito benvindas. O novo quadro agora apresenta instrumentos maiores e de melhor visualização. O volante, que também é novo (parece herdado do Golf), tem boa empunhadura e pega e abriga comandos de várias funções. A nova faixa central dá um toque de elegância, assim como os apliques de alumínio nas soleiras das portas e o revestimento das alavancas de câmbio e do freio de estacionamento. O revestimento dos bancos mistura tecido com vinil e tem toque agradável e é compatível com o nosso clima tropical.
Mas o grande barato tecnológico do novo Cross Up! é o sistema “Composition Phone”, que aposenta aquela tela saliente no alto do painel e que, por meio do aplicativo “maps + more” (disponível para os sistemas Android e IOS) instalado no smartphone, possibilita a conectividade entre rádio, carro e telefone celular. Ou seja, as informações do GPS, do veículo, computador de bordo, do sistema de som etc., são exibidas na tela do celular, que fica preso no suporte. O espaço no banco de trás acomoda dois adultos com certo conforto e o porta-malas tem capacidade compatível com a de um hatch compacto (285 litros).
Outro ponto positivo do Cross Up! é a ergonomia. A posição de dirigir é boa, com ampla visibilidade do trânsito à frente, e o acesso aos principais comandos é fácil. Além da estrutura reforçada, já comprovada pelos bons resultados em testes de colisão, o pacote de segurança contempla sistemas ISOFIX® e top-tether para fixação de cadeiras infantis, três apoios de cabeça no banco de trás, indicador de porta aberta e uso do cinto e sensor de estacionamento traseiro, mas deixa de fora cinto de três pontos no meio do banco traseiro e controle de estabilidade (ele tem apenas o de tração).
Como não houve mudanças na parte mecânica, continuam sendo pontos positivos a eficiência do motor 1.0 TSI de três cilindros, com turbo e injeção direta, que não apenas proporciona vigorosas acelerações e boas retomadas de velocidade (isso pode ser traduzido em ultrapassagens mais seguras), como é bastante econômico, tanto na estrada como na cidade, obtendo nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO. Com gasolina, ar desligado e apenas o motorista, o computador de bordo do Cross Up! registrou médias que ultrapassaram os 17kml na estrada e os 14km/l na cidade.
Também vale destacar a boa calibragem da direção, que á macia nas manobras e tem “peso” adequado em velocidades mais elevadas; o bom desempenho do câmbio, que apresenta engates precisos e relações de marcha bem escalonadas; e a suspensão, que garante boa estabilidade num carro que tem um desempenho bem esportivo, embora nem sempre filtre bem as irregularidades do piso.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, três cilindros, 999cm³ de cilindrada, turbo, injeção direta, que gera potências de 101cv (gasolina) e 105cv (etanol) e torques de 16,6kgfm (gasolina) e 16,8kgfm (etanol)
Câmbio – Manual, de cinco marchas, tração dianteira
Suspensão – Tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios – A disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
Direção – Assistência elétrica
Dimensões – Comprimento, 3,68m; largura, 1,64m; altura 1,50m; e entre-eixos, 2,42m
Rodas – De liga de 15 polegadas, calçadas com pneus 185/60 R15
Peso – 922 quilos
Tanque – 50 litros
Porta-malas – 285 litros
Principais equipamentos de série – Iluminação ambiente, volante multifuncional, computador de bordo, sistema ISOFIX® / top tether, faróis de neblina, sensor de ré, retrovisor com rebatimento automático e rodas de liga de 15 polegadas
Preço – R$ 56.350. Com os opcionais (bancos em couro e sistema multimídia Composition Phone), sobe para R$ 59.991
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