Cronos acirra a briga

O lançamento do Fiat Cronos vai proporcionar um duelo interessante no segmento dos sedãs compactos no Brasil que, há menos de um mês, foi agraciado com o Volkswagen Virtus. Produzido em Córdoba (Argentina), o modelo será disponível em todos os países da América Latina (exceto o México) a partir de agosto. No Brasil, a expectativa da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) é vender cerca de 2.500 unidades por mês, dentro de um universo de 13 mil veículos – volume de emplacamentos do segmento.

Cronos 4

Com porta-malas de 525 litros, o Cronos é 10 mm mais comprido que o Argo. O fabricante destaca o design de linhas dinâmicas que percorrem e unificam todos os elementos da carroceria do modelo. A dianteira chama a atenção por seus traços fortes, com aspecto musculoso e de capô alongado. Essa característica é reforçada pelos faróis, que invadem as laterais e é complementada pela grade com elemento central cromado.

O Cronos começa a ser vendido no início de março em duas opções de motorização flex (1.3 Firefly e 1.8 E.torQ EVO), e três de transmissão (manual, GSR Comfort automatizada e automática de 6 marchas).

Cronos 5

VERSÕES EM DETALHES

1-Drive 1.3 MT: equipada com motor Firefly quatro cilindros 1.3 de 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque (ambos com 100% etanol). O câmbio é manual de cinco marchas. Traz como itens de série o sistema multimídia Uconnect Touch 7 polegadas, volante com comandos de áudio e telefonia, segunda porta USB, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos (dianteiros), trava elétrica, chave com telecomando, display TFT de alta resolução no painel de instrumentos de 3,5 polegadas, sistema Isofix, sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus, ajuste de altura do banco do motorista, sistema ESS (sinalizador de frenagem de emergência), cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes traseiros, apoio de cabeça central traseiro e outros.

Como opcionais estão disponíveis faróis de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve aro 15, câmera de ré com linhas dinâmicas, sensor de estacionamento, retrovisores elétricos com tilt down (ajuste automático do espelho do lado do passageiro para uma posição mais baixa nas manobras de ré) e repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros e alarme.

Cronos 3

2-Drive 1.3 SGR: tem motor Firefly 1.3 com câmbio automatizado GSR (Gear Smart Ride) Comfort de cinco marchas com controle por botões no console central, de acionamento simples e intuitivo. O GSR Comfort inclui importantes funções como a Sport, que aciona um modo de condução mais esportivo, e Auto-Up Shift Abort, que proporciona retomadas mais fortes. A versão possui ainda paddle shifts atrás do volante, pelos quais o motorista pode trocar as marchas manualmente. Também são de série nessa versão, além dos itens do Drive 1.3 MT, o Start&Stop, Ambient Lights, que conferem ao interior do Cronos ainda mais refinamento e sofisticação, controle de velocidade de cruzeiro, apoio de braço para o motorista, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos com tilt down e repetidores de seta integrados.

E ainda os seguintes itens de segurança: ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), TC (Controle de Tração), HH (Hill Holder ou assistente para partida em rampas). O Cronos Drive 1.3 GSR ainda pode ser equipado opcionalmente com faróis de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve aro 15, câmera de ré com sensor de estacionamento e alarme.

Cronos 8

3-Precision 1.8 MT: possui motor 1.8 E.torQ Evo VIS de 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque (ambos com 100% etanol), que conta com o sistema de coletor de admissão variável, ou Variable Intake System (VIS). São itens de série dessa versão, além daqueles da Drive 1.3 MT, faróis com luz de posição em LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, retrovisores elétricos com tilt down e repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros, banco traseiro bipartido, sensor de estacionamento traseiro, alarme e os sistemas de segurança ESC, TC e HH.

Opcionalmente, este Cronos pode receber ainda airbags laterais, câmera de ré, display TFT de alta resolução no painel de instrumentos de 7 polegadas, ar-condicionado automático digital, espelho retrovisor interno com sensor de ofuscamento, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e puddle lamps, Keyless Entry’N’ Go, sensor de chuva, sensor de luminosidade, bancos em couro, maçanetas e frisos das portas cromados e rodas de liga leve de 17 polegadas.

Cronos 9

4-Precision 1.8 AT6: Essa versão conta com câmbio automático de seis velocidades, o mesmo utilizado na picape Fiat Toro. O motor é o 1.8 E.torQ Evo VIS, com o recurso Neutral Function, que auxilia na economia de combustível ao desacoplar o motor da transmissão em paradas rápidas de trânsito. Além dos itens da versão Precision 1.8 MT, a versão automática traz como equipamentos de série paddle shifts atrás do volante para troca manual das marchas, controle de velocidade de cruzeiro, Ambient Lights, apoio de braço para o motorista, volante revestido em couro e maçanetas e frisos das portas cromados. Os itens opcionais disponíveis para esta versão são os mesmos da Precision 1.8 MT.

Fotos: FCA/Divulgação

O editor Luís Otávio Pires convidou para o bate-papo do Acelera Aí o supervisor do produto da FCA, Nelson Timponi. O assunto, claro, foi Cronos. Ouça:

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.