Um dos conceitos que mais chama a atenção de quem visita o Salão Internacional de São Paulo é o Volkswagen BUDD-e, um monovolume de propulsão elétrica, com baterias de carga rápida e excelente autonomia, e tecnologias avançadas, como controle por gestos que possibilita abrir portas e acionar sistema de informação e entretenimento.
Diferentemente de outros modelos que sofreram adaptação para a propulsão elétrica, o BUDD-e já nasceu como um elétrico, sendo desenvolvido dentro do novo conceito MEB (Modular Electric Drive – Propulsão Elétrica Modular), que é a nova matriz tecnológica da Volkswagen para veículos elétricos. Com autonomia de até 533 km (ciclo europeu), suas baterias podem ser recarregadas em 80% de sua capacidade em 30 minutos.
Com linhas bem futuristas, o BUDD-e foi projetado para ser interconectado. Ele está equipado com a próxima geração de infotainment –, o BUDD-e disponibiliza uma nova interface móvel entre o mundo a bordo e o universo exterior. O novo método de operação e processamento de informação é mais intuitivo. Controles por toques e gestos se integram sem barreiras, abandonando interruptores e botões. Mostradores individuais se fundem em grandes painéis de informação e entretenimento, os espelhos retrovisores são substituídos por telas digitais.
Segundo a Volkswagen, a matriz desses novos e interativos sistemas operacionais e de informação e entretenimento permite aos ocupantes do BUDD-e ver claramente um conceito da marca sobre o futuro – como ele poderá ser até o fim desta década.
O BUDD-e é o primeiro carro-conceito do Grupo Volkswagen projetado com base no novo Kit Modular Elétrico (MEB), que descarta todo o lastro representado pelos combustíveis fósseis de hoje, pois foi criado especificamente para carros elétricos. Isso significa que o design da carroceria, o design interior, o conjunto e as características de condução do Volkswagen movido a eletricidade irão mudar significativamente.
O MEB foi criado para o uso de motores elétricos compactos e baterias de alto desempenho. No BUDD-e, a bateria tem capacidade energética de 92,4kWh. É plana e ocupa pouco espaço, integrada em quase todo o assoalho do veículo. Ela alimenta dois motores elétricos, que movimentam os dois eixos do carro, sendo que o dianteiro gera 100 kW(equivalente a 136cv) e 20,4kgfm de torque, enquanto o traseiro desenvolve 125kW (equivalente a 170cv) e 29,6kgfm de torque, resultando numa potência total mecânica do sistema de 225 kW (306 cv). O sistema de tração integral permite que o carro conceito chegue à velocidade máxima de 180 km/h.
A bateria pode ser carregada tanto pela ligação numa tomada de força como por carregamento indutivo. Utilizando carregador de 150 kW (DC – corrente contínua), a bateria pode ser carregada em 80% em cerca de 30 minutos. O BUDD-e demonstra como a MEB leva a perspectivas inteiramente novas de equipamento pela acomodação da unidade de aquecimento e ar-condicionado: o sistema foi totalmente integrado à dianteira do carro, para aumentar o espaço disponível na frente do carro, melhorar a qualidade do ar (graças a filtros maiores e melhores) e, ao mesmo tempo, resultar numa melhor acústica (devido à redução do ruído do ventilador).
O BUDD-e tem 4.597mm de comprimento, 1.940mm de largura, 1.835mm de altura e 3.151mm de distância entre eixos (3.151 mm), com balanços muito curtos (694mm na frente e 752mm atrás). Um novo sistema de direção traseiro resulta num pequeno diâmetro de giro de 11,5 m e melhora as respostas dinâmicas.
Na dianteira, destaque para a área ao redor do logo VW, feita de plástico transparente, que pode ser retroiluminada de várias maneiras diferentes pelos módulos de LED integrados. Uma característica típica dos modelos elétricos e plug-in da Volkswagen são as luzes de condução diurna de LED em forma de “C”. De perfil, chama a atenção a linha do teto plana e alongada, a igualmente longa faixa das janelas com colunas dianteiras “A” vitrificadas, as rodas de liga leve de 21 polegadas e os módulos luminosos que começam na frente e se estendem ao redor até os flancos. Uma estreita faixa de LEDs corre por toda a volta do carro como uma linha de caráter e iluminação ambiente exterior. Na traseira, o BUDD-e tem lanternas com um aspecto característico dos carros elétricos da Volkswagen, que é a assinatura em LED no formato de “C”.
Por dentro, não há botões nem interruptores. Em vez disso, a equipe de design distribuiu os instrumentos – a interface homem-máquina de próxima geração – como um mostrador que parece estar flutuando em pleno ar, como um tablet flutuando no espaço à frente do motorista. Todas as superfícies internas estão imersas em azul, prata e branco.
Quando se abre a porta deslizante, do lado de fora, usando um gesto, entra-se num interior que mais parece uma sala do que um carro. Os bancos do motorista e do passageiro da frente ficam sobre um piso de madeira. Se o passageiro da frente quiser conversar com seus amigos de trás, pode simplesmente rodar o seu banco para se voltar para trás. O assento (assim como o do motorista) é equipado com um cinto de segurança integral. Na traseira há um carpete macio e aconchegante, juntamente com dois assentos convencionais. Os passageiros de trás também contam com um monitor de 34 polegadas.
Digitalização do espaço de trabalho do motorista. A tradicional separação entre o conjunto de instrumentos em frente ao motorista e o sistema de informação e entretenimento no console central desaparece no design da interface do BUDD-e. Essas duas áreas foram integradas, formando um único módulo de informação. A Volkswagen está usando no BUDD-e uma nova forma de tecnologia de sensores que é capaz de reconhecer as pessoas até mesmo quando se aproximam do carro. Para abrir a porta deslizante do BUDD-e como se fosse mágica, tudo o que é preciso é um gesto de mão. O sistema de controle por gestos do interior do BUDD-e é mais simples e intuitivo do que nunca. São usadas câmeras para registrar se um passageiro do compartimento traseiro quiser abrir a porta, por exemplo.
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