Chevrolet Montana RS

Se você curte picape compacta, mas quer uma com um visual mais descolado e que tenha um desempenho razoável, então a Chevrolet Montana RS pode ser uma boa opção. O visual esportivo é destacado pela grade em formato de colmeia e com acabamento em Black Piano, que também está presente nas capas dos retrovisores, no rack de teto e até na gravatinha símbolo da marca e no nome da versão. Completam a pegada esportiva, as rodas de liga de 17 polegadas com acabamento diamantado e o interior, com revestimento premium e costuras em vermelho e acabamentos internos também cor Black Piano. O motor é o mesmo da versão Premier, ou seja, o 1.2 turbo, de 133cv, que consegue equilibrar bem performance e baixo nível de consumo. O preço é um pouco salgado, mas a versão RS é bem equipada em termos de conforto e segurança.

Chevrolet Montana RS de frente – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para a grande grade dianteira com formato de colmeia, na cor Black Piano, que também está presente na gravatinha símbolo da marca; para a barra cromada que dá um toque de elegância e para os faróis de LED com luz de condução diurna.

Rodas diamantadas

De perfil, o que mais chama a atenção são as bonitas rodas de liga de 17 polegadas, que misturam a cor preta com acabamento diamantado; as coberturas plásticas dos para-lamas na cor preta, que também está presente nas capas dos retrovisores.

Chevrolet Montana RS de perfil – Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, a cor preta também compõe o visual esportiva na barra que une as duas lanternas em LED, no nome do modelo estampado na tampa e no estribo anti-derrapante, que é muito útil para a acessar a caçamba.

Acabamento da Montana RS

O acabamento interno não chega a ser um destaque, mas é de boa qualidade e passa uma boa impressão. O toque de esportividade fica por conta das costuras vermelhas nos bancos volante, painel e painéis de porta; e nos detalhes em Black Piano.

Chevrolet Montana RS de traseira – Foto: Eduardo Aquino

O espaço interno não é uma referência, mas acomoda quatro adultos com certo conforto, desde que não tenham estatura elevada. Facilitam o acesso ao habitáculo o bom ângulo de abertura das portas e os estribos laterais.

Prateleira na caçamba

A caçamba tem boa capacidade volumétrica (de 874 litros), com protetor interno e do vidro traseiro, bom número de ganchos para prender a carga, capota marítima, divisória, prancha, prateleira e tampa com alívio de peso na abertura.

Painel da Chevrolet Montana RS – Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens de altura e distância da coluna de direção e do seu banco. O volante tem boa pega e abriga comandos do sistema de áudio, controle de velocidade, telefone e de voz.

Segurança da Chevrolet Montana RS

Na lista de equipamentos de segurança, destaque para o sistema de alerta de ponto cego, airbags frontais, laterais e de cortina; controles eletrônicos de tração e estabilidade e sistema Isofix para fixar cadeiras infantis.

Bancos dianteiros da Chevrolet Montana RS – Foto: Eduardo Aquino

Entre os itens de conforto, estão ar-condicionado digital, saídas USB no painel dianteiro e para os ocupantes do banco traseiro, controle automático de velocidade, carregador de celular por indução e sensor crepuscular.

Multimídia

A Chevrolet Montana RS vem equipada com sistema multimídia Chevrolet MyLink com tela LCD sensível ao toque de oito polegadas, um pouco voltada para o motorista, o que facilita a visualização e compatível com Android Auto e Apple Car Play (sem fio).

Leia mais: VW Virtus Highline TSI

Leia mais: GWM Ora 3 já está em BH

Leia mais: Porsche 911 Dakar

Leia mais: BYD Dolphin

Leia mais: Novo Honda ZR-V

Banco traseiro da Chevrolet Montana RS – Foto: Eduardo Aquino

Além do sistema multimídia, a conectividade é completada pelo já conhecido sistema de telemática OnStar (acesso a serviços de emergência, auxílio em casos de furto e acidente, entre outros) e WiFi nativo.

