Corolla Hybrid

Além do visual completamente renovado, o sedã médio da Toyota trouxe uma importante novidade na sua décima segunda geração: uma versão híbrida, que combina um motor 1.8 Flex (é o primeiro híbrido flex do mundo) e dois motores elétricos, que estão conectados a um câmbio automático do tipo CVT (continuamente variável). Destaques positivos para o consumo, principalmente nos grandes centros urbanos; o bom nível de conforto e o pacote de segurança, que inclui sete airbags.

A nova geração de um dos sedãs mais vendidos de todos os tempos – já vendeu mais de 45 milhões de unidades em todo o mundo desde 1966, ano de sua estreia – foi desenvolvida sobre a nova plataforma global que a Toyota batizou de TNGA (sigla em inglês de Toyota New Global Architecture), que possibilitou o rebaixamento do centro de gravidade em 10mm e o aumento da rigidez torsional do chassi em 60%.

As dimensões externas mudaram muito pouco: o comprimento (4.630mm) aumentou em 10mm e a largura (1.780mm) em 5mm. Já a altura (1.455mm) foi reduzida em 5mm e o entre-eixos (2.700mm) se manteve o mesmo, o que contribuiu para manter um amplo espaço interno, suficiente para acomodar com conforto adultos de maior estatura no banco traseiro e para levar um bom volume no porta-malas de 470 litros.

Faróis dois jotas

O design é completamente novo e mistura elegância com esportividade. Na frente, destacam-se os faróis full LED mais afilados e em formato de dois “J”, unidos por uma barra cromada que sustenta o logo da marca (azul na versão híbrida); a grande grade inferior na cor preta, dando uma pitada de esportividade ao conjunto; e os detalhes em “colchete” nas extremidades inferiores que abrigam os faróis de neblina.

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Nas laterais, chamam a atenção as bonitas rodas de liga de 17 polegadas, que têm desenho mais elegante e fazem parte do pacote opcional Premium.

Trapezoidal reverso

Na traseira, o desenho das lanternas de LED é moderno e invade a tampa do porta-malas, que tem segundo a Toyota design “trapezoidal reverso”. Assim como os faróis, elas também são unidas por uma barra cromada, que equilibra bem o conjunto.

O acabamento interno é de boa qualidade e o revestimento nos bancos, painéis de porta e painel em duas cores faz parte do pacote Premium. O ponto negativo são os apoios de cabeça incorporados ao banco traseiro. Não combinam com a elegância do ambiente.

Flutuante de oito

A central multimídia tem tela flutuante de oito polegadas de boa visualização e botões na laterais, é fácil de operar e pode exibir o funcionamento do sistema híbrido, mostrando qual fonte está sendo usada, o nível da bateria, o carregamento nas frenagens etc. Mas o plástico que cobre a parte de trás da central destoa negativamente do conjunto.

O quadro de instrumentos é digital, com tela TFT colorida de sete polegadas, na qual também é exibido o funcionamento do sistema híbrido e informações do computador de bordo. O volante tem boa pega e incorpora vários comandos. O ar-condicionado de duas zonas deveria vir de série, mas é item opcional do pacote Premium.

Consumo na cidade

Ao rodar com o Corolla Hybrid percebe-se logo que o consumo é o ponto alto do carro, principalmente nos grandes centros urbanos, onde o computador de bordo (sem ar ligado, no modo “Eco” do câmbio CVT”, com gasolina e apenas o motorista) registrou médias acima de 18km/l. Na estrada e nas mesmas condições, as médias se aproximaram dos 20km/l.

Por outro lado, a performance não empolga nem quando se usa o modo “Power” do câmbio CVT. Mas vai agradar a quem curte um sedã mais familiar. A direção está bem ajustada, com relação mais direta e mais firme nas velocidades elevadas e macia nas manobras.

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A suspensão traseira agora tem braços duplos e melhorou o conforto a bordo, principalmente com quatro adultos e porta-malas cheio.

Outro destaque positivo do Corolla Hybrid é o pacote de segurança de série, que inclui sete airbags, controles de tração e estabilidade, Isofix para fixar cadeiras infantis, assistente de partida em rampa, alerta de mudança de faixa (LDA), controle automático de velocidade adaptativo (ACC) e farol alto automático.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – A combustão, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.798cm³ de cilindrada, flex, que gera potências de 98cv (gasolina) e 101cv (etanol) a 5.200rpm e torque de 14,5kgfm (gasolina/etanol); e dois motores elétricos, que geram 72cv de potência e 16,6kgfm de torque

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT com três modos (ECO, Power e Elétrico)

Direção – Assistência elétrica progressiva

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo braços duplos

Dimensões – Comprimento, 4,63m; largura, 1,78m; altura, 1,45; e entre-eixos, 2,70m

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 225/45 R17

Porta-malas – 470 litros

Tanque – 43 llitros

Peso (em ordem de marcha) – 1.445 quilos

Principais equipamentos de série – Sistema multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas e conexão para smartphones e tablets através de espelhamento Android Auto®, Apple CarPlay® e SDL; rodas de liga de 17 polegadas; revestimento dos bancos em couro e material sintético na cor preta; assistente de pré-colisão (PCS) com alerta sonoro e visual e frenagem automática; sete airbags (dois de cortina, um de joelho para motorista, dois frontais e dois laterais para motorista e passageiro), controles eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, alerta de mudança de faixa (LDA), controle automático de velocidade adaptativo (ACC), alarme volumétrico e perimétrico, acendimento automático de faróis, luzes diurnas, farol alto automático, computador de bordo com visor multifunção e ar-condicionado automático digital.

Pacote Premium – Banco do motorista com ajustes elétricos, acabamento bicolor da cabine, ar-condicionado de duas zonas, rodas de liga com acabamento diamantado, sensor de chuva, retrovisores com rebatimento elétrico e teto solar.

Preços – R$ 128.990. Com o pacote Premium, sobe para R$ 135.990.

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