A principal categoria do automobilismo brasileiro vai começar. A Stock Car Brasil abre a temporada 2021 no próximo domingo, 25 de abril, em Goiânia (GO). Seria em Londrina (PR), mas as restrições municipais, por causa da pandemia alteraram o local.
Para os organizadores, isso não seria necessário, pois já no ano passado a Stock Car adotou um rígido protocolo de segurança sanitária. Ele foi seguido em todas as etapas e o modelo acabou sendo adotado por competições em todo o País.
“Conseguimos competir em todas as praças no ano passado sem incidentes. E vamos repetir isso em 2021, mas agora com mais eficiência ainda”, afirma o CEO da Vicar, Fernando Julianelli. A empresa detém os direitos de organização e promoção da competição no Brasil.
Massa e Kanaan
Com algumas regras e cheio de cuidados sanitários, a Stock Car terá este ano novamente duelos interessantes entre pilotos mais jovens e os experientes. A temporada está ainda mais recheada de pilotos que fizeram uma importante carreira no exterior, como os ex-pilotos de Fórmula 1 Rubens Barrichello, Nelson Piquet Júnior, Ricardo Zonta e, agora, Felipe Massa.
Além, é claro, de Tony Kanaan, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis de 2013 e campeão da Fórmula Indy, em 2014. Isso sem contar ainda a experiência de quatro campeões brasileiros da própria Stock, como o atual detentor do título Ricardo Maurício, o tricampeão Daniel Serra, o pentacampeão Cacá Bueno e o campeão Marcos Gomes.
Promissor
Entre as jovens promessas está Bruno Baptista, de 24 anos, que vai competir com o Toyota Corolla da equipe RCM Motorsports. Seu objetivo é figurar no seleto grupo de pilotos que decidirão o título, no dia 12 de dezembro.
“Depois de ser o piloto mais jovem a fazer uma pole seguida de vitória na última temporada, confesso que nunca entrei numa disputa de campeonato tão otimista como estou neste momento”, observa. Ele sabe que o nível dos pilotos mais experientes é muito elevado, porém admite não temê-los.
Felipe Massa, que irá correr junto com Júlio Campos, na equipe Lubrax, já disputou duas corridas na Stock Car, mas pela primeira vez vai fazer um campeonato completo. “Toda a estrutura montada me dá a tranquilidade necessária para eu me adaptar ao carro rapidamente e buscar o melhor resultado na temporada. Estou bastante otimista para as 10 etapas que teremos pela frente”, destaca Massa.
Já Júlio Campos, que desde 2011 disputa as temporadas completas e já soma seis vitórias e 26 pódios, quer muito mais a partir. “A minha expectativa para a temporada é uma das melhores desde que eu comecei. Briguei pelo título nos últimos dois anos com essa equipe e agora a ideia é vencer corridas e disputar o título mais uma vez”, avalia Campos, que é amigo pessoal de Massa, com quem correu de kart no passado.
Tony Kanaan, por sua vez, ressaltou estar muito feliz de estrear na Stock Car pela Texaco Racing, sua equipe. “É uma nova etapa na minha carreira, voltando a correr no Brasil depois de tantos anos competindo fora, especialmente numa categoria forte como a Stock. Não vejo a hora de competir contra tantos amigos e grandes talentos”, comemora.
Piloto verde
Outro experiente que vem com tudo em 2021 é Allam Khodair. Com novo apoio financeiro na equipe (a Takao), o piloto está confiante. “Sinto que estou no melhor momento de minha carreira. Essa parceria é muito importante para ajudar a viabilizar as boas perspectivas da equipe para essa temporada”, acrescenta.
Para o gerente de marketing da Takao, Claudio Amadio, a parceria é fundamental para a ampliação dos negócios da marca no País. “Temos hoje portfólio de peças internas de motores com mais de 23 mil itens disponíveis, que possibilitam a reposição de componentes a 95% da frota circulante de veículos. E a parceria com o Allam será estratégica para isso”, explica.
