Corolla Cross Hybrid

Andamos na versão híbrida topo de linha do SUV derivado do sedã da Toyota, a Corolla Cross Hybrid XRX, que é equipada com um motor flex 1.8 e dois motores elétricos e câmbio automático do tipo CVT. Na versão XRX, o Corolla Cross tem como principais atrativos o baixo nível de consumo, tanto no trânsito urbano como na estrada; um acabamento interno de boa qualidade e um amplo pacote tecnológico de itens de segurança e conforto, incluindo alguns equipamentos de direção autônoma, como controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, assistente de pré-colisão, sistema de alerta de oscilação, farol alto automático e sistema de alerta de mudança de faixa com controle de direção. As linhas da carroceria dividem opiniões, pois alguns elogiam a personalidade do design enquanto outro criticam a falta de harmonia do conjunto. As acelerações e retomadas de velocidade são apenas razoáveis.

Toyota Corolla Cross Hybrid de frente – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destacam-se a grande grade, do tipo colmeia, que abriga o símbolo da marca na cor azul (como acontece nas versões híbridas da Toyota) e é cercada por uma moldura elegante em preto brilhante; e os faróis e luzes em LED.

Lado aventureiro

De perfil, o Corolla Cross mostra o seu lado aventureiro com as coberturas plásticas na cor preta nos para-lamas e soleiras. As rodas de liga de 18 polegadas, que têm desenho exclusivo da versão XRX e acabamento diamantado, dão um toque de esportividade.

Toyota Corolla Cross Hybrid de perfil – Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, as lanternas que avançam sobre a tampa do porta-malas são parcialmente em LED. Enquanto a barra cromada acima da placa dá uma pitada de elegância, o para-choque na cor preta e cinza busca realçar o lado aventureiro.

Acabamento do Corolla Cross Hybrid

Por dentro, o acabamento é de boa qualidade, com destaque para o revestimento em couro e material sintético nos bancos, painel e painéis de porta. Os detalhes em preto brilhante no painel e console completam a sobriedade do ambiente.

Toyota Corolla Cross Hybrid de traseira – Foto: Eduardo Aquino

Com regulagens elétricas do banco, o motorista consegue encontrar facilmente uma boa posição de dirigir. Por outro lado, falta o ajuste lombar, que ajuda principalmente em viagens mais longas. O volante tem boa pega e abriga diversos comandos.

Banco elevado

Já as regulagens do passageiro do banco da frente são manuais. O banco traseiro elevado melhora a visão de quem senta atrás e o encosto tem inclinação em 6 graus, o que interfere um pouco na capacidade do porta-malas, que é de 440 litros.

Painel do Toyota Corolla Cross Hybrid – Foto: Eduardo Aquino

No banco de trás, o conforto é para dois adultos, já que o passageiro do meio é incomodado pelo final do console, o túnel central e o apoio de braço embutido no encosto. O banco traseiro conta com saída do ar-condicionado digital de duas zonas.

Toyota Corolla Cross Hybrid XRX

Exclusivo da versão XRX, o quadro de instrumentos digital de sete polegadas possibilita boa visualização de todas as informações, incluindo as do funcionamento do sistema híbrido, que são bem claras, e do computador de bordo.

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Quadro de instrumentos do Toyota Corolla Cross Hybrid- Foto: Eduardo Aquino

Com tela “flutuante” e sensível ao toque de oito polegadas, de boa visualização e acesso, o sistema multimídia é o mesmo que equipa o Corolla sedã e tem conexão com Android e Apple Car Play e porta USB.

Condução Semi-autônoma

O Corolla Cross XRX traz um bom pacote de condução semiautônoma, incluindo controle automático de velocidade adaptativo, sistema de assistência de permanência de faixa, farol alto automático e alerta de tráfego traseiro.

Bancos dianteiros do Toyota Corolla Cross Hybrid – Foto: Eduardo Aquino

A lista de itens de condução semiautônoma e segurança é completada por assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual e frenagem automática, sete airbags (cortina, de joelho para motorista, frontais e laterais) e controles de tração e estabilidade.

Manobras com o Corolla Cross

Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, uma câmera de ré com boas imagens e uma boa calibragem da direção com assistência elétrica ajudam o motorista a sair das vagas mais apertadas já que o diâmetro de giro é um pouco longo.

Banco traseiro do Toyota Corolla Cross Hybrid – Foto: Eduardo Aquino

A versão híbrida tem baixo nível de consumo, principalmente no trânsito urbano e no modo de condução ECO (são quatro opções), onde as frenagens constantes e as desacelerações ajudam na recarga das baterias e na economia de combustível.

Performance Hybrid

Por outro lado, as acelerações e retomadas de velocidade são apenas razoáveis, mas melhoram bastante usando o modo de condução POWER, no qual os motores elétricos e a combustão (1.8 Flex) trabalham em conjunto.

Porta-malas do Toyota Corolla Cross Hybrid – Foto: Eduardo Aquino

O câmbio é do tipo CVT (continuamente variável), funciona de forma suave e tem uma opção interessante (“B”), que possibilita a recarga rápida das baterias, mas a opção é desengatada se o motorista pressionar um pouco mais forte o acelerador.

A suspensão consegue proporcionar bom equilíbrio nas curvas mais fechadas, mas não filtra tão bem as imperfeições do piso. O Corolla Cross consegue ir bem em estradas de terra, mas a pouca altura do solo não estimula a encarar trechos um pouco mais ruins.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Motor do Toyota Corolla Cross Hybrid – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

  • Motor – Um de combustão interna na dianteira, posição transversal, com quatro cilindros em linha, 1.798cm³ de cilindrada, 16V, flex, que gera potências de 98cv (gasolina) e de 101cv (etanol) a 5.200rpm e torque de 14,5kgfm (gasolina ou etanol) a 3.600rpm; e dois elétricos, que geram 72cv de potência e 16,6kgfm de torque. A potência acumulada é de 122cv
  • Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT
  • Direção – Assistência elétrica
  • Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção
  • Dimensões – Comprimento, 4,46m; largura, 1,82m; altura, 1,62m; e distância entre-eixos, 2,64m
  • Altura do solo – 16,1cm
  • Ângulo de ataque – 21°
  • Ângulo de saída – 36°
  • Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
  • Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 225/50 R18
  • Carga útil (ocupantes mais bagagem) – 450 quilos
  • Porta-malas – 440 litros
  • Tanque – 36 litros
  • Peso (em ordem de marcha) – 1.450 quilos
Roda do Toyota Corolla Cross Hybrid – Foto: Eduardo Aquino
  • Principais equipamentos – Sete airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, alerta de tráfego traseiro, Toyota Safety Sense (com controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, assistente de pré-colisão, sistema de alerta de oscilação, farol alto automático e sistema de alerta de mudança de faixa com controle de direção), Smart Entry e Push Start, banco elétrico com oito ajustes, ar-condicionado digital automático de duas zonas, central multimídia com tela de 10 polegadas com conexão Android Auto e Apple CarPlay, painel digital de 7 polegadas, volante com controles de áudio e funções TSS (Toyota Safety Sense), teto solar elétrico com função antiesmagamento, rodas de liga leve diamantada de 18 polegadas, acabamento da moldura da janela cromada, faróis em LED, retrovisores externos eletro-retráteis e rebatimento automático, acabamento interno em couro e material sintético na cor bege e volante em couro na cor preta.
  • Preço – R$ 213.010,00, com pintura metálica.

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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

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