Andamos na versão mais cara do compacto da marca francesa, que é equipada com motor 1.6 16V Flex, que gera 120cv quando alimentado com etanol, e câmbio automático de seis marchas. O conjunto proporciona um desempenho razoável, tanto em performance como em consumo. Destaque para o amplo espaço interno, que acomoda quatro adultos com conforto e ofere um porta-malas com uma capacidade (de 315 litros) muito boa para um hatch compacto; o visual moderno e bem original e o sistema multimídia, que tem tela sensível ao toque de 10 polegadas com espelhamento sem fio de celular (Apple Car Play e Android Auto). A lista de equipamentos traz alguns itens interessantes, como monitoramento da pressão dos pneus, mas, pelo preço um pouco salgado, merecia a inclusão de airbags laterais e um acabamento mais bem cuidado.
Na frente, destaque para a dupla linha cromada que “sai” do Chevron (símbolo da marca) e “une” os faróis; para a grade em colmeia na cor preta e “cortada” pela barra do para-choque e para as luzes de neblina com moldura branca na parte de baixo do para-choque.
Em dois tons
De perfil, o visual do hatch compacto é ressaltado pela pintura bitom da carroceria, pelas rodas de liga de 15 polegadas com acabamento diamantado, pelas coberturas plásticas na cor preta nos para-lamas e soleiras e os airbumps na parte de baixo das portas.
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Na traseira, chamam a atenção as lanternas mais destacas da carroceria e que têm desenho que parece inspirado nos modelos Fiat, o Chevron e o número “3” (no nome da versão) na cor preta e o nome da versão na tampa do porta-malas.
Espaço interno
A boa distância entre-eixos possibilitou um espaço interno bem razoável para um carro compacto, proporcionando conforto para quatro adultos de estatura média e um porta-malas com boa capacidade. Infelizmente, o banco traseiro não rebate em 1/3 e 2/3.
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Com grande número de plásticos duros no painel e painéis de porta, o acabamento interno está de acordo com um carro dessa categoria. O tecido que forra os bancos é de bom gosto e compatível com o nosso clima tropical.
Na cor azul
O painel tem desenho moderno, que se diferencia bastante dos outros modelos nacionais. Destaque para as saídas de ar estilizadas e para o acabamento plástico na cor azul, que atravessa o painel e quebra um pouco o ar espartano do ambiente.
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O quadro de instrumentos é digital, monocromático, pequeno e simples, com velocímetro, mostradores do nível de combustível e de temperatura do motor e informações do computador de bordo. Falta conta-giros.
Dez polegadas
Um diferencial importante do C3 Feel é a central multimídia Citroën Connect, que tem tela sensível ao toque de 10 polegadas, posicionada no alto do painel em estilo flutuante, com espelhamento sem fio de celular (Apple CarPlay e Android Auto).
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Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagem de altura do seu banco e regulagem de altura da coluna de direção (falta a de distância). O volante tem boa pega, base achatada e abriga comandos do áudio.
Manobras
Ao manobrar em vagas e lugares apertados, ou em vagas em subida, o motorista conta com a boa calibragem elétrica da direção, que é bem macia nessas situações; assistente de partida em rampa e câmera de ré, com imagens de boa resolução.
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Na lista de itens de conforto, estão ar-condicionado, saída USB dianteira para carga e dados e dupla saída USB para o banco de trás carregarem seus celulares. O sistema de áudio conta com alto-falantes dianteiros e traseiros e tweeters dianteiros.
Detalhes
Alguns detalhes merecem crítica: os comandos elétricos dos vidros traseiros estão posicionados atrás da alavanca do freio de mão; os cintos dianteiros não têm regulagem de altura e a chave do carro não é do tipo canivete.
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No pacote de equipamentos de segurança, destaque para o monitoramento da pressão dos pneus, os controles de tração e estabilidade e a estrutura do carro, que usa aços de alta e ultra resistência para proteger os ocupantes. Faltam airbags laterais.
Fôlego
O motor 1.6 de 16V, que gera 120cv quando alimentado com etanol, proporciona um desempenho apenas regular. Saindo da inércia, o C3 First Edition gasta pouco mais de 10 segundos para chegar aos 100km/h.
As retomadas de velocidade também são comedidas. Como falta um pouco de torque em rotações mais baixas, para realizar ultrapassagens com mais segurança, é melhor manter os giros mais altos.
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O nível de consumo é apenas razoável para um hatch compacto. Com etanol no tanque, dois adultos a bordo e ar desligado, o computador de bordo registrou médias em torno de 7,8km/l na cidade e de 9,2km/l na estrada.
Seis marchas
O câmbio automático de seis marchas tem trocas suaves e macias e consegue aproveitar bem toda a forçado motor. Falta a função Sport que realiza as mudanças em rotações mais altas. As trocas manuais são feitas por meio da alavanca.
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Embora não seja exatamente um SUV e nem uma versão aventureira propriamente dita, o C3 First Edition consegue ter uma certa desenvoltura em estradas de terra, devido a uma razoável altura do solo e bons ângulos de entrada e saída.
Com baixo nível de ruído, o conjunto de suspensão consegue proporcionar um bom nível de conforto, filtrando bem as imperfeições do piso. E consegue também transmitir confiança no contorno mais rápido de curvas mais fechadas.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 16V, Flex, 1.587cm³ de cilindrada, que gera potências de 113cv (gasolina) e de 120cv (etanol) a 6.000rpm e torques de 15,3kgfm (gasolina) e de 15,7kgfm (etanol) a 4.250rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 3,98m; largura, 1,73m; altura, 1,58m; e entre-eixos, 2,54m
Altura mínima do solo – 18cm
Ângulo de entrada – 23°
Ângulo de saída – 39°
Freios – Discos sólidos na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 15 polegadas (opcional), calçadas com pneus 195/60 R15
Porta-malas – 315 litros
Carga útil (ocupantes mais bagagem) – 400 quilos
Tanque – 47 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.152 quilos
Principais equipamentos – Monitoramento da pressão dos pneus, painel na cor azul metálico, indicador de troca de marcha, saída USB dianteira (carga + dados), rodas de liga de 15 polegadas diamantadas, maçanetas internas pintadas em prata, som com alto-falantes dianteiros, traseiros e tweeters dianteiros; maçanetas na cor da carroceria, luzes diurnas em LED, câmera de ré, moldura nos faróis de neblina, computador de bordo, chave principal com plip, indicadores de direção laterais nos retrovisores externos, multimídia Citroën Connect com tela sensível de 10 polegadas Apple Car Play e Android Auto sem fio), lanternas traseiras “C-type”, tomada 12v (dianteira), chevron dianteiro cromado, volante com regulagem de altura, retrovisores laterais com ajuste elétrico, monograma First Edition e tapete exclusivo, modo ECO, faróis de neblina dianteiros, sinal de frenagem de emergência, banco do motorista com regulagem em altura, assistente de partida em rampa, volante revestido em tep, airbumps nas portas, barras de teto longitudinais, molduras nas caixas de roda, dupla saída USB traseira (carga) e comandos de som no volante.
Preço – R$ 102.490,00.
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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)