Digital e analógico

O quadro de instrumentos mistura mostradores analógicos (velocímetro e contagiros) e mostradores digitais no centro, onde estão o mostrador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor e as informações do computador de bordo.

Chevrolet Montana RS de traseira – Foto: Eduardo Aquino

Para manobrar em espaços curtos e sair ou entrar em vagas apertadas e em subida, o motorista conta com sensores de estacionamento traseiro, assistente de partida em subida e câmera de ré com imagens de boa resolução.

Banco traseiro da Chevrolet Montana RS – Foto: Eduardo Aquino

Graças ao bom fôlego do motor 1.2 turbo já em baixas rotações, a Chevrolet Montana RS possibilita boas acelerações (0 a 100km/h em cerca de 10 segundos) e retomadas de velocidade, possibilitando ultrapassagens mais seguras.

Consumo

Rodando com gasolina no tanque, dois adultos e ar-condicionado ligado, o computador de bordo registrou médias em tono de 8,6kml na cidade e de 13,4km/l na estrada. Um nível de consumo considerado bem razoável para uma picape desse porte.

Caçamba da Chevrolet Montana RS – Foto: Eduardo Aquino

O câmbio automático de seis marchas tem funciona suave e aproveita bem toda a força do motor. O ponto negativo é que as trocas manuais são feitas por meio de tecla no pomo da alavanca de câmbio, o que não é muito prático.

A suspensão consegue equilibrar bem estabilidade e conforto, possibilitando fazer curvas mais fechadas sem sustos. Mas ocorre pequena transferência das imperfeições do piso. Com carga (de 200 quilos na caçamba), o nível de conforto melhorou bem.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Motor da Chevrolet Montana RS – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

  • Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 1.199cm³ de cilindrada, turbo, flex, que gera potências de 132cv (gasolina) e de 133cv (etanol) a 5.500rpm e torques de 19,4kgfm (gasolina) e de 21,4kgfm (etanol) a 2.000rpm
  • Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
  • Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, tipo eixo de torção
  • Direção – Assistência elétrica
  • Dimensões – Comprimento, 4,71m; largura, 1,79m; altura, 1,65m; e entre-eixos, 2,80m
  • Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
  • Rodas e pneus – Rodas de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/55 R17
  • Caçamba – 874 litros
  • Carga útil (ocupantes mais carga) – 600 quilos
  • Tanque – 44 litros
  • Peso (em ordem de marcha) – 1.310 quilos
Roda da Chevrolet Montana RS – Foto: Eduardo Aquino

Equipamentos – Seis airbgas (frontais, laterais e do tipo cortina), controles de estabilidade e tração, alarme, assistente de partida em rampa, faróis de LED com luz de condução diurna, ar-condicionado digital de uma zona, central multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas, integração sem fio com smartphones por meio de Android Auto e Apple Car Play, RadioAM/FM, função áudio streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente, entrada USB dupla – tipo A e tipo C, OnStar com Wi-Fi, acendimento automático dos faróis, rodas de alumínio aro 17 polegadas diamantadas, volante multifuncional, câmera e sensores de ré, retrovisores elétricos, controlador de velocidade de cruzeiro, chave presencial com botão de partida, logotipo Chevrolet na cor preta, santantônio com design exclusivo, grade frontal com design exclusivo e assinatura RS, rack de teto na exclusiva cor Black Piano, espelhos retrovisores externos na cor preta, bancos com revestimento premium e costuras em vermelho, acabamentos internos na exclusiva cor Black Piano, caçamba Multi-Flex, com oito ganchos de amarração, capota marítima que garante e divisórias Multi-Board, com seis configurações diferentes; sistema de alerta de ponto cego, monitoramento da pressão, sistemas Isofix e Top Tether de fixação de cadeiras infantis, carregamento de celulares por indução, aplicativo My Chervolet e sistema OnStar.

Opcional – Pintura metálica, R$ 1.950,00.

Preço – R$ 153.130.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: 
facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.