Ele quase foi um hatch, mas no meio do caminho virou um utilitário esportivo ou SUV, como queiram. Este é o T40, novo modelo que a Jac Motors lança no Brasil, como mais uma solução de manter a marca chinesa no Brasil dos trancos e barrancos. Ele foi produzido especialmente para o mercado nacional, a pedido de seus sócios nacionais do Grupo SHC. Tem motor 1.5, câmbio manual e design italiano, aliás um dos pontos fortes deste compacto.
São duas versões ambas bem completas. Uma custa R$ 56.9990,00 e a outra R$ 58.990,00. Mas apenas uma delas – a mais cara – chega primeiro, e a outra vem daqui a três meses. A expectativa de vendas é de 300 unidades por mês. Bom lembrar que a Jac não possui concessionária em todos os Estados.
Na primeira impressão, durante uma curta avaliação de cerca de 200 quilômetros entre capital paulista e Amparo (SP), o T40 parece ter um motor aquém do que merecia. A tecnologia VVT, inventada pelos japoneses da Toyota de temporização de válvula variável de motores a combustão interna, proporciona melhor eficiência energética. No entanto, a cavalaria oferecida carece de mais força. São 125 cv (gasolina) e 127 cv (etanol), oferecidos por um motor 1.5 litro de 16 válvulas.
O T40 vem completinho, com ar-condicionado, direção assistida, retrovisor interno antiofuscante, trava elétrica nas portas, follow me home, controlador de velocidade, piloto automático, faróis com regulagem elétrica, volante em couro, Isofix, entre tantos outros.
Mas o que chama mais atenção – e é destacado pela montadora no Brasil – chama-se Connect Front Camera. Ela registra filmes, com áudio, de todos os percursos, seja no cotidiano ou durante aqueles momentos de lazer. Funciona em conjunto com um aplicativo da Jac, que o usuário baixa gratuitamente das lojas virtuais IOS e Android, e não tem a função apenas de fazer filminhos para exibir nas redes sociais. Muitas seguradoras oferecem até descontos por causa do dispositivo, que é capaz de registrar eventuais sinistros.
Em termos de design, o novo SUV é até atraente, possui alguns apliques cromados e a grade frontal não tem mais aquela estrela com pontas disformes e sim uma logomarca com o nome da marca. O T40 é largo – aliás uma sugestão do representante brasileiro – e possui curvas e retas da carroceria bem harmônicas.
Por dentro, tem espaço razoável e um bom nível de acabamento, com revestimento em couro no volante. Bancos e forração das portas são em tecido. O plástico também está em toda parte, com arremates até satisfatórios. Já o porta-malas tem 450 litros de capacidade – nada mal.
Por enquanto, apenas a versão com câmbio manual está disponível. A Jac Motors pretende importar o modelo automático a partir de fevereiro de 2019, quando termina o acordo da empresa com o Inovar Auto, um programa do governo, cujo objetivo é a criação de condições para o aumento de competitividade no setor automotivo. E neste regime, há limite de cotas e de valores permitidos para importar carros. Se a Jac trouxesse acima do permitido, teria que pagar multas e taxas. Então, decidiu trazer apenas uma versão e optou pela com transmissão manual, mais barata.
Fotos: Jac Motors/Divulgação
Texto: Luís Otávio Pires, enviado especial a Amparo (SP)
No bate-papo com o editor Luís Otávio Pires, o presidente do grupo SHC, Sérgio Habib, fala sobre as expectativas comercias da Jac Motors com o novo modelo e faz uma análise do mercado automotivo brasileiro. Ouça!
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br/blogs)
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnewsbh