BYD Dolphin

Andamos no compacto elétrico Dolphin, da montadora chinesa BYD. O nome foi inspirado nas formas fluidas dos golfinhos. O modelo tem uma boa relação custo/benefício, pois tem um bom pacote tecnológico e custa menos de R$ 150 mil (R$ 149.800,00). Com um amplo espaço interno, devido à boa distância entre-eixos (2,70m), o hatch, que foi desenvolvido sobre uma plataforma (e-Plataform 3.0) especialmente criada para carros elétricos, tem motor de 95cv de potência e 180Nm de torque, alimentado por bateria que pode ser recarregada em tomadas comuns de 127V ou 220V; 291 quilômetros de autonomia, e uma lista bem completa de itens de conforto e segurança, incluindo central multimídia de 12,8 polegadas giratória, e até videogames e karaokê.

BYD Dolphin de frente – Foto: Eduardo Aquino

O nome foi inspirado nas linhas fluidas dos golfinhos. Segundo a BYD, o Dolphin é o primeiro veículo da marca a adotar o design da linha “Ocean”, inspirada nos animais marinhos (entre eles, o golfinho) e as ondas do mar.

e-Plataform 3.0

A plataforma “e-Platform 3.0” (específica para veículos elétricos) é responsável por integrar o sistema de alta tensão e as baterias com o chassi do Dolphin, visando melhorar a segurança e a autonomia e garantir uma experiência de condução inteligente.

BYD Dolphin de perfil – Foto: Eduardo Aquino

Com uma boa distância entre-eixos (de 2,70m) e o assoalho plano, proporcionados por essa plataforma, o hatch tem um amplo espaço interno, com conforto principalmente para quem senta no banco traseiro.

Quadro de instrumentos do BYD Dolphin – Foto: Eduardo Aquino

E equipado com bateria do tipo Blade de 44.9kWh, o Dolphin tem autonomia de 291 quilômetros. Ela pode ser recarregada em tomadas comuns de 127V ou 220V, de 30 a 80% em menos de sete horas. Já nos carregadores de alta potência (em shoppings, postos, estacionamentos etc.), a recarga pode ir de 20 a 80% em apenas 25 minutos.

Leia mais: Novo Honda ZR-V

Leia mais: Fiat Fastback Abarth

Leia mais: Honda HR-V Touring

Leia mais: Crescimento da BYD

BYD Dolphin de traseira – Foto: Eduardo Aquino

Em termos de performance, destaque para a aceleração de 0 a 100km/h, que é feita em 9 segundos, possibilitando também boas e rápidas retomadas de velocidade, que garantem ultrapassagens mais seguras. Por outro lado, a máxima e limitada a 150km/h.

Bancos dianteiros do BYD Dolphin – Foto: Eduardo Aquino

O motorista pode selecionar três modos de condução: Sport, ECO e Snowfield. O BYD Dolphin é equipado com sistema de distribuição de energia “8 em 1”, que integra diversos sistemas do veículo para aumentar a eficiência em até 89%.

Painel do BYD Dolphin – Foto: Eduardo Aquino

A lista de equipamentos do Dolphin inclui controle automático de velocidade, sistema com imagem panorâmica de visibilidade de 360 ​​graus para ajudar nas manobras, controles de tração e estabilidade, controle de subida e retenção automática do veículo.

Sistema ICS do BYD Dolphin

Outro ponto positivo do novo modelo da BYD é o seu sistema ICS (Inteligent Cockpit System) que inclui uma tela sensível ao toque de 12,8 polegadas, com rotação elétrica para posição vertical e horizontal, além de seis alto-falantes.

BYD Dolphin de traseira – Foto: Eduardo Aquino

Dentro do pacote de conectividade, os ocupantes podem usar o Apple Carplay, o Android Auto e o aplicativo BYD, que possibilita abrir e trancar o carro pelo celular, programar o ar-condicionado e até verificar o nível da bateria. Para quem gosta de diversão, é possível até jogar videogame com o carro parado ou cantar no Karaokê.

Comando de voz

O Dolphin EV conta ainda com comando de voz. O motorista pode solicitar ações como: “Hi BYD, ligue o Spotify” e “Hi BYD, me guie para casa”. Outra tecnologia é a NFC, que virou a chave dos novos tempos e possibilita abrir o carro com um cartão, aproximando-o do retrovisor do motorista para destravar a porta.

Banco traseiro do BYD Dolphin – Foto: Eduardo Aquino

Destaque também para a função VTOL (Vehicle to Load). Com o uso de um adaptador, a bateria do carro se transforma numa fonte de energia para alimentar equipamentos externos como uma cafeteira, um laptop, uma pipoqueira etc.

Atualização

Para fazer atualização no sistema do carro à distância (como nos smartphones), o proprietário conta com o sistema OTA (On The Air). Ele recebe uma mensagem no painel que existe uma atualização disponível e faz o download quando estiver estacionado e em segurança. Para baixar o arquivo, é possível utilizar o pacote de internet (gratuito no primeiro ano) que já vem instalado no veículo.

Porta-malas do BYD Dolphin – Foto: Eduardo Aquino

As cores da carroceria do BYD Dolphin podem ser: cinza (Grey), rosa (Afterglow Pink) e amarelo (Cheese Yellow). A garantia é de cinco anos ou 200 mil quilômetros rodados (sistema elétrico do PHEV + baixa tensão+chassis). Já a bateria Blade tem garantia de oito anos ou 200 mil quilômetros percorridos.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Compartimento dianteiro do BYD Dolphin – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, elétrico, alimentado por bateria (do tipo blade) de 44,9kWh, que gera potência de 95cv e torque de 18,3kgfm

Autonomia – 291 quilômetros

Recarga – De 30% a 80% em DC leva cerca de 30 minutos; e, em tomada residencial, de 30% a 80%, em cerca de 7 horas

Transmissão – Tração dianteira e câmbio de uma marcha

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo rígido

Dimensões – Comprimento, 4,12m; largura, 1,77m; altura, 1,57m; e entre-eixos, 2,70m

Altura livre do solo – 12cm

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas e calçadas com pneus 195/60 R16

Porta-malas – 250 litros

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 410 quilos

Peso – 1.405 quilos

Roda do BYD Dolphin – Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Controles eletrônicos de tração e estabilidade, chave presencial, desaceleração controlada para o freio de estacionamento, controle dinâmico do veículo, seis airbags, freios regenerativos, controle automático de velocidade, sesnores de estacionamento traseiro, câmera panorâmica em HD, sistema de limpeza de disco de freio, três odos de condução (Eco, Sport e neve), volante com ajuste manual de altura; sistema de monitoramento da pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, ar-condicionado automático, volante multifuncional, painel de instrumentos LCD de alta resolução de cinco polegadas, bancos com revestimento de material premium sustentável, sistema ISOFIX de fixação de cadeira infantil, tomada 12V, duas entradas USB dianteiras (uma tipo A e outra tipo C), uma entrada USB traseira (tipo A), sistema multimídia com tela flutuante de 12,8 polegadas com rotação elétrica(rádio FM & AM), AC Charging Port Tipo 2 6,6 kW, DC Charging Port CCS 2 60 kW, faróis full LED, grade dianteira com iluminação de posição, luz de rodagem diurna de LED; sensor crepuscular, lanterna traseira em LED, antena do tipo shark, freio de estacionamento eletrônico e Autohold (AVH).

Preço – R$ 149.800,00.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: 
facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.