Citroën C3 Aircross

A marca francesa, que hoje faz parte do grupo Stellantis, lança a nova geração do Citroën C3 Aircross, que chega equipada com motor 1.0 turbo, o conhecido Turbo 200 que já está presente em diversos modelos da Fiat, Jeep e Peugeot e que gera potência de 130cv quando abastecido com etanol, atrelado a um câmbio CVT (continuamente variável) com sete marchas simuladas. Inspirado no C3, o novo visual traz linhas um pouco mais retas e uma frente mais proeminente, laterais mais encorpadas e uma traseira que preserva a identidade da família C3. O novo Aircross chega com três versões de acabamento (Feel Turbo, R$ 109.990; Feel Pack Turbo, R$ 119.990; e Shine Turbo; R$ 129.990) e duas opções de carroceria: de cinco lugares, que já está à venda; e de sete lugares, que começa a ser vendida no primeiro trimestre de 2024. A carroceria pode vir com pintura em dois tons.

Citroën C3 Aircross de frente – Foto: Citroën/Divulgação

O lançamento da novo C3 Aircross faz parte da estratégia da Citroën no Brasil, que é reforçar a presença da marca no segmento de B-SUVs, que hoje corresponde a 25% do mercado; e alcançar o objetivo de chegar aos 4% de participação de mercado até 2024.

Dentro dessa estratégia de crescimento, a marca já lançou o compacto C3, reformulou o C4 Cactus e, agora, lança o novo C3 Aircross. Em 2024, a Citroën vai lançar um novo modelo, provavelmente um SUV esportivo, que também será fabricado no Brasil.

Moderno e robusto

Entre as qualidades do novo SUV, podemos destaca as linhas que transmitem mais robustez, modernidade e identidade visual com a família C3; e as qualidades de um SUV, como boa altura do solo (23,3cm) e bons ângulos de entrada (23,8°) e saída (32°).

Citroën C3 Aircross de traseira – Foto: Citroën/Divulgação

O novo C3 Aircross chega com duas opções de carroceria: de cinco e sete lugares (que chega somente no primeiro trimestre de 2024). As duas serão comercializadas em três versões de acabamento: Feel Turbo, Feel Pack Turbo e Shine Turbo.

Em dois tons

A carroceria pode vir nas cores Branco Banquise, Cinza Artense, Cinza Grafito, Vermelho Rubi e Preto Perla Nera, sendo que esses tons podem ser combinados em diferentes opções de teto bitom, que pode ser Preto Perla Nera ou Branco Banquise.

Terceira fileira de bancos do Citroën C3 Aircross – Foto: Citroën/Divulgação

Em termos de espaço interno, o novo C3 Aircross tem boa distância entre-eixos (2,67m), que proporciona um bom nível de conforto para as duas primeiras fileiras de banco e boa capacidade no porta-malas (493 litros) na opção de cinco lugares.

Por outro lado, o novo SUV tem bancos removíveis, que garantem uma boa flexibilidade do interior para mesclar pessoas e bagagens. Mas, com os sete bancos montados, o porta-malas cai para 50 litros. Existe a opção de acessório para um bagageiro no teto.

Acabamento interno

O acabamento interno é de boa qualidade, com bancos e volante forrados em couro em dois tons. Destaque também para os 15 porta-objetos espalhados pelo interior e para as saídas de ar-condicionado no teto para a versão de sete lugares.

Ar-condicionado de teto do Citroën C3 Aircross – Foto: Citroën/Divulgação

Com tela de dez polegadas sensível ao toque, o sistema multimídia tem espelhamento de celular sem fio e comando de voz. O modelo também oferece até cinco portas USB, sendo uma no painel, duas no console traseiro e duas na terceira fila de bancos.

Painel do Citroën C3 Aircross – Foto: Citroën/Divulgação

Totalmente digital, o quadro de instrumentos tem tela de sete polegadas e pode ser customizável (em seis telas e duas opções de cores, com diferentes parâmetros do veículo) e o motorista escolhe por meio de um botão no volante.

Equipamentos

Na lista de equipamentos, entre os de série e opcionais, destaque para os airbags laterais, monitoramento da pressão dos pneus, controles de tração e estabilidade, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré e controle automático de velocidade.

Lanterna traseira do Citroën C3 Aircross – Foto: Citroën/Divulgação

Os conjuntos de suspensão (a Citroën foi sempre referência nesse quesito) ganharam nova geometria e calibração (em amortecedores e molas), visando garantir um bom nível de conforto e uma boa dirigibilidade.

