Fizemos a avaliação do Chevrolet Tracker RS, que é a opção esportiva do SUV. O visual é marcado pela cor preta presente na enorme grade dianteira, nas rodas de liga de 17 polegadas na cor preto brilhante, nas capas dos retrovisores externos, nas coberturas plásticas dos para-lamas e soleiras, no rack de teto e até na gravatinha símbolo da marca Chevrolet. O apelo esportivo continua no interior escurecido, com bancos e volante forrados em couro e costuras vermelhas aparentes e um acabamento de boa qualidade com detalhes em preto brilhante. A opção esportiva não tem alterações mecânicas em relação à versão topo de linha, a Premier, sendo equipada com o motor 1.2 Turbo, que gera 133cv com etanol, e câmbio automático de seis marchas, conjunto que garante uma boa performance. Por outro lado, se formos comparar a lista de equipamentos da RS e da Premier, a da opção topo de linha é um pouco mais recheada e por uma diferença pequena no preço.
Na frente, destaque para a grade em colmeia e na cor preto brilhante, que abriga a gravatinha da Chevrolet também na cor preta e a sigla RS na cor vermelha e para os faróis de duplo refletor com luzes totalmente em LED, incluindo as de neblina.
Na cor preta
De perfil, o que mais chama a atenção é a cor preta, presente nas coberturas plásticas dos para-lamas e soleira, nas bonitas e esportivas rodas de liga de 17 polegadas, nas capas dos retrovisores e nas barras do rack de teto. Já as maçanetas são na cor da carroceria.
A traseira tem desenho simples, na qual se destacam as lanternas com bonito desenho, luzes totalmente em LED e lentes escurecidas, a gravatinha preta da Chevrolet e o para-choque, também na cor preta, que passa a impressão de uma traseira mais alta.
Espaço interno
Devido à boa distância entre-eixos, o Tracker RS tem um amplo espaço interno, acomodando com certo conforto quatro adultos e uma criança e proporcionando um bom espaço para as pernas de quem senta no banco traseiro.
O porta-malas (de 393 litros) também é de bom tamanho, levando com folga uma bagagem de férias. A capacidade pode ser ampliada e flexibilizada (misturando passageiros e carga) devido ao rebatimento do encosto do banco traseiro em 1/3 e 2/3.
Volante do Chevrolet Tracker RS
Com base reta, o que facilita a entrada e a acomodação das pernas do motorista, o volante tem boa pega e abriga diversos comandos (telefone, áudio, computador de bordo e controle automático de velocidade).
Do tipo “flutuante”, sensível ao toque e posicionada no centro e no alto do painel, possibilitando uma boa visualização, a tela do sistema multimídia Chevrolet MyLink (integração com Apple CarPlay e Android Auto) tem oito polegadas.
Conectividade
Completando o bom nível de conectividade do Chevrolet Tracker RS, está o Wi-Fi nativo e o sistema de telemática OnStar, que ajuda em casos de emergência, recuperação em caso de roubo ou furto, auxílio automático em casos de acidente, entre outros.
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Ainda ressaltando a boa onda da conectividade, existem uma entrada USB na frente e duas para o banco traseiro. Por outro lado, a versão RS não tem carregamento de celular por indução, o que evita aquela confusão de cabo no console.
Posição de dirigir
Para o motorista, é fácil encontrar uma boa posição de dirigir, pois o seu banco tem regulagem em altura e oferece um bom apoio para as pernas e a coluna de direção pode ser ajustada em altura e distância.
Na lista de itens de segurança, estão seis airbags (frontais, laterais e de cortina), alertas de colisão frontal e ponto cego; controles eletrônicos de estabilidade e tração e frenagem automática de emergência em baixa velocidade.
Manobras com Chevrolet Tracker RS
Câmera de ré, sensores de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampa, baixo diâmetro de giro e boa calibragem elétrica da direção ajudam o motorista a sair de vagas apertadas e em subida e a manobrar em espaços reduzidos.
Desenvolvendo 133cv de potência e 21,4kgfm (já disponível em apenas 2.000rpm) de torque quando alimentado por etanol, o motor 1.2 turbo proporciona uma tocada prazerosa, com boas acelerações e retomadas de velocidade.
Média de consumo
O consumo também agrada. Rodando com apenas etanol no tanque, somente o motorista, ar desligado e numa tocada “mais familiar”, o computador de bordo registrou médias em torno de 8,4km/l na cidade e de 10,2km/l na estrada.
Trabalhando de forma suave e aproveitando bem toda a força do motor, principalmente em baixas rotações, o câmbio automático de seis velocidade peca apenas por não ter a opção de trocas manuais junto ao volante.
Por ser o mesmo conjunto da versão topo de linha, a Premier, a suspensão do Chevrolet Tracker RS não tem um acerto voltado para uma tocada esportiva, mas consegue segurar bem a carroceria nas curvas, ao mesmo tempo que absorve bem as irregularidades do piso.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Transversal, três cilindros em linha, 1.199cm³ de cilindrada, 12 válvulas, turbo, Flex, que gera potências de 132cv (gasolina) e de 133cv (etanol) a 5.500rpm e torques de 19,4kgfm (gasolina) e de 21,41kgfm (etanol) a 2.000rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, semi-independente, do tipo eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,27m; largura, 1,79m; altura, 1,62m; e entre-eixos, 2,57m
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/55 R17
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 410 quilos
Porta-malas – 393 litros
Tanque – 44 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.228 quilos
Equipamentos – Seis airbags (frontais, laterais e de cortina), alarme, alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego, ar-condicionado, assistente de partida em aclive, banco traseiro bipartido e rebatível, bancos com revestimento premium exclusivo RS, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente, câmera de ré, Chevrolet MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 8 polegadas, integração com smartphones através do Apple CarPlay e Android Auto, Radio AM-FM, e entrada USB; cobertura do porta-malas, coluna de direção com regulagem em altura e profundidade, computador de bordo com informações de viagem, do veículo e consumo; conjunto de alto falantes (6 unidades), controlador de velocidade de cruzeiro com comandos no volante, controles de estabilidade e tração, controles de rádio e do celular no volante, Easy Entry – Abertura das portas e alarme anti-furto através de sensor de aproximação na chave; Easy Start – Partida sem chave, entrada USB dupla para o banco traseiro, espelhos retrovisores externos elétricos, com luz indicadora de direção integrada e na cor preto “High Gloss”; faróis dianteiros tipo projetor em LED com luz auxiliar para manobras com máscara negra, frenagem automática de emergência em baixa velocidade, grade frontal estilo colmeia com detalhes em preto “High Gloss”, indicador de nível de vida de óleo, lanterna em LED, luz de condução diurna, maçanetas externas na cor do veículo, maçanetas internas cromadas, sistema OnStar, painel de Instrumentos de 3,5 polegadas digital em TFT, para-choques pintados na cor do veículo com detalhes em preto “High Gloss”, projeção da tela do smartphone sem o uso de cabo, rack de teto na cor preta, regulagem de altura dos faróis, roda de liga leve aro 17″ com design exclusivo na cor preto “High Gloss”, sensor crepuscular, sensor de estacionamento traseiro, sistema de fixação de cadeiras para crianças (“Isofix”) e (“Top Tether”), teto solar elétrico panorâmico, vidro elétrico nas portas com acionamento por “um toque”, anti esmagamento e fechamento-abertura automática pela chave; volante esportivo com revestimento premium e Wi-Fi.
Preços – R$ 167.110. Com pintura metálica, sobe para R$ 168.860.
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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)