Embora tenha começado a ser vendido no Brasil apenas no final do ano passado, o Creta já figura entre os modelos mais importantes da Hyundai no Brasil. O utilitário esportivo é o segundo mais vendido da marca, com quase 7 mil unidades de janeiro a março, atrás apenas do HB20, hoje o segundo do ranking nacional, com 25.520 unidades comercializadas.
“Com pouco mais de três meses de mercado, o Creta já representa 25% das nossas vendas”, exemplifica Élcio Cota, da Carbel Coreia, uma das autorizadas da marca em Belo Horizonte. E deste total, a maioria procura as versões top de linha, a Prestige, mostrando que a vocação do SUV coreano é agradar os mais exigentes. “É um veículo muito bem feito, com bastante tecnologia, suspensão impecável e opções de motor condizentes com o nosso mercado”, observa o executivo.
Se na briga interna da Hyundai o Creta é vice-líder, no segmento dos utilitários esportivos ele já ocupa a quinta colocação no acumulado do ano, de acordo com a lista divulgada pela Fenabrave, a entidade que representa os revendedores de automóveis e comerciais leves no Brasil.
No período, o primeirão é o Honda HRV, com 11.178 unidades, seguido pelo Jeep Compass (9.797) e o Jeep Renegade (9.189). O Nissan Kicks, que também é novinho na área, vai bem com 7.560 modelos vendidos, e aí vem o Creta, com 6.999 unidades.
O nome Creta é uma homenagem à ilha Grega, que já foi berço da Civilização Minoica, considerada a mais antiga de que há registro na Europa. Lá também teria vivido o Minotauro, personagem da obra de Homero.
Toda esta história guerreira deve ter feito bem aos projetistas do Creta, que construíram um modelo robusto e bem acertado – sobretudo em termos de suspensão e acabamento interno – embora externamente seu design não seja lá tão especial assim.
Com 4,27 m de comprimento, o Creta é quase do mesmo tamanho do Honda HR-V. A arquitetura da plataforma igual a do Elantra lhe rendeu uma distância entre eixos de 2,59 mm. Essas dimensões dão ao modelo um bom espaço interno, para quem vai na parte da frente ou atrás no habitáculo. O porta-malas também é generoso, com seus 431 litros.
O acabamento do Creta tem arremates bem feitos, e podemos destacar o sistema que refrigera o assento do motorista. Ele tem mini-buracos de onde sai um agradável ar que pode ser frio ou quente, conforme o gosto do cliente e a temperatura externa.
Todas as versões do Creta vêm com sistema Stop & Go de parada e partida automática, além de monitoramento de pressão dos pneus e direção elétrica progressiva. Os opcionais, entre outros, são esses tais bancos do motorista com ventilação, farol direcional, partida do motor por botão, câmera de ré dinâmica, saídas de ar para os passageiros do banco traseiro.
O Creta pode ser equipado com motor 2.0 de 166 cv e 20,5 kgfm ou 1.6 de 130 cv e torque de 16,5 kgf.m. Ambos são flex e com recursos que melhoram o desempenho e a eficiência energética. Alguns deles são o sistema de partida a frio e-start, bloco e cabeçote de alumínio e duplo comando variável de válvulas (D-CVVT) para admissão e escape, coletor de admissão variável (VIS) e duplo comando no cabeçote (DOHC).
Fotos: Hyundai/Divulgação
Texto: Luís Otávio Pires
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