BMW 540i M Sport

Dirigir a versão mais completa da Série 5 que a BMW vende no Brasil, a 540i M Sport, foi uma experiência relaxante e em sintonia com o que há de mais moderno na tecnologia automotiva, pois tudo nele é feito para auxiliar o motorista em sua tarefa de condução e para deixá-lo, junto com os passageiros, em conexão com o mundo.

 

Grade dianteira tem sistema com válvula de ventilação ativa, que se fecha para melhorar a aerodinâmica do 540i M Sport
Grade dianteira tem sistema com válvula de ventilação ativa, que se fecha para melhorar a aerodinâmica do 540i M Sport

 

A sétima geração do sedã executivo mais vendido no mundo – acumula cerca de 8 milhões de unidades vendidas desde o lançamento de sua primeira geração, em 1972 – é comercializada no Brasil em duas versões: a 530i M Sport e a 540i M Sport. As duas estão mais equipadas e com motores mais fortes, leves e eficientes em relação à geração anterior. A nova Série 5 passou por uma reformulação externa e interna e traz uma ampla gama de tecnologias de assistência ao condutor e um melhor padrão de conectividade.

 

De perfil, destaca-se a longa frente e as bonitas rodas, calçadas com pneus de medida diferente na frente e traseira
De perfil, destaca-se a longa frente e as bonitas rodas, calçadas com pneus de medida diferente na frente e traseira

 

Andamos na opção topo de linha, a 540i M Sport. Além da beleza das linhas, que juntam elegância e esportividade no mesmo pacote, os designers se preocuparam com detalhes que fazem a diferença na aerodinâmica, como usar a tradicional grade dianteira (em forma de duplo rim) para melhorar o coeficiente aerodinâmico do carro (obtendo valores inferiores a 0,22): quando o motor necessita de uma menor quantidade de ar de refrigeração, a válvula da Grade de Ventilação Ativa mantém-se automaticamente fechada.

 

Na traseira, chamam a atenção a saída dupla de escape e as grandes lanternas
Na traseira, chamam a atenção a saída dupla e estilizada do escape e as grandes lanternas

 

O detalhe na grade dianteira faz parte da filosofia EfficientDynamics, um pacote de soluções da BMW (envolvendo a transmissão, a gestão de energia e a concepção geral do veículo) para reduzir consumo de combustível e aumentar simultaneamente o prazer de dirigir. Além da aerodinâmica, o consumo também é reduzido por meio da função Start/Stop, que desliga o motor durante as paradas (muito útil no trânsito urbano), e da utilização de mais alumínio e ligas de magnésio na construção do carro, o que resultou na redução de cerca de 100 quilos em relação à geração anterior.

 

A tela de 12,3 polegadas no alto do painel pode ser dividida em três quadros de informação
A tela de 12,3 polegadas no alto do painel pode ser dividida em três quadros de informação

 

O sistema Driving Experience Control possibilita que o motorista (por meio de um botão no painel) transforme o 540i M Sport em três tipos de carro: COMFORT, para uma direção mais relaxada e confortável; ECO PRO, para máxima efifiência em economia de combustível; e SPORT, para uma tocada mais apimentada. O sedã também ajuda o motorista em congestionamentos, trânsito lento e viagens longas, mantendo automaticamente uma distância segura do carro da frente, freando e acelerando quando necessário; e nas manobras de estacionamento em vagas paralelas e perpendiculares, com visão panorâmica 3D.

 

Motor 3.0 de seis cilindros e duplo turbo gera 340cv de potência e 45,9kgfm de torque
Motor 3.0 de seis cilindros e duplo turbo gera 340cv de potência e 45,9kgfm de torque

 

Para evitar que o motorista tire a visão da estrada, há o head-up display, que projeta no para-brisa informações como velocidade, indicações de navegação, entre outras. Em termos de conectividade, o sistema multimídia (leia-se BMW ConnectedDrive) é completo, e possibilita o espelhamento de smartphones, navegação, serviços de concierge (busca de restaurantes, farmácias etc.; envio de rotas para o GPS, informações de voo, reservas de hotéis, entre outros), por comando de voz ou por tela do tipo touchscreen no centro do painel. A mordomia é completada por um sistema de som (Harman Kardon) de altíssima fidelidade, com 600 W de potência.

 

Mesmo equipado com pneus run flat (que rodam furados), modelo vendido no Brasil vem com estepe
Mesmo equipado com pneus run flat (que rodam furados), modelo vendido no Brasil vem com estepe

 

Mas o bom mesmo do 540i M Sport é o acelerador. Como é gