A mineira CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração), metalúrgica com sede em Araxá e especializada no fornecimento de produtos de Nióbio, participa ativamente do desenvolvimento de um super carro produzido pela Briggs Automotive Company (BAC).
Com sede em Liverpool, a BAC produz o protótipo de um monoposto que pretende ser um dos veículos mais resistentes e leves do mercado, graças justamente ao nióbio mineiro.
E por que o nióbio? Porque se trata de um metal macio, maleável e altamente resistente à corrosão e que melhora as propriedades mecânicas de ligas metálicas. A indústria aeroespacial usa demais este material e agora a automotiva volta suas atenções para ele.
Leia mais: 27 Anos sem Senna
A parceria prevê um projeto exclusivo para a utilização de nióbio na estrutura do novo BAC Mono e promete revolucionar a indústria automotiva global.
Segundo a CBMM, as primeiras provas de conceito realizadas no veículo apontaram uma economia de peso de 18%, percentual acima do objetivo inicial de 15%.
O Head de Mobilidade da empresa, Pablo Salazar, explica que o uso de ligas metálicas enriquecidas com nióbio no chassi do automóvel foi capaz de reduzir a intensidade de uso de materiais.
“Além de proporcionar um automóvel mais leve, com possibilidade de alcançar maior velocidade em menor tempo, e oferecer melhor resposta de frenagem e mais segurança. Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos”, afirma Salazar.
Leia mais: Confronto de gerações
Com design bastante curioso e mais parece um carro dos filmes de animação, o novo BAC é projetado para oferecer a melhor experiência de direção na estrada e na pista. Para o Cofundador e Diretor de Desenvolvimento de Produto da BAC, Neill Briggs, o nióbio tem o potencial de ser um elemento revolucionário na indústria automotiva.
“Nossa prova de conceito demonstra exatamente isso: a redução de peso foi notável, da mesma forma que os benefícios adicionais de força e segurança. Estamos muito animados e ansiosos para os próximos estágios de desenvolvimento”, acrescenta.
Condições reais
De acordo com a BAC, a próxima etapa do projeto consiste em realizar testes de performance nos protótipos do veículo final, em condições reais. Na sequência, a montadora inglesa pretende implementar o novo conceito com a tecnologia do nióbio e lançar o novo modelo comercialmente. Mas isso deve acontecer em 2022.
A CBMM expandiu suas experiências no setor automobilístico no mundo das competições. A empresa também firmou parceria com os organizadores do Rali dos Sertões, que acontece em agosto (13 a 22) no Rio Grande do Norte. Está desenvolvendo, junto com a Giaffone Racing, do piloto Felipe Giaffone, dois novos UTVs com aplicação de nióbio.
Um deles terá motor a combustão e vai ser apresentado ainda neste mês de maio. O outro tem motor híbrido (elétrico e a combustão), que vai ser apresentado apenas em agosto. Em 2022 a competição testará veículos totalmente elétricos, também um desenvolvimento da CBMM com a Giaffone.
A parceria com a metalúrgica mineira vai garantir a adoção de tecnologias mais sustentáveis, ampliará o debate sobre o desenvolvimento de novas soluções no segmento automotivo. “O Sertões é o maior rali das Américas e estamos em busca de ser um evento cada vez mais sustentável. Este ano, será uma edição inovadora, com o objetivo de zerarmos o carbono de toda a prova”, salienta o CEO do Sertões, Joaquim Monteiro de Carvalho.
Leia mais: Código mais flex
O Sertões 2021 reforçará, a partir deste ano, ações focadas em legado e de promoção ao turismo sustentável em todas as regiões do País. Entre as iniciativas se destaca a neutralização da pegada de carbono do projeto, por meio da plataforma Moss Earth, uma das mais conceituadas neste segmento. A saga também contará com duas novas categorias: uma para carros híbridos e outra para veículos movidos a etanol.
Prova 100% potiguar
O ponto de partida da 29ª edição do Sertões está definido: a paradisíaca Praia da Pipa, localizada a 85 quilômetros de Natal (RN). Será mais um dos eventos oficiais para comemorar os 520 anos do Estado.
Na história do Sertões, o estado potiguar já recebeu por sete vezes a chegada do rali, tendo a capital Natal como destino nos três primeiros anos do evento – de 1993 a 1995 -, depois em 1997 e 1998; e novamente em 2008 e 2009.
Outro fato inédito da edição deste ano é um roteiro 100% nordestino, tendo como mote o tema “Sertões 100% Sertão” e vai reunir os melhores trechos especiais da região. A prova, genuinamente sertaneja, terá como cenário principal a caatinga, o único bioma 100% brasileiro.
A direção técnica adianta que o objetivo é encantar os competidores em termos de belezas naturais, nível técnico e com a missão de realizar ao menos 60% de trechos cronometrados.
O Sertões 2021 vai ser disputado em 10 dias de prova (prólogo + nove etapas). A organização manterá os protocolos de segurança de Covid 19 e a ideia é adotar o formato semi-bolha, garantindo o acesso controlado do público local às Vilas Sertões.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraaibh/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh