Andamos no BYD Dolphin Mini, o compacto elétrico que é a opção de entrada para os carros da marca chinesa no Brasil. Com capacidade para quatro ocupantes, o modelo é equipado com motor elétrico dianteiro, que gera 75cv de potência e 13,8kgfm de torque, que proporciona um desempenho bem razoável levando em conta o peso do carro, tanto na estrada quanto no trânsito urbano, que é mais a sua “praia”. Outros pontos positivos do BYD Dolphin Mini são a sua boa autonomia (muito importante em um veículo elétrico), que ultrapassa os 300 quilômetros; as listas de equipamentos de conforto e segurança bem interessantes e o bom nível de acabamento interno. Em termos de espaço, o compacto proporciona conforto para quatro pessoas, mas no porta-malas cabem apenas 230 litros. O ponto negativo fica por conta da suspensão, que fica devendo em conforto e estabilidade.
Na frente, destaque para a simplicidade das linhas, os faróis e luzes totalmente em LED incluindo as diurnas; e o desenho da parte de baixo do para-choque, que traz uma imitação de grade dianteira presente nos carros com motor a combustão.
Cintura bem elevada
De perfil, chamam a atenção a linha de cintura bem elevada e crescente; e as rodas de liga com desenho bem vazado (deixando os discos à mostra) e calçadas com pneus 175/55 R16 (medida difícil de ser encontrada no mercado brasileiro).
A traseira é marcada pelo conjunto de luzes totalmente em LED e posicionado no alto e de forma horizontal, formando um cinturão iluminado; e pela luz única de neblina posicionada na parte de baixo do para-choque, como nos antigos Peugeot.
Espaço interno
O espaço interno proporciona conforto para quatro adultos (que é capacidade do BYD Dolphin Mini), com espaço para as pernas no banco traseiro mesmo para aqueles de maior estatura. Já a capacidade do porta-malas (de 230 litros) é limitada.
Fora os plásticos duros, que não são tão abundantes, bancos (com encosto integrado), volante, painel e painéis de porta revestidos em couro sintético nas cores azul e cinza e com costuras aparentes deixam uma boa impressão no acabamento interno.
Dirigir o BYD Dolphin Mini
Para encontrar uma boa posição de dirigir no BYD Dolphin Mini, o motorista conta com ajustes elétricos do seu banco e regulagem em altura e distância da coluna de direção. O volante tem boa pega e abriga diversos comandos.
Destaque para a central multimídia com tela rotativa de 10 polegadas, que tem comando vocal, navegação por GPS, conexão sem fio com Android Auto e com cabo com Apple CarPlay e incorpora os controles do sistema de ar-condicionado.
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Devido às suas reduzidas dimensões, o Mini é fácil de manobrar em espaços reduzidos e vagas apertadas, mas, como o vidro traseiro é muito pequeno e localizado no alto, os sensores de estacionamento traseiro e a câmera de ré ajudam bastante nessas manobras.
Lista de conforto
Na lista de equipamentos de conforto, destaque para o carregamento de smartphones por indução, controle automático de velocidade e as duas entradas USB. Por outro lado, o ar-condicionado poderia ser digital e automático.
Em termos de segurança, o BYD Dolphin Mini vem equipado com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), monitoramento da pressão dos pneus, controles eletrônicos de tração e estabilidade e sistema Isofix para fixar cadeiras infantis.
Fôlego do BYD Dolphin Mini
Ao contrário de outros elétricos, o compacto não se destaca pelas respostas instantâneas aos comandos do acelerador, mas o motor elétrico de 75cv proporciona um desempenho bem razoável para um carro que pesa mais de 1.200 quilos.
No trânsito urbano, que é o habitat natural do BYD Dolphin Mini, o carro mostra todas as suas qualidades, proporcionando agilidade e, principalmente, economia ao recarregar a bateria nas frenagens e desacelerações.
Autonomia
Outra qualidade do modelo, que tem baterias de 38kWh, é a boa autonomia. No circuito com a chancela do Inmetro, o veículo alcança 280 quilômetros, mas sem ligar o ar-condicionado e rodando na “maciota”, passamos fácil dos 300 quilômetros.
Um ponto negativo do BYD Dolphin Mini é a sua suspensão, que tem sistema McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. O conjunto não consegue absorver bem as irregularidades do piso e não traz segurança nas curvas mais fechadas.
Também é outro ponto que não combina com as condições ruins das maiorias das estradas brasileiras é a falta de estepe. No lugar do pneu reserva, o motorista tem uma espécie de selante, que funciona apenas para furos pequenos.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, elétrico, síncrono, que desenvolve potência de 75cv e torque de 13,8kgfm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de uma marcha
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson: e traseira, do tipo eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 3,78m; largura, 1,72m; altura, 1,58m; e entre-eixos, 2,50m
Freios – A disco ventilado nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 175/55 R16
Porta-malas – 230 litros
Bateria – 38 kWh
Autonomia – 280 quilômetros (Inmetro)
Tempo de recarga – 30 minutos (30% a 80% a 40 kW)
Peso – 1.239 quilos
Principais equipamentos – Faróis em LED com ajuste de altura, rodas de liga de 16 polegadas, ar-condicionado digital, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), chave presencial, central multimídia com tela flutuante e rotativa de 10 polegadas, luzes de neblina, luzes diurnas em LED, faróis automáticos, quadro de instrumentos digital com tela de 7 polegadas, carregamento de smartphone sem fio, 2 entradas USB, bancos em couro, ajuste elétrico do banco do motorista, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, sistema de navegação GPS, controle eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em subida, freios regenerativos, controle automático de velocidade, sensores de estacionamento traseiros, monitoramento da pressão dos pneus, modo de condução em terrenos de baixa aderência, modo de condução Sport e Eco e coluna de direção com ajuste de altura e distância.
Preço – R$ 115.800,00
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O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)
Uma resposta
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