Compass Limited TD350

Com torque abundante em baixas rotações, o novo motor turbodiesel TD350 dá agilidade ao Compass no trânsito urbano, deixando o SUV mais esperto; e possibilita um bom ritmo de viagem na estrada, ambos com um nível de consumo razoável para um carro que pesa mais de 1.700 quilos. Por outro lado, para se enquadrar nas normas do programa de controle de emissões, o motor teve que receber um tanque extra de 13 litros para ser abastecido a cada 10 mil quilômetros com o aditivo Arla 32. A versão Limited tem câmbio automático de nove marchas, que tem funcionamento suave e em boa sintonia com o motor; e tração integral que, junto com a boa altura do solo, possibilita rodar bem por estradas de terra ruins. O acabamento interno é de boa qualidade.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, a famosa grade com sete blocos que caracteriza a marca Jeep se destaca, junto com a tomada inferior de ar com grade em colmeia na cor preta, os faróis e luzes totalmente em LED e o para-choque com desenho aventureiro.

Teto preto

De perfil, na opção Limited chamam a atenção o teto, as colunas e as capas dos retrovisores na cor preta; as coberturas plásticas nos para-lamas e nas soleiras e as rodas de liga de 19 polegadas, calçadas com pneus de perfil mais baixo.

Leia mais: Teste Toro Freedom Flex

Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, que continua com o mesmo desenho simples de antes da reestilização, as lanternas com máscara negra também são totalmente em LED e o para-choque e o defletor de ar no teto são na cor preta.

Couro Marrom

Por dentro, chama a atenção o bom nível do acabamento interno, com destaque para a forração em couro marrom dos bancos e painel, que é opcional para a versão Limited; e para os detalhes em preto brilhante no console e cromados no painel.

Leia mais: Teste do Corolla Cross Hybrid

Foto: Eduardo Aquino

O quadro de instrumentos é totalmente digital com tela de 10,25 polegadas, de boa visualização, e o motorista pode configurá-lo de várias maneiras, colocando em destaque as informações que ele quer.

Navegação embarcada

Com tela de 10,1 polegadas, o sistema multimídia possibilita o espelhamento sem fio de celulares com Apple Car Play e Android Auto e traz navegação embarcada e o Adventure Intelligence Plus (opcional), que informa a localização do veículo e vários outros dados.

Leia mais: Teste VW Taos Highline

Foto: Eduardo Aquino

Outro opcional bem interessante é o sistema de som de altíssima qualidade (Premium Beats, de 506w com oito alto-falantes e subwoofer), que proporciona prazer em ouvir uma boa música.

Connect Me

De série na lista de itens de conforto estão o carregador de celular por indução, o ar-condicionado de duas zonas, as regulagens elétricas do banco do motorista e o pacote Connect Me e o sistema de estacionamento semiautônomo.

Leia mais: Teste do Jeep Commander Limited

Foto: Eduardo Aquino

No quesito segurança, o Compass Limited vem de fábrica com sete airbags, controle eletrônico anti-capotamento, assistente de frenagem de emergência, controles de tração e estabilidade e Isofix para fixar cadeiras infantis.

Pedestres e ciclistas

Como opcionais, o motorista pode acrescentar reconhecimento de placas de trânsito, detector de fadiga do motorista, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas e aviso de mudança de faixa.

Leia mais: Drift: carros deslizantes

Foto: Eduardo Aquino

Entre os itens extras de conforto estão inclui comutação automática de faróis, regulagens elétricas para o banco do passageiro e a abertura eletrônica do porta-malas com sensor de presença, muito útil quando você chega com compras nos braços, por exemplo.

Fora do asfalto

O Compass Limited tem qualidades para pequenas aventuras fora do asfalto, como tração 4×4, reduzida, bloqueio do diferencial, boa altura do solo e seletor de terrnos. Por outro lado, o perfil do pneu um pouco mais baixo limita um pouco a aventura.

Leia mais: Toyota SW4 SRX

Foto: Eduardo Aquino

A assistência elétrica da direção está bem calibrada para altas velocidades e para manobras, quando o motorista conta com a ajuda também dos sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e a câmera de ré.

Regulagens elétricas

Com os ajustes de altura e distância da coluna de direção e as várias regulagens elétricas do banco, o motorista encontra fácil uma boa posição de dirigir. A volante tem boa pega e abriga comandos do sistema de áudio, computador de bordo, entre outros.

Com bom torque já em baixas rotações, o motor turbodiesel proporciona uma boa agilildade no trânsito urbano. As acelerações e retomadas de velocidade são razoáveis para um carro que pesa mais de 1.700 quilos.

Leia mais: Voltz eletrifica o Brasil

Foto: Eduardo Aquino

Usando o aditivo Arla 32, com apenas o motorista, asem peso no porta-malas e o ar-condicionado desligado, o computador de bordo registrou médias em torno de 9,5km/l na cidade e de 13km/l na estrada.

Borboletas

O câmbio automático de nove marchas trabalha de forma bem suave mas é mais prazeroso usar a função Sport e as as trocas manuais de marcha por meio das borboletas que ficam junto ao volante.

Com sistemas McPherson na dianteira e traseira, a suspensão garante boa estabilidade mesmo quando se abusa nas curvas mais fechadas. O nível de conforto é bom, mas o perfil mais baixo dos pneus impede a boa filtragem das imperfeições do piso.

Texto e fotos: Eduardo Aquino  

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, 1.956cm³ de cilindrada, turbodiesel, que gera potência de 170cv a 3.750rpm e torque de 35,7kgfm a 1.750rpm

Transmissão – Tração integral e câmbio automático de nove marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo McPherson

Dimensões – Comprimento, 4,40m; largura, 1,81m; altura, 1,63m; e entre-eixos, 2,63m

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e tambores na traseira

Altura do solo – 21,2cm

Ângulo de entrada – 29,9°

Ângulo de saída – 29,3°

Ângulo de rampa – 21°

Rodas e pneus – Rodas de liga de 19 polegadas, calçadas com pneus 235/45 R19

Porta-malas – 476 litros

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 400 quilos

Tanque – 60 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.765 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos de série – Acendimento automático dos faróis, Adventure Intelligence, coluna de direção com regulagem de altura e distância, aletas para trocas de marcha no volante (“borboletas”), sistema multimídia com tela de 10,1 polegadas e Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio; ar-condicionado automático de duas zonas, banco do motorista com regulagens elétricas (oito posições), bancos em couro, computador de bordo, controles eletrônico de tração e estabilidade, controle eletrônico anti-capotamento, câmera de ré, faróis full LED com assinatura em LED, ganchos de fixação de carga no porta-malas, controle de descida, assistente de partida em subida, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, lanternas com assinatura em LED, monitoramento de pontos cegos, pacote Connect Me, painel de instrumentos full digital e HD de 10,25 polegadas, assistente de frenagem de emergência, controle automático de velocidade, porta-objetos sob o assento do banco do passageiro, protetores de cárter e tanque de combustível, rack do teto com acabamento cromado, seletor de terrenos (Selec-Terrain), sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista), sistema de estacionamento semiautônomo (Park Assist), monitoramento de pressão dos pneus, sistema de tração 4×4 Jeep Active Drive Low, volante em couro e carregador do celular por indução.

Opcionais – Bancos em couro marrom, R$ 1.700,00; Kit High Tech (reconhecimento de placas de trânsito, comutação automática de faróis, Adventure Intelligence Plus, detector de fadiga do motorista, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, banco elétrico para o passageiro, abertura eletrônica do porta-malas com sensor de presença, sistema de som Premium Beats de 506w com oito alto falantes + subwoofer; controle automático de velocidade adaptativo e aviso de mudança de faixas), R$ 9.900,00; e teto solar elétrico panorâmico Command View, R$ 8.900,00.

Preços – R$ 240.390,00. Com todos os opcionais e pintura perolizada, sobe para R$ 260.890,00.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (
www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh

Uma resposta

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.