Andamos no único modelo elétrico da marca da gravatinha por enquanto à venda no Brasil – a GM já anunciou a vinda de outros em 2023. Entre os pontos positivos do hatch compacto estão as acelerações e retomadas de velocidade, o novo visual, que deixou o carro com uma aparência mais moderno e esportiva; a ampla lista de equipamentos de segurança, incluindo 10 airbags, alertas de detecção de pedestre frontal com auxílio de frenagem, de movimentação traseira, de permanência na faixa e de colisão frontal; o pacote de itens de conforto, incluindo multimídia com tela de 10,2 polegadas, carregador de celular por indução e aquecimentos dos bancos e volante e o bom espaço interno para pessoas e bagagens. Por outro lado, o preço é um pouco salgado.
Na frente, que tem uma pegada bem esportiva, destaque para os faróis esrilizados e totalmente em LED com lentes escurecidas, os sinalizadores de direção bem alongados, os detalhes em preto brilhante e a própria gravatinha na cor preta.
Curvatura do teto
De perfil, sobressaem-se a acentuada curvatura do teto, os detalhes na cor preta nos acabamentos plásticos dos para-lamas e soleiras, o friso que inicia nos faróis e termina nas lanternas e emoldura os vidros e as rodas de liga de desenho esportivo.
Leia mais: Fiat Fastback Limited Edition
Na traseira, chamam a atenção as lanternas de desenho horizontal e unidas por um aplique na cor preta, onde está estampada a gravatinha da Chevrolet também na cor preta; e o para-choque, que ajuda na impressão de um Bolt ainda mais alto.
Acabamento
Por dentro, o acabamento é de boa qualidade, com destaque para a forração em couro dos bancos e volante, o preto brilhante no painel central e no console e os detalhes imitando metal no painel e nas saídas de ar.
Leia mais: Citroën C3 Feel 1.0
Com medida entre-eixos de 2,60m, o espaço interno do Bolt é um dos pontos positivos, acomodando com certo conforto quatro adultos de maior estatura, com espaço de sobra para as cabeças e pernas dos que sentam no banco traseiro.
Todo digital
O quadro de instrumentos é todo digital, com tela colorida em LCD de oito polegadas e que pode ser configurada de acordo com o motorista e que possibilita uma boa visualização das informações.
Leia mais: Ford Ranger FX4
Para encontrar uma boa posição de dirigir, que fica mais elevada no Bolt e possibilita uma melhor visão do trânsito, o motorista conta com regulagens de altura e distância da coluna de direção e com ajuste de altura do seu banco.
Manobras
Sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré de 360° em alta definição, retrovisores externos de bom tamanho ajudam muito o motorista a manobrar em locais com pouco espaço e em vagas mais apertadas.
Leia mais: Peugeot 2008 Style
Entre os itens de conforto, destaque para carregador de celular por indução, ar-condicionado digital e automático, aquecimento dos bancos dianteiros e traseiros e do volante e sistema Bose premium de áudio com sete alto-falantes e subwoofer.
Multimídia
O sistema multimídia MyLink tem tela sensível de 10,2 polegadas (Android Auto e Apple CarPlay), que pode exibir todo o funcionamento do sistema elétrico. De base achatada, o volante tem boa pega e abriga diversos comandos.
Leia mais: Chevrolet Equinox RS
Bem completo, o pacote de segurança inclui 10 airbags, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência, alerta de colisão com detecção de pedestres, assistente de manutenção de faixa com intervenção no volante e alerta de tráfego cruzado.
Performance
Com 203cv de potência e 36,7kgfm, a performance do Chevrolet Bolt EV é de um esportivo, principalmente nas acelerações e retomadas de velocidade. O carro sai da inércia e chega aos 100km/h em apenas 7,3 segundos.
Leia mais: Kavak no Oriente Médio
Mas, ao pisar fundo no acelerador, a autonomia do Bolt (de 416 quilômetros), que é exibida instantaneamente na tela do sistema multimídia vai caindo rapidamente. Numa tocada normal, a autonomia possibilita pequenas viagens sem sustos.
Recarga
Quanto a recarga, o Bolt vem com cabo para carregamento e a bateria de 66kWh leva cerca de 30 minutos para conseguir chegar a uma autonomia de 160 quilômetros usando estações super-rápidas de corrente contínua (DC).
Leia mais: Nissan Frontier Platinum 4×4
Com o carregamento pelo Wallbox (220V – 7,4 kVA), que pode ser instalado na garagem do proprietário, a carga completa é alcançada em aproximadamente 10 horas. Ou seja, o Bolt pode ser colocado paras carregar durante a noite.
Direção
A calibragem elétrica do sistema de direção é um dos pontos positivos do Bolt, sendo macia e confortável na hora de manobras em espaços apertados e com bom “peso” quando se roda em velocidades mais altas.
Com McPherson na dianteira e barra de torção na traseira, o conjunto de suspensão consegue ser eficiente quando se abusa um pouco nas curvas mais fechadas, principalmente pela altura do carro. O nível de conforto é razoável.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Elétrico, único, que rende potência de 203cv (150kW) e torque de 36,7kgfm (360Nm)
Câmbio – Automático, com uma marcha à frente e uma à ré
Direção – Assistência elétrica progressiva
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, semi-independente, com barra de torção
Dimensões – Comprimento, 4,16m; largura, 1,76m; altura, 1,59m; e entre-eixos, 2,60m
Freios – Eletro-hidráulico, parcialmente regenerativo, com discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/50R17
Porta-malas – 478 litros
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 478 quilos
Sistema elétrico – Bateria de 66kWh, com 288 células (garantia de 8 anos ou 160.034km) e peso de 430 quilos
Peso (em ordem de marcha) – 1.641 quilos
Principais equipamentos – Sensores crepuscular e de chuva, 10 airbags (frontais, de joelho, laterais 1ª fileira, 2ª fileira e de cortina), monitoramento da pressão dos pneus, controles eletrônicos de tração e estabilidade, luzes de condução diurna e de posição em LED, sensor de estacionamento traseiro, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, alerta de detecção de pedestre frontal com auxílio de frenagem, alerta de movimentação traseira, alerta de permanência na faixa, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência em baixa velocidade, farol alto adaptativo, kit de reparabilidade do pneu (inflar e selar), assistência de frenagem de urgência (“PBA”), espelho retrovisor interno com câmera de vídeo, grade frontal em preto “High Gloss”, para-choques pintados na cor do veículo, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura, câmera de ré 360° em alta definição, carregador wireless, coluna de direção com regulagem em altura e distância, aquecimento dos bancos dianteiros e traseiros, aquecimento do volante, controle automático de velocidade, direção elétrica progressiva, sistema de luz “siga-me” (faróis permanecem acesos por um período de tempo após travamento das portas), banco traseiro bipartido e rebatível, banco do motorista com ajuste manual de altura, de distância e de inclinação do encosto e do assento, banco do passageiro com ajuste manual de altura, de distância e de inclinação do encosto e do assento, controles de rádio e do celular no volante, painel de instrumentos com tela LCD de oito polegadas colorida e configurável, Chevrolet MyLink, com tela sensível de 10,2 polegadas (Android Auto e Apple CarPlay), sistema Bose® premium de áudio com sete alto-falantes e subwoofer, acabamento interno em “Dark Galvanized” (tonalidade cinza escuro), receptor tipo 2 para carregamento elétrico com provisão para carregamento rápido (DC) e cabo para carregamento em tomada residencial 110V/220V – 20A.
Preço – R$ 329.000.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh