Se você tem família grande ou curte viajar com um grupo de amigos no mesmo carro, então uma das opções a ser considerada é o monovolume Spin na versão com sete lugares. O modelo tem espaço de sobra no habitáculo para pessoas e bagagens e bancos rebatíveis que possibilitam uma boa modularidade do interior. Embora não seja uma referência em termos de performance e consumo, o conjunto motor 1.8 Flex (111cv com etanol) e câmbio automático de seis marchas proporciona um desempenho razoável para um veículo familiar. Na lista de equipamentos, destaque apenas para os controles de tração e estabilidade e o multimídia MyLink com tela de sete polegadas.
Na frente, chamam a atenção a grade que abriga na barra central a gravatinha na cor preta e une os faróis com máscara negra; e o para-choque com desenho aventureiro. A pouca altura do solo provoca algumas raspadas em entradas e saídas de rampa.
Aventureiro
De perfil, os acabamentos plásticos nos para-lamas e nas soleiras reforçam a roupagem aventureira; as maçanetas das portas e as capas dos retrovisores são da mesma cor da carroceira; e as rodas de liga têm desenho mais esportivo.
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Na traseira, a tampa do porta-malas, que abriga a gravatinha também na cor preta, possibilita um bom acesso ao interior; e as lanternas de bom tamanho invadem a tampa do porta-malas. Destaque também para o defletor de ar no teto.
Com bancos forrados em tecido que combina com o nosso clima tropical, volante revestido em couro e detalhes em preto brilhante e plásticos imitando metal, o acabamento interno transmite uma boa impressão.
Sete ocupantes
Com sete lugares, segunda fileira de bancos rebatível e ajustável longitudinalmente e terceira fileira rebatível, o amplo espaço interno é destaque e possibilita diversas configurações para o transporte de passageiros e suas respectivas bagagens.
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Por outro lado, com sete ocupantes, o espaço para o porta-malas diminui bastante, passando a ser de apenas 162 litros. Nos dois últimos bancos, duas crianças viajam com bastante conforto e segurança.
O volante tem boa pega e abriga controles do sistema de áudio, do telefone, do controle automático de velocidade e do computador de bordo. O quadro traz instrumentos analógicos e digitais de boa visualização.
Posição de dirigir
Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagem de altura do banco e da coluna de direção, que não tem ajuste de distância. Os principais comandos estão bem posicionados e facilitam a ergonomia.
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Câmera de ré, sensores de estacionamento traseiro, o bom tamanho dos retrovisores externos e a boa calibragem da direção elétrica ajudam o motorista a sair das vagas apertadas, já que o diâmetro de giro é um pouco longo.
O pacote de segurança fica devendo um pouco, com destaque apenas para os controles de tração e estabilidade, o sistema Isofix e Top Tether para fixar cadeiras infantis e o assistente de partida em rampa.
Conforto
A lista de itens de conforto inclui controle automático de velocidade, acendimento automático dos faróis e sensor de chuva com ajuste automático de intensidade. Por outro lado, faltam saídas traseiras do ar-condicionado e mais portas USB.
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Em termos de conectividade, o sistema multimídia MyLink tem tela de sete polegadas de boa visualização e é compatível com Apple CarPlay e Android Auto e o já consagrado “assistente pessoal” OnStar oferece diversas funções interessantes.
Fôlego
O motor 1.8 Flex tem bom fôlego para cumprir bem a tarefa de empurrar com saúde o monovolume quando ele está com seus sete ocupantes e alguma bagagem. Mas não espere uma performance esportiva.
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Embora não mereça destaque, o consumo também fica dentro da expectativa de um veículo familiar. Com gasolina, sete ocupantes, pouca bagagem e ar ligado, o computador de bordo registrou médias de 7,6km/l na cidade e de 9,8km/l na estrada.
Embora com algumas “indecisões” em trocas em rotações mais elevadas, o câmbio automático de seis marchas explora bem a força do motor, mas as trocas manuais por meio de botão na alavanca de marchas não são práticas.
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O conjunto de suspensão consegue equilibrar bem conforto (mesmo com o carro carregado com sete ocupantes e pouca bagagem) e estabilidade, considerando que se trava de um monovolume com centro de gravidade elevado.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.8, Flex, 8V, que gera potências de 106cv (gasolina) e de 111cv (etanol) a 5.200rpm e torques de 16,8kgfm (gasolina) e de 17,7kgfm (etanol) a 2.800rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,41m; largura, 1,76m; altura, 1,68m; e entre-eixos, 2,62m
Altura do solo – 13,3cm
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/60 R16
Porta-malas – 553 litros (terceira fileira de bancos rebatida) e 162 litros (com os sete lugares)
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 515 quilos
Tanque – 53 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.293 quilos
Principais equipamentos – Luzes indicadoras de direção laterais, sistema Isofix e Top Tether para fixar cadeiras infantis, regulagem interna de altura dos faróis, faróis de neblina, sete lugares com a segunda fileira de assentos rebatível, volante multifuncional, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva com ajuste automático de intensidade, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sistema multimídia MyLink com tela touch de sete polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, banco do motorista com ajuste de altura, coluna de direção com ajuste de altura, controle automático de velocidade, direção elétrica e computador de bordo.
Preço – R$ 121.760.
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