O piloto é conhecido como o primeiro “piloto verde” do País, por uma ação criada em 2007, quando teve a ideia de neutralizar com créditos de carbono as emissões de poluentes de seu carro.
Protocolo rígido
Desde 2020, a Stock Car criou um modelo de protocolo que exige testagem de todos os envolvidos no evento no padrão RT-PCR, o mais preciso indicador de contaminação da covid-19.
Os eventos da categoria são realizados sem a presença de público, imprensa, patrocinadores e convidados. Permanecem no autódromo apenas os profissionais indispensáveis para a realização das corridas. As equipes, inclusive, têm seu número de membros reduzido, a fim de evitar aglomeração dentro dos boxes.
Ao chegarem ao autódromo, todos os participantes passam por uma barreira sanitária, onde são conferidos os resultados dos testes e é aferida a temperatura corporal. Em todo o perímetro do circuito, é obrigatório o uso de máscaras e há totens para aplicação de álcool gel distribuídos em todos os ambientes e nas áreas externas.
Não é permitida a permanência dos membros das equipes nos boxes de outros times, além de ser proibida a circulação pelas cidades onde acontecem as provas. Qualquer aglomeração pode ser punida com a exclusão do evento, enquanto reuniões e briefings com a direção de provas são realizados de forma virtual.
Novas regras
Na temporada 2021, há novas regras. Serão duas corridas seguidas em um inédito formato nonstop em cada uma das 12 etapas. A Corrida 1 terá 25 minutos e, sem parar os carros no grid, os pilotos farão uma volta de realinhamento, com inversão dos dez primeiros.
A seguir, a direção de provas dará a largada para os 20 minutos da Corrida 2. Essa sequência promete promover o mais puro estilo sprint, com pilotos e carros em regime máximo de desempenho em todas as voltas.
Com 12 etapas previstas para 2021, a Stock Car somará então 24 corridas no ano – sendo duas por etapa. As duas corridas de cada etapa terão pontuação individual.
Há mudança também na pole position. No regulamento de 2021, o piloto que largar na pole recebe dois pontos. Além disso, a formação do grid de largada da segunda prova de cada etapa será feita pelo resultado da primeira corrida, mas com os dez primeiros colocados invertendo a posição durante a volta de realinhamento que separará as duas provas.
Durante os três dias de evento, serão realizados um treino extra, na sexta, dois livres e a classificação, no sábado, e duas corridas, no domingo.
TV aberta, a cabo e 5G
Uma grande novidade desse ano é a volta da transmissão de todas as etapas ao vivo na TV aberta, no caso a Band. O canal a cabo SporTV também vai transmitir as provas, assim como o Youtube oficial e o canal AutoVideos, que somente no Facebook reúne mais de 1,5 milhão de fãs.
Na etapa de abertura será realizada a primeira transmissão ao vivo em 5G de uma corrida no Brasil. Isso porque a Claro e a Band fizeram uma parceria, com apoio das Huawei, Qualcomm, Motorola.
A transmissão contará com o apoio de um drone que irá captar todas as emoções da etapa e enviar o sinal utilizando o 5G instalado no autódromo para a central de edição da Band. Ao acompanhar o evento, os espectadores ainda terão imagens exclusivas enviadas pelo “Mochilink” – uma mochila adaptada com módulo 5G para transmissão.
Ela também utilizará a rede de quinta geração para transmitir conteúdo em tempo real e com extrema qualidade. A ideia é que estes recursos sejam utilizados ao longo da transmissão, para uma experiência ágil e imersiva do telespectador.
Para realizar a transmissão, a operadora instalou antenas compatíveis com a rede 5G e utilizou uma licença de uso temporário da frequência 3,5 Ghz concedida à Claro pela Anatel. Essas frequências serão utilizadas após o leilão previsto para o segundo semestre deste ano.
A pista e os protagonistas
O Autódromo Internacional de Goiânia foi inaugurado em 1974 e é considerado um dos mais seguros do País. As pistas têm largas áreas de escape e três opções de traçado. O principal deles possui 3.835 metros.
Confira a lista dos pilotos que participam da temporada 2021 da Stock Car:
- 18 – Allam Khodair – Blau Motorsport – Chevrolet Cruze Stock Car
- 70 – Diego nunes – Blau Motorsport – Chevrolet Cruze Stock Car
- 16 – Christian Hahn – Blau Motorsport II – Chevrolet Cruze Stock Car
- 05 – Denis Navarro – Cavaleiro Sports – Chevrolet Cruze Stock Car
- 80 – Marcos Gomes – Cavaleiro Sports – Chevrolet Cruze Stock Car
- 00 – Cacá Bueno – Crown Racing – Chevrolet Cruze Stock Car
- 88 – Beto Monteiro – Crown Racing – Chevrolet Cruze Stock Car
- 29 – Daniel Serra – Eurofarma RC – Chevrolet Cruze Stock Car
- 90 – Ricardo Maurício – Eurofarma RC – Chevrolet Cruze Stock Car
- 08 – Rafael Suzuki – Full Time Bassani – Toyota Corolla Stock Car
- 48 – Tony Kanaan – Full Time Bassani – Toyota Corolla Stock Car
- 117 – Matías Rossi – Full Time Sports – Toyota Corolla Stock Car
- 111 – Rubens Barrichello – Full Time Sports – Toyota Corolla Stock Car
- 54 – Tuka Antonizzi – Hot Car Competições – Chevrolet Cruze Stock Car
- 110 – Felipe Lapenna – Hot Car Competições – Chevrolet Cruze Stock Car
- 21 – Thiago Camilo – Ipiranga Racing – Toyota Corolla Stock Car
- 30 – Cesar Ramos – Ipiranga Racing – Toyota Corolla Stock Car
- 12 – Lucas Foresti – KTF Sports – Chevrolet Cruze Stock Car
- 85 – Guilherme Salas – KTF Sports – Chevrolet Cruze Stock Car
- 43 – Pedro Cardoso – KTF Racing – Chevrolet Cruze Stock Car
- 33 – Nelson Piquet Jr – MX Piquet Sports – Toyota Corolla Stock Car
- 73 – Sergio Jimenez – MX Piquet Sports – Toyota Corolla Stock Car
- 28 – Galid Osman – Shell V-Power – Chevrolet Cruze Stock Car
- 51 – Átila Abreu – Shell V-Power – Chevrolet Cruze Stock Car
- 10 – Ricardo Zonta – RCM Motorsport – Toyota Corolla Stock Car
- 44 – Bruno Baptista – RCM Motorsport – Toyota Corolla Stock Car
- 86 – Gustavo Frigotto – RSF Racing – Chevrolet Cruze Stock Car
- 04 – Julio Campos – Lubrax Podium Stock Car Team – Chevrolet Cruze Stock Car
- 91 – Felipe Massa – Lubrax Podium Stock Car Team – Chevrolet Cruze Stock Car
- 83 – Gabriel Casagrande – A.Mattheis Vogel Motorsport – Chevrolet Cruze Stock Car
Calendário
Principal
- 25/4 – 1ª etapa – Goiânia
- 16/5 – 2ª etapa – Interlagos
- 20/6 – 3ª e 4ª etapas – Velocitta
- 11/7 – 5ª etapa – Cascavel
- 1/8 – 6ª etapa – Curitiba
- 22/8 – 7ª etapa – Curitiba
- 19/9 – 8ª etapa – Santa Cruz do Sul
- 24/10 – 9ª e 10ª etapas – Velocitta
- 21/11 – 11ª etapa – Goiânia
- 12/12 – 12ª etapa – a definir
Light
- 25/4 – 1ª etapa – Goiânia
- 16/5 – 2ª etapa – Interlagos
- 20/6 – 3ª etapa – Velocitta
- 1/8 – 4ª etapa – Curitiba
- 22/8 – 5ª etapa – Curitiba
- 24/10 – 6ª etapa – Velocitta
- 21/11 – 7ª etapa – Goiânia
- 12/12 – 8ª etapa – a definir
Texto: Luís Otávio Pires
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraaibh/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh
Uma resposta