Chevrolet Bolt EUV

A sigla EUV estampada na tampa traseira do Chevrolet Bolt vem do inglês Electric Utility Vehicle, que significa nada mais do que Veículo Elétrico Utilitário. E, de fato, o Bolt é um autêntico elétrico, com qualidades que esse tipo de veículo precisa ter, como autonomia de 377 quilômetros (segundo o Inmetro); recarga rápida, quando plugado em um equipamento de corrente DC; um eficiente sistema de recuperação de energia, um amplo espaço interno, capaz de acomodar com conforto cinco adultos e toda uma bagagem de férias (no porta-malas, cabem 462 litros); e aquele fôlego sempre disponível quando o motorista toca o pedal do acelerador (segundo a GM, ele sai de 0 a 100km/h em apenas 7,7 segundos.

Chevrolet Bolt EUV de frente – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaca-se, como em todo elétrico, a falta da grade presente nos carros com motor a combustão. A grade é fechada. Também se destacam os faróis em LED e os indicadores de direção mais horizontais e a gravatinha Chevrolet na cor preta.

Cintura alta

De perfil, chamam a atenção a altura da carroceria (para acomodar em baixo as baterias) e da linha de cintura; a faixa preta que percorre todas as colunas, incluindo a “C”; os detalhes cromados nas maçanetas e as rodas esportivas de 17 polegadas.

Chevrolet Bolt EUV de perfil – Foto: Eduardo Aquino

O charme do conjunto estilístico da traseira do Bolt é a faixa em preto brilhante que “une” as lanternas em LED bem estilizadas. Assim como na dianteira, a gravatinha da Chevrolet também é na cor preta. As luzes de ré ficam na base da tampa do porta-malas.

Acabamento interno

Por dentro, o acabamento passa uma boa impressão com bancos, volante e parte do painel forrados em couro com costuras brancas aparente; e detalhes em preto brilhante e plásticos imitando cromados no console, volante, painel e saídas de ar.

Chevrolet Bolt EUV de traseira – Foto: Eduardo Aquino

Com uma boa medida de entre-eixos (de 2,68m), o espaço interno acomoda com certo conforto cinco adultos, proporcionado um bom espaço para as pernas de quem senta no banco traseiro. O acesso ao interior também é bom.

Espaço do Chevrolet Bolt

Também há um bom espaço no porta-malas, levando em conta o porte do Bolt. O compartimento de carga leva 462 litros e a capacidade pode ser aumentada e flexibilizada com o rebatimento do encosto do banco traseiro em 1/3 e 2/3.

Painel do Chevrolet Bolt EUV – Foto: Eduardo Aquino

Outro ponto positivo do Bolt é a sua conectividade, incluindo a central multimídia com tela sensível ao toque de 10,2 polegadas (Apple CarPlay e Android Auto), o Wi-Fi nativo e o já conhecido sistema de telemática OnStar da Chevrolet.

Quadro do Bolt EUV

O quadro de instrumentos de oito polegadas é totalmente digital e traz informações importantes, como a autonomia máxima e a mínima, a regeneração instantânea de carga da bateria e todos os números do computador de bordo.

Bancos dianteiros do Chevrolet Bolt EUV – Foto: Eduardo Aquino

Com base achatada, o que facilita a entrada do motorista, o volante é revestido em couro, tem boa pega e abriga comandos do áudio, telefone e computador de bordo. A coluna de direção regula em altura e distância, facilitando encontrar uma boa posição de dirigir.

Segurança

No bem recheado pacote de segurança, destaque para os dez airbags, os alertas de colisão frontal e de tráfego cruzado traseiro, a frenagem automática de emergência, os controles de estabilidade e tração, o alerta de ponto cego e o assistente de permanência em faixa.

Leia mais: BYD lança sedã Seal

Leia mais: Peugeot 208 Style

Leia mais: Lançamento da RAM Rampage

Leia mais: Fiat Argo 1.3 CVT

Quadro de instrumentos do Chevrolet Bolt EUV – Foto: Eduardo Aquino

A lista de equipamentos de conforto contempla teto solar panorâmico, carregador de celular por indução, ar-condicionado automático, bancos revestidos em couro e banco do motorista com diversos ajustes elétricos e aquecimento.

Fôlego elétrico

Para dar agilidade aos quase 1.700 quilos de peso, o motor elétrico do Bolt gera potência de 203cv e torque de 36,7kgfm. E o fôlego fica prontinho para responder ao menor toque no acelerador. O modelo acelera de 0 a 100km/h em apenas 7,7 segundos.

Banco traseiro do Chevrolet Bolt EUV – Foto: Eduardo Aquino

Além do bom fôlego, o modelo também proporciona uma boa autonomia. De acordo com o Inmetro, ela é de 377 quilômetros. Além disso, tem um bom sistema de recuperação de energia, que possibilita ao motorista economizar bastante energia.

Recarga do Chevrolet Bolt EUV

Utilizando um carregador básico (que vem com o veículo) em uma tomada residencial de 220 VAC/20 A, a taxa de carregamento será de aproximadamente 10 km por hora de carga. Com o carregador rápido (240 VAC/32 A), sobe para 40 km por hora de carga.

Porta-malas do Chevrolet Bolt EUV – Foto: Eduardo Aquino

A assistência elétrica da direção está bem calibrada, tanto para as altas velocidades quanto para as manobras para sair de vagas apertadas, quando o motorista conta com a ajuda de uma câmera de 360° e de sensores de estacionamento traseiro.

Talvez pela altura e devido ao peso, o conjunto de suspensão tem uma calibragem mais firme, transferindo para dentro uma pouco das imperfeições do piso. Mas o Bolt é seguro e bem equilibrado mesmo nas curvas mais fechadas.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Carregador do Chevrolet Bolt EUV – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

  • Motor – Elétrico, dianteiro, que gera potência de 203cv e torque de 36,7kgfm
  • Câmbio – Automático de uma marcha
  • Direção – Assistência elétrica
  • Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção
  • Dimensões – Comprimento, 4,31m; largura, 1,77m; altura, 1,62m; e entre-eixos, 2,68m
  • Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
  • Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/50 R17
  • Bateria – 66kWh
  • Autonomia – 377 quilômetros (Inmetro)
  • Tempo de recarga – 3 horas (carga rápida a 22 kW)
  • Porta-malas – 462 litros
  • Peso – 1.685 quilos
Roda do Chevrolet Bolt EUV – Foto: Eduardo Aquino

Equipamentos – Teto solar panorâmico, faróis de LED, faróis de neblina, luz traseira de neblina, luzes de rodagem diurna de LED, assistente de farol alto, frenagem regenerativa, modo de condução One Pedal, controle de velocidade de recarga para evitar sobrecarga, gerenciamento de variação da rede que corta a alimentação de energia, sistema de arrefecimento líquido para evitar o superaquecimento da bateria, bateria com garantia de 8 anos ou 160 mil quilômetros, 10 airbags, câmera com visão de 360°, controles de estabilidade e tração, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, alerta de colisão frontal, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitoramento da pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, frenagem automática de emergência, central multimídia com tela touchscreen de 10,2 polegadas (Apple CarPlay e Android Auto), Wi-Fi nativo, sistema OnStar, painel de instrumentos digital de 8 polegadas, carregador de celular por indução, ar-condicionado automático, bancos revestidos em couro, banco do motorista com ajuste elétrico e aquecimento, banco traseiro bipartido e rebatível, conexão USB e Bluetooth, volante multifuncional e sistema som premium Bose.

Preço – A partir de R$ 279.990.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: 
facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.