Debaixo do capô do novo Citroën C3 Aircross está o motor Turbo 200, que tem injeção direta de combustível e bloco em alumínio e gera potências de 125cv (gasolina) e de 130cv (etanol) a 5.750rpm e torques de 200Nm a 1.750rpm.

Desempenho

A marca divulga que o novo SUV acelera de 0 a 100km/h em 9,7 segundos e crava a máxima de 191km/h; e consegue os seguintes níveis de consumo: gasolina, 10,6km/l (cidade) e de 12km/l (estrada); e etanol, 7,4km/l (cidade) e de 8,6km/l (estrada).

Acoplado ao motor, está um câmbio automático do tipo CVT (continuamente variável) de sete marchas simuladas e três modos de condução disponíveis, incluindo o “Sport”, que deixa o SUV bem mais esperto nas reações.

Texto: Eduardo Aquino

Fotos: Citroën/Divulgação

Porta-malas do Citroën C3 Aircross – Foto: Citroën/Divulgação

Equipamentos de série e opcionais

Citroën Aircross Feel Turbo 200 AT – Sistema multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10 polegadas, com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante; três entradas USB, incluindo duas para a segunda fileira, monitoramento de pressão dos pneus, controles de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, luzes de condução diurna (DRL) com LEDs, seis alto-falantes, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch, rodas de liga de 16 polegadas, travas elétricas com acionamento por telecomando da chave, alarme, bocal do combustível com destravamento elétrico, barras longitudinais no teto. Opcionais – Pack Protection (protetor de cárter + protetor de soleira) e Pack Design (embelezador da grade dianteira + protetor lateral de portas).

Citroën Aircross 7 Feel Turbo 200 AT – Todos os itens da versão Feel mais: dois assentos na terceira fileira rebatíveis e removíveis, sistema de ventilação no teto e exclusivo logotipo 7 no porta-malas. Opcionais – Pack Protection (protetor de cárter + protetor de soleira) e Pack Design (embelezador da grade dianteira + protetor lateral de portas).

Citroën Aircross Feel Pack Turbo AT – Todos os itens da versão Feel mais: sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga de 16 polegadas, airbags laterais, apoio de braço no banco do motorista e retrovisores elétricos. Opcionais: Pack Protection (protetor de cárter + protetor de soleira, Pack Comfort (Faróis de neblina + câmera de ré) e Pack Design (embelezador da grade dianteira + protetor lateral de portas).

Citroën Aircross 7 Feel Pack Turbo 200 AT – Todos os itens da versão Feel mais: dois assentos na terceira fileira rebatíveis e removíveis, sistema de ventilação no teto, exclusivo logotipo 7 no porta-malas, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga de 16 polegadas, airbags laterais, apoio de braço no banco do motorista e retrovisores elétricos. Opcionais – Pack Protection (protetor de cárter + protetor de soleira), Pack Comfort (faróis de neblina + câmera de ré) e Pack Design (embelezador da grade dianteira + protetor lateral de portas).

Citroën Aircross Shine Turbo 200 AT – Todos os itens da versão Feel Pack mais: teto bitom Preto Perla Nera, rodas de liga de 16 polegadas, faróis de neblina, câmera de ré, bancos e volante com forração premium, controlador de velocidade com limitador integrado, skid plate frontal e traseiro, grade do radiador na cor preto brilhante e acabamento exclusivo traseiro na cor preto brilhante. Opcionais – Teto bitom Branco Banquise, Pack Protection (protetor de cárter + protetor de soleira) e Pack Design (embelezador da grade dianteira + protetor lateral de portas).

Citroën Aircross 7 Shine Turbo 200 AT – Todos os itens da versão Feel Pack mais: teto bitom Preto Perla Nera, dois assentos na terceira fileira rebatíveis e removíveis, sistema de ventilação no teto, duas portas USB de recarga rápida para a terceira fileira, exclusivo logotipo 7 no porta-malas, rodas de liga de 17 polegadas, faróis de neblina, câmera de ré, bancos e volante com forração premium, controlador de velocidade com limitador integrado, skid plate frontal e traseiro, grade do radiador na cor preto brilhante e acabamento exclusivo traseiro na cor preto brilhante. Opcionais – Teto bitom Branco Banquise, Pack Protection (protetor de cárter + protetor de soleira) e Pack Design (embelezador da grade dianteira + protetor lateral de portas).

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: 
facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.