Com visual renovado, principalmente na frente, a versão topo de linha da picape S10 é bem recheada de tecnologias de conforto e segurança, incluindo agora WiFi nativo, frenagem autônoma e câmera de ré de alta resolução; tem um acabamento interno muito bem cuidado; motor turbo-diesel de bom fôlego e tração 4×4 com reduzida que, junto com a boa altura do solo e os bons ângulos de entrada e saída, ajuda no bom desempenho fora do asfalto. Destaque também paras as boas calibragens da direção e suspensão. Por outro lado, todo esse recheio tem um sabor um pouco salgado e o preço passa dos R$ 220 mil.
Claramente inspirada nas picapes americanas da marca, a frente tem como destaque a grande grade na cor preta, em estilo colmeia, que agora traz o nome Chevrolet estampado na parte de cima e a “gravatinha” bem menor e quase escondida no canto esquerda da grade.
Assista vídeo inédito! S10 High Country em seu habitat natural durante a avaliação do Acelera Ai (aqui)
Luzes elevadas
Na frente, também chamam a atenção os faróis com luzes de LED, as luzes auxiliares em uma posição mais elevada e o aplique central na cor cinza e a moldura (de proteção) na parte inferior do para-choque, que melhorou o ângulo de ataque, que passou de 27 para 29 graus.
Leia mais: Nova Toyota Hilux
De perfil, ressaltam-se na High Country o santantônio envolvente e na cor da carroceria; o desenho bem diferente (bordas usinadas e raios em preto brilhante) e esportivo das rodas de liga de 18 polegadas e os estribos laterais, que ajudam bem no acesso à cabine.
Amortecedor na tampa
Na traseira, destacam-se os detalhes cromados na fechadura (com chave) da tampa (que ganhou amortecedor para torná-la mais fácil de abrir) e no para-choque; a cobertura marítima de série; e a nova câmera traseira com imagens de alta resolução e recurso para checar a situação do reboque.
Leia mais: Yamaha cinquentinha
Internamente, o acabamento é de boa qualidade, o painel tem quadro de instrumentos de boa visualização e os comandos estão bem posicionados, incluindo o volante multifuncional, que tem boa pega. Mas a coluna de direção não regula em distância.
Caçamba espaçosa
Em termos de espaço, a S10 acomoda com certo conforto quatro adultos, já que o passageiro do meio é incomodado pelo encosto de braço embutido; e a caçamba tem boa capacidade em volume (1.061 litros) e carga útil (1.049 quilos).
Leia mais: Amarok vitaminada
Segundo a GM, o motor 2.8 a diesel ganhou novo turbo. A mudança não parece ter melhorado muito o desempenho, que já era bom na versão anterior. As respostas são rápidas e as retomadas dão confiança ao motorista.
Consumo razoável
Também chama a atenção o baixo nível de ruídos do motor que chega à cabine. O consumo se mostrou razoável (médias que giram em torno de 9,0km/l na cidade e de 12km/l na estrada, ambas marcas sem ar ligado e com apenas o motorista) para uma picape que pesa mais de duas toneladas.
Leia mais: Jeep Renegade Trailhawk
O câmbio tem funcionamento suave e trabalha bem afinado com o motor. Mas continua faltando aquelas “borboletas” para troca manual junto ao volante (ela é feita na alavanca de marchas). A tração 4×4 é acionada por seletor no console.
Bem calibrada
A assistência elétrica da direção está bem calibrada e ajuda bem nas manobras, já que são necessárias algumas manobras para tirar a picape de vagas mais apertadas.
Leia mais: Novo Nissan Versa
Como acontece com a maioria das picapes, a suspensão não entrega muito conforto quando o veículo está sem carga. Mas a estabilidade surpreende de forma positiva.
Pacotes recheados
Os pacotes de segurança e conforto são sofisticados e incluem itens como alertas de colisão frontal e saída de faixa, acionamento remoto do ar-condicionado, controle de descida, seis airbags e internet 4G a bordo. Mas o preço é um pouco salgado.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16 Válvulas, turbo e injeção direta, 2.776cm³ de cilindrada, que gera potência de 200cv a 3.600rpm e torque de 51,0kgfm a 2.000rpm
Transmissão – Tração traseira (4×2), 4×4 e 4×4 reduzida e câmbio automático de seis marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente de braços sobrepostos; e traseira, com eixo rígido e molas semi-elípticas
Dimensões – Comprimento, 5,40m; largura, 1,87m; altura, 1,83m; e entre-eixos, 3,09m
Vão livre – 228mm
Caçamba – 1.061 litros
Carga útil – 1.049 quilos
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 265/60 R18
Tanque – 76 litros
Peso (em ordem de marcha) – 2.101 quilos
Principais equipamentos – Alerta de colisão Frontal, alerta de saída de faixa, controles eletrônicos de tração e estabilidade, faróis e lanternas de neblina, luz de condução diurna e de posição em LED, monitoramento da pressão dos pneus, protetor de cárter, regulagem interna de altura dos faróis, tampa traseira com chave, capota marítima, estribos laterais, grade frontal em preto “High Gloss”, lanternas em LED, rack de teto, rodas de liga de 18 polegadas exclusivas da versão High Country, santantônio exclusivo da High Country, faróis com sensor crepuscular, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura, assistente de partida em rampa, coluna de direção com regulagem de altura, computador de bordo, controle automático de velocidade, controle de descida, direção elétrica, porta-óculos, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de partida do motor por controle remoto “Remote Start System”, com acionamento do ar-condicionado, sistema de áudio com 5 alto-falantes e 2 tweeters, câmera de ré, volante multifuncional, Chevrolet MyLink (com tela de oito polegadas, navegador integrado, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, entrada USB e auxiliar), banco do motorista com regulagens elétricas e bancos com revestimento premium e acabamento interno em tons de preto e marrom escuro.
Preço – R$ 223.090
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh