Botóx no Fit

Na falta de uma geração inédita, restou para a Honda um tapa no visual no seu Fit. O hatch da marca japonesa havia perdido um pouco o foco dentro da empresa que, ultimamente, tem jogado suas fichas mais nos SUVs HR-V e WR-V. Mas agora mereceu maior atenção, ao receber atualizações no design, nos itens de segurança e conforto, e uma versão chamada Personal, desenvolvida para atender, principalmente, o segmento de portadores de necessidades especiais, embora possa não seja uma exclusividade.

A linha 2018 do Honda Fit tem agora cinco opções, todas agora com motor 1.5 flex
A linha 2018 do Honda Fit tem agora cinco opções, todas agora com motor 1.5 flex

Apesar do novo mix de modelos, a montadora tem expectativa semelhante ao que comercializa anualmente, ou seja, cerca de 2.500 unidades. A linha tem agora cinco opções, todas agora com motor 1.5. Veja os preços sugeridos das versões e as opções de transmissão:

DX com câmbio manual: R$ 58.700,00
Personal com câmbio CVT: R$ 68.700,00
LX com câmbio CVT: R$ 70.100,00
EX com câmbio CVT: R$ 75.600,00
EXL com câmbio CVT: R$ 80.900,00

O novo conceito Crossfade Monoform inclui aprimoramentos nos para-choques, na grade frontal e nos faróis e lanternas
O novo conceito Crossfade Monoform inclui aprimoramentos nos para-choques, na grade frontal e nos faróis e lanternas

Todos os modelos da linha 2018 do Fit são equipados com uma única opção de motor: a 1.5 litro i-Vtec FlexOne (com controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas), que desenvolve 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm, com etanol, e 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m a 4.800 rpm, com gasolina no tanque.
A Honda chama de conceito Crossfade Monoform para definir a nova linha. São aprimoramentos que incluem novos para-choques de desenho mais encorpado, grade frontal redesenhada, e novos faróis e lanternas.
As luzes de rodagem diurnas são em LED na parte inferior do para-choque ou integrada ao farol, conforme a versão. Também são diferentes as lanternas com iluminação em LED, que oferecem o sistema de sinalização em frenagens de emergência. Elas piscam automaticamente e de forma rápida e intermitente para alertar o condutor que vem atrás.

Nova versão Personal é indicada para clientes portadores de necessidades especiais (PNE), porque se encaixam na legislação em termos de preço
Nova versão Personal é indicada para clientes portadores de necessidades especiais (PNE), porque se encaixam na legislação em termos de preço

As rodas de liga leve são de 15 ou 16 polegadas, de acordo com a versão, e têm acabamento e desenho diferenciados. São de série ainda as palhetas de limpadores do para-brisa com formatos que prometem ser mais eficientes na limpeza da superfície do vidro (flat blade).
Os itens de série do Fit são ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos em todas as portas, regulagens de altura e profundidade da coluna de direção, e um monte de porta-objetos espalhados pelo interior.
A top de linha EXL vem com nova central multimídia de sete polegadas que traz navegador integrado e conectividade com o sistema Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de áudio tem navegador integrado e a visualização da câmera de ré com três ângulos de visão e indicação de distância por cores, com indicação de ponto máximo para abertura do porta-malas. Há ainda retrovisores externos rebatíveis eletricamente.

Detalhes internos que passaram por mudanças na edição 2018 do hatch da Honda
Detalhes internos que passaram por mudanças na edição 2018 do hatch da Honda

O hatch traz o sistema HSA (Hill Start Assist) de auxílio de saída em ladeiras – para a BH montanhosa é uma mão na roda. Tem também o ESS, de alerta de frenagem de emergência; e o VSA, que agrega controle de tração e estabilidade, freios ABS com EBD (Electronic Brake Distribuition) e BA (Brake Assist) e MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering) – este auxilia no controle da direção em situações de baixa aderência ou em curvas.
Para a Honda, um dos pontos de destaque do modelo é a solução de aproveitamento do espaço interno. O tanque de combustível, por exemplo, fica na posição central, e existe um sistema de configuração modular dos bancos (apenas nas versões LX, EX e EXL), que permite diversas configurações para acomodação de objetos longos e altos. No modo Refresh, o encosto dianteiro alinha-se ao assento traseiro, em um encaixe, para aumentar a capacidade de acondicionamento do veículo.
Fotos: Honda/Divulgação

Um dos pontos de destaque do modelo é a solução de aproveitamento do espaço interno, com melhor acomodação de objetos por toda parte do habitáculo
Um dos pontos de destaque do modelo é a solução de aproveitamento do espaço interno, com melhor acomodação de objetos

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br/blogs)
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnewsbh

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.