Chery Arrizo 6 na disputa

Andamos na única versão disponível no mercado brasileiro do Arrizo 6, sedã médio da marca chinesa Chery. Produzido no Brasil, ele concorre num segmento bastante disputado, que tem muitos concorrentes de peso, como Chevrolet Cruze, Honda Civic, Nissan Sentra, Toyota Corolla, Volkswagen Jetta, entre outros.

Para buscar uma fatia desse mercado, o Arrizo 6 conta com um design moderno e de personalidade (que não era muito comum em modelos chineses até há alguns anos), um eficiente motor turbo, bom nível de acabamento interno e uma lista de equipamentos bem mais recheada do que a de alguns concorrentes de mesmo preço.

Foto: Eduardo Aquino

Assista no canal do Acelera Ai no Youtube (link) o vídeo inédito com as imagens do Arrizo 6 durante a avaliação

O sedã Arrizo 6 é mais um bom exemplo de como a Chery vem evoluindo desde que a Caoa assumiu as operações da marca no Brasil. O modelo está sendo produzido na fábrica que o Grupo tem em Jacaré, no interior de São Paulo.

E um dos pontos positivos do carro são suas linhas, que, ao contrário da maioria dos carros chineses de alguns anos atrás, têm personalidade, equilíbrio, e conseguem se destacar pela beleza.

Leia mais: A avaliação do novo Nissan Versa

Barra cromada

Na frente, a grade ganha destaque pelo tamanho, por integrar os faróis totalmente em LED e por ser “cortada” pela barra cromada com o símbolo da marca ao centro. Com desenho em forma de traço, as luzes de neblina também chamam a atenção.

Foto: Eduardo Aquino

De perfil, o sedã da marca chinesa mistura a elegância do desenho das rodas de liga de 17 polegadas, do detalhe imitando cromado na moldura dos vidros e nas soleiras com a esportividade da traseira quase fastback e da linha de cintura alta.

Vinco acentuado

Na traseira, a ideia da grade dianteira se repete com uma barra cromada unindo as duas lanternas em LED de bonito desenho. Também se destacam a tampa do porta-malas, que dá continuidade ao forte “vinco” que percorre as laterais; e a pequena antena em forma de barbatana de tubarão.

Foto: Eduardo Aquino

Por dentro, o Arrizo 6 também surpreende pelo bom nível de acabamento, tanto pela montagem como pelos materiais, ambos de boa qualidade. O couro sintético está presente no revestimento dos bancos, painéis de porta, painel, apoios de braço e volante.

Leia mais: Onix vestido para arrasar

Porta-malas familiar

O espaço interno acomoda bem quatro adultos (mesmo os de estatura elevada) e uma criança, pois quem senta no meio do banco traseiro é incomodado pelo apoio de braço embutido e pelo túnel central. O porta-malas de 570 litros é digno de um sedã familiar.

Foto: Eduardo Aquino

Internamente também se destacam o desenho moderno do painel, que abriga uma iluminação azul em LED; o quadro de instrumentos analógicos de fácil visualização, com o computador de bordo ao centro com tela de LCD; e o volante multifuncional que abriga diversas funções e tem boa pega.

Nove polegadas

O sistema multimídia tem tela colorida de nove polegadas de boa visualização e sensibilidade ao toque, mas é confuso e pouco intuitivo. A boa posição de dirigir ficaria mais fácil de ser encontrada com a regulagem de distância da coluna de direção. Também falta ar-condicionado automático.

Foto: Eduardo Aquino

No pacote de segurança, destaque para os seis airbags (frontais, laterais e de cortina), os controles eletrônicos de tração e estabilidade, o indicador de pressão e temperatura dos pneus e o sistema Isofix para fixar cadeiras infantis. Mas poderia incluir alertas de mudança de faixa e sensor de ponto cego.

Leia mais: Novo Peugeot 208 mostra suas garras

Bem afinado

Ao rodar, o sedã da marca chinesa mostrou boa disposição nas acelerações e retomadas de velocidade e trabalha de forma bem afinada com o câmbio CVT de nove marchas simuladas.

Por outro lado, o motor 1.5 turbo apresentou um nível de consumo um pouco elevado, principalmente na cidade, onde o computador de bordo registrou médias em torno de 6,5km/l com etanol, sem uso do ar e com apenas o motorista.

Foto: Eduardo Aquino

A direção se mostrou bem calibrada e, junto com a câmera de 360 graus e os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ajuda bem o motorista na hora de sair daquelas vagas apertadas.

Conforto

A suspensão está bem ajustada para absorver as irregularidades do piso, sem muito barulho, proporcionando um rodar bem confortável. Mas é preciso cuidado na hora de abusar naquelas curvas mais fechadas. Aliás, o baixo nível de ruídos interno é um dos pontos positivos do Arrizo 6.

Texto: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

  • Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.499cm³ de cilindrada, 16V, turbo, flex, que gera potências de 147cv (gasolina) e de 150cv (etanol) a 5.500rpm e torque de 21,4kgfm a 4.000rpm
  • Transmissão – Tração dianteira e câmbio do tipo CVT, com 9 marchas simuladas
  • Direção – Assistência elétrica
  • Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção
  • Dimensões – Comprimento, 4,67m; largura, 1,81m; altura, 1,49m; e entre-eixos, 2,65m
  • Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
  • Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/50 R17
  • Porta-malas – 570 litros
  • Tanque – 48 litros
  • Peso (em ordem de marcha) – 1.364 quilos
Foto: Eduardo Aquino
  • Principais equipamentos de série – Rodas de liga de 17 polegadas, faróis, lanternas e luzes de neblina em LED; air-bags frontais, laterais e de cortina; controles eletrônicos de tração e estabilidade, indicador de pressão e temperatura dos pneus, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, três entradas de conexão USB (2 dianteiras e 1 traseira), acendimento automático dos faróis, câmeras de visão 360 graus, comando de climatização à distância, controle automático de velocidade, saída de ventilação e ar condicionado traseira, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema auxiliar para partida em aclives, teto solar elétrico, acionamento do motor por botão e chave presencial, computador de bordo colorido com tela LCD de sete polegadas, controle do ar-condicionado eletrônico em tela de oito polegadas sensível ao toque e sistema multimídia com tela colorida de nove polegadas, com Apple Car Play, espelhamento Android, bluetooth, controle do ar condicionado e configurações do veículo.
  • Preços – R$ 108.750,00. Com pintura perolizada, sobe para R$ 110.250,00.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (
www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.