Citroën C3 Live Pack 1.0

Andamos na versão que representa a segunda opção mais barata do hatch da marca francesa, que concorre no nicho de carros mais “populares” (leia-se acessíveis). A opção Live Pack tem como principais atrativos a economia proporcionada pelo motor 1.0, levando em conta a relação peso/potência; um amplo espaço interno para um carro compacto, com porta-malas bem razoável; o sistema multimídia, que tem tela sensível ao toque de 10 polegadas com espelhamento sem fio de celular (Apple Car Play e Android Auto); um visual moderno, com linhas bem equilibradas e faróis de luzes diurnas; e alguns itens interessantes, como controles eletrônicos de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, computador de bordo com tela LCD e volante multifuncional.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para a dupla linha cromada que “sai” do Chevron (símbolo da marca) e “une” os faróis; para a grade em colmeia na cor preta e “cortada” pela barra do para-choque e para a parte debaixo do para-choque na cor preta.

Rodas de 15

De perfil, o visual do hatch compacto é ressaltado pelos acabamentos plásticos na cor preta nos para-lamas, pelas calotas imitando rodas de liga (cobrindo as rodas de aço de 15 polegadas), pela capa dos retrovisores nas cor preta e pela linha de cintura alta.

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Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, chamam a atenção as lanternas mais destacas da carroceria e que têm desenho que parece inspirado nos modelos Fiat, o Chevron e o número “3” (no nome da versão) na cor preta e o para-choque bem recortado.

Espaço interno

A boa distância entre-eixos possibilitou um espaço interno bem razoável para um carro compacto, proporcionando conforto para quatro adultos de estatura média e um porta-malas com boa capacidade. Infelizmente, o banco traseiro não rebate em 1/3 e 2/3.

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Foto: Eduardo Aquino

Com grande número de plásticos duros no painel e painéis de porta, o acabamento interno está de acordo com um carro dessa categoria. O tecido que forra os bancos é de bom gosto e compatível com o nosso clima tropical.

Desenho moderno

O painel tem desenho moderno, que se diferencia bastante dos outros modelos nacionais. Destaque para as saídas de ar estilizadas e para o acabamento plástico na cor da carroceria, que atravessa o painel e quebra um pouco o ar espartano do ambiente.

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Foto: Eduardo Aquino

Um diferencial importante do C3 Feel é a central multimídia Citroën Connect, que tem tela sensível ao toque de 10 polegadas, posicionada no alto do painel em estilo flutuante, com espelhamento sem fio de celular (Apple CarPlay e Android Auto).

Digital

O quadro de instrumentos é digital, monocromático e simples, com velocímetro, mostradores do nível de combustível e de temperatura do motor, indicador de troca de marchas para economia de combustível e informações do computador de bordo.

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Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagem de altura do seu banco e regulagem de altura da coluna de direção (falta a de distância). O volante tem boa pega, base achatada e abriga comandos do áudio.

Conforto

Na lista de itens de conforto, estão ar-condicionado e saída USB para os passageiros dos bancos da frente carregarem seus celulares. Por outro lado, os comandos dos vidros traseiros ficam numa posição ruim: atrás da alavanca do freio de estacionamento.

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Foto: Eduardo Aquino

Ao manobrar em vagas e lugares apertados, o motorista conta apenas com a boa calibragem elétrica da direção. A versão não tem sensores de estacionamento nem dianteiros e nem traseiros e nem câmera de ré.

Segurança

No pacote de equipamentos de segurança, destaque para o monitoramento da pressão dos pneus, os controles de tração e estabilidade e a estrutura do carro, que usa aços de alta e ultra resistência para proteger os ocupantes. Faltam airbags laterais.

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Foto: Eduardo Aquino

De origem Fiat, o motor 1.0 (Firefly), de origem Fiat, favorece bem mais a economia de combustível. Com etanol no tanque, três adultos a bordo, ar desligado, o computador de bordo registrou médias de 8,8km/l na cidade e de 11,6km/l na estrada.

Fôlego

Em viagem, com o carro lotado (quatro adultos e respectivas bagagens) e ar-condicionado ligado, embora tenha um bom torque disponível em baixas rotações, o motor exige um pouco de paciência nas acelerações e retomadas de velocidade.

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Foto: Eduardo Aquino

Embora não seja exatamente um SUV e nem uma versão aventureira propriamente dita, o C3 Feel consegue ter uma certa desenvoltura em estradas de terra, devido a uma razoável altura do solo e bons ângulos de entrada e saída.

Com baixo nível de ruído, o conjunto de suspensão consegue proporcionar um bom nível de conforto, filtrando bem as imperfeições do piso. E consegue também transmitir confiança no contorno mais rápido de curvas mais fechadas.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 6V, Flex, 999cm³ de cilindrada, que gera potências de 71cv (gasolina) e de 75cv (etanol) a 6.000rpm e torques de 10kgfm (gasolina) a 4.250rpm e de 10,7kgfm (etanol) a 3.250rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção com rodas semi-independentes

Dimensões – Comprimento, 3,98m; largura, 1,73m; altura, 1,58m; e entre-eixos, 2,54m

Altura mínima do solo – 18cm

Ângulo de entrada – 23°

Ângulo de saída – 39°

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de aço de 15 polegadas, calçadas com pneus 195/65 R15

Capacidade de carga (ocupantes mais bagagens) – 410 quilos

Porta-malas – 315 litros

Tanque – 47 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.074 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Molduras nas caixas de roda, rodas em aço de 15 polegadas com calotas, luzes diurnas halógenas, sistema multimídia Citroën Connect com tela sensível de 10 polegadas (Apple Car Play e Android Auto), sensor de detecção de pressão dos pneus, indicadores de direção laterais nos retrovisores externos, ar-condicionado, computador de bordo, indicador de troca de marcha, vidros elétricos dianteiros, tomada de 12V (dianteira), alto-falantes dianteiros, traseiros e tweeters dianteiros, comandos de som no volante, saída USB dianteira (carga + dados), assistente de partida em rampa, sinalização de frenagem e emergência, chave principal com plip e banco motorista com regulagem em altura.

Preço – R$ 70.990,00.

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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

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