BYD lança sedã Seal

Depois do compacto elétrico Dolphin, lançado no final de junho, a marca chinesa BYD continua sua aposta no mercado brasileiro com o lançamento do sedã esportivo elétrico Seal, com dois motores elétricos que, juntos, desenvolvem 531cv de potência e 68,3kgfm de torque. Com toda essa força, o modelo acelera de 0 a 100km/h em apenas 3,8 segundos. Com um desenho bastante aerodinâmico (Cx de apenas 0,21), o Seal chega com uma lista de equipamentos de segurança e conforto bem completa e por um preço bastante competitivo: R$ 296.800,00.

Sedã esportivo BYD Seal de frente – Foto: BYD/Divulgação

A chinesa BYD – abreviação de Build Your Dreams, em inglês, ou construa seus sonhos em português – apresentou esta semana em São Paulo, o Seal, um sedã 100% elétrico que chega ao mercado com um preço especial de lançamento: R$ 296.800,00

Ocean Aesthetics

As linhas do BYD Seal seguem o mesmo conceito Ocean Aesthetics adotado no compacto Dolphin, lançado no final de junho. Segundo a marca, essa filosofia de design resulta em um visual dinâmico, elegante e facilmente reconhecível.

Sedã esportivo BYD Seal de lateral – Foto: BYD/Divulgação

O novo sedã BYD Seal é o primeiro veículo a implementar a tecnologia batizada de Cell-to-Body (CTB), que possibilita que a bateria seja realmente parte da estrutura da carroceria, trazendo mais rigidez e segurança.

Espaço interno

Ao permitir que a bateria Blade atue como piso da carroceria, a tecnologia CTB também melhora o espaço interno. O sedã tem altura de carroceria 10mm mais baixa em relação a um automóvel com estrutura convencional, melhorando o desempenho aerodinâmico e impacto visual.

Sedã esportivo BYD Seal de traseira – Foto: BYD/Divulgação

De acordo com a BYD, devido à adoção de suspensão dianteira do tipo double wishbone e traseira do tipo five link, a dinâmica do Seal no teste de mudança de faixa em emergência chega a 133km/h e no teste do alce com máxima segurança, a 83km/h.

Conectividade do BYD Seal

Outros destaques do BYD Seal são a conectividade e o entretenimento. O modelo tem conexão 4G e atualizações Over The Air (OTA), que atualiza os recursos de entretenimento de forma parecida com a que fazemos remotamente com os smartphones.

Painel do sedã esportivo BYD Seal – Foto: BYD/Divulgação

No centro do painel, o novo sedã tem tela rotativa de 15,6 polegadas equipada com a função de controle de voz e conta com aplicativos integrados, incluindo Android Auto e Apple CarPlay.

Leia mais: Peugeot 208 Style

Leia mais: Lançamento da RAM Rampage

Leia mais: Fiat Argo 1.3 CVT

Leia mais: Chinesa GWM chega a BH

O modelo tem painel de instrumentos com tela de 10,25 polegadas. O novo Seal conta com sistema de áudio Dynaudio com 12 alto-falantes que proporcionam um som de qualidade premium. O modelo também tem carregamento sem fio para smartphones.

Alavanca de marcha do BYD Seal – Foto: BYD/Divulgação

Cavalaria do BYD Seal

Um dos pontos mais atrativos do BYD Seal é a sua “tropa de respeito”. Os dois motores elétricos localizados na dianteira geram 531cv de potência e 68,3 quilos de torque, possibilitando que o carro saia da imobilidade e chegue aos 100km/h em apenas 3,8s.

A marca chinesa ressalta também que o modelo é equipado como a BYD e-Platform 3.0, projetada exclusivamente para veículos elétricos. “A plataforma aproveita ao máximo as vantagens de inteligência, eficiência e segurança”, afirmam os engenheiros.

Carregamento rápido do BYD Seal

Em apenas 30 minutos, a potência máxima de recarga chega a 150kW, o que garante quase 300 km de autonomia. Com 100% de carga, o alcance do BYD Seal chega a 372 km (PBEV do INMETRO) e, no ciclo urbano WLTP, a autonomia é de 520 km.

Sedã esportivo BYD Seal de traseira – Foto: BYD/Divulgação

O novo sedã traz a assinatura da equipe de design liderada por Wolfgang Egger, diretor de Design Global da BYD. “O projeto seguiu o princípio de aprender com a natureza e buscou inspiração no oceano para criar linhas emocionalmente ricas, reconhecíveis e atraentes”.

Sensação de movimento

A frente do BYD Seal passa uma sensação de movimento, com uma “forma de X” na perspectiva dinâmica. Remete a uma aparência de veículo esportivo, com suas curvas próprias, esculpidas e cativantes, passando a sensação do movimento das ondas no mar.

O desenho bem fluido da carroceria, associado a outros recursos, como as maçanetas das portas embutidas (elas voltam à posição normal quando o veículo é desligado ou acionado) fazem com que o carro tem um excelente coeficiente aerodinâmico (Cx de 021).

Tela multimídia do BYD Seal – Foto: BYD/Divulgação

Os bancos dianteiros têm formato esportivo, estofamento macio e firme e revestimento que transmite bom gosto. O do motorista tem ajuste elétrico em oito posições e conta com apoio lombar ajustável em quatro direções para aliviar a fadiga em viagens longas. O volante permite regulagens em quatro posições.

Silêncio a bordo

Além do silêncio característico do motor elétrico, o sedã conta com vidro duplo laminado para maior segurança nas portas dianteiras. O baixo nível de ruído a bordo impressionou na primeira impressão que tivemos rodando por ruas e avenidas de São Paulo.

Banco traseiro do BYD Seal – Foto: BYD/Divulgação

Por outro lado, o enorme teto solar panorâmico proporciona uma boa visão, mas, como não tem nenhuma tela de proteção, a luz que entra é muito forte, principalmente próximo ao meio dia, incomodando os ocupantes. A solução talvez seja o uso de uma película.

Assistência de segurança e direção

O BYD Seal tem muitos recursos de segurança e assistência ao motorista, como avisos de colisão dianteira e traseira, frenagem de emergência automática, alerta de tráfego cruzado traseiro e assistência de manutenção e mudança de faixa.

A lista de equipamentos é bem completa e traz também controle automático de velocidade adaptativo, câmera panorâmica com visibilidade de 360 graus (possibilitando manobras seguras em locais apertados) e oito airbags.

Quadro de instrumentos do BYD Seal – Foto: BYD/Divulgação

Comercializado em versão única, a carroceria do novo sedã pode vir nas cores Azul Glacial, Cinza Atlantis, Branco Bright, Preto Cosmos, Verde Courtyard e Cinza Acetinado. A garantia é de oito anos ou 200 mil km rodados para os motores elétrico e controller. A garantia da bateria Blade é de oito anos sem limite de quilometragem.

Durante a apresentação do modelo, a BYD anunciou que a partir de agora o Seal e toda a linha de carros 100% elétricos da marca passam a contar com 5 anos de revisão gratuita ou 100 mil quilômetros. A revisão acontece a cada 20 mil quilômetros.

(*) O jornalista Eduardo Aquino viajou a São Paulo a convite da BYD.

Fotos: BYD/Divulgação

Tela multimídia do BYD Seal – Foto: BYD/Divulgação

Ficha Técnica

  • Motor – Elétrico, que gera 531cv de potência e 68,3kgfm de torque, alimentado por bateria do tipo blade (LFP) de 82,56kWh
  • Tempo de recarga – De 30% a 80% em corrente DC
  • Autonomia (PBEV) – 372 quilômetros
  • Transmissão – Tração integral
  • Suspensão – Dianteira, do tipo independente, do tipo Double Wishbone; e traseira, do tipo Multi-link
  • Dimensões – Comprimento, 4,80m; largura, 1,87m; altura, 1,46m; e entre-eixos, 2,92m
  • Altura mínima do solo – 12cm
  • Coeficiente aerodinâmico (Cx) – 0,21
  • Freios – A disco nas quarto rodas, sendo ventilados e perfurados na dianteira; e ventilados na traseira
  • Rodas e pneus – Rodas de liga de 19 polegadas, calçadas com pneus 235/45 R19
  • Porta-malas – 400 litros
  • Peso (em ordem de marcha) – 2.185 quilos
Roda do BYD Seal – Foto: BYD/Divulgação

Equipamentos – Maçanetas embutidas nas portas, abertura elétrica do porta-malas, faróis de full LED, proteção inferior powertrain + proteção da bacteria, grade dianteira com iluminação de posição, luzes diurnas (DRL), lanterna traseira de LED, luz de freio (brake light) de LED, iluminação do porta-malas, espelho retrovisor com alerta de ponto cego, roda de liga de alumínio de duas cores de 19 polegadas, carregamento de smartphone sem fio, aquecimento e ventilação do banco do passageiro dianteiro, juste manual do encosto de cabeça do banco traseiro, banco de motorista boas vindas, banco do passageiro dianteiro com ajuste elétrico de 6 posições e suporte de lombar com ajuste elétrico de 4 posições, ventilador, aquecedor; banco do motorista com ajuste elétrico de 8 posições; aquecimento do banco do motorista, ventilação, memória e apoio de lombar com ajuste elétrico em 4 posições; sistema ISOFIX de fixação de cadeira infantile, comandos no volante, botão de alternância do modo de áudio, tomada 12V, duas entradas USB dianteiras (1 Tipo A e 1 Tipo C), duas entradas USB traseiras (1 Tipo A e 1 Tipo C), ICS (Intelligent Cockpit System) com tela flutuante de 15,6 polegadas e rotação elétrica, sistema de navegação GPS, Carplay, Android Auto, comando de voz, atualização remota OTA, serviço de armazenamento em nuvem BYD e conexão de rede 4G, 12 Alto-falantes com sistema Dynaudio, ligação remota do ar-condicionado, sistema de estacionamento eletrônico (EPB), assistente de partida em rampa, modos de condução: esportivo, normal, econômico; feedback do sistema regenerativo, oito airbags, imagens panorâmicas HD, detecção de ponto cego (BSD), controles de tração e estabilidade, frenagem Confortável (CST), sistema de navegação inteligente (ICC), alerta inteligente de limite de velocidade (ISLI), controle inteligente de limite de velocidade (ISLC), sistema de aviso preditivo de colisão (PCW), aviso de colisão frontal, aviso de colisão traseira (RCW), alerta de colisão lateral frontal (FCTA), dois radares dianteiros + quatro traseiros reverso e monitoramento da pressão dos pneus e ajuste manual da coluna de direção ajustável em quatro direções.

Preço – R$ 296.800,00

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: 
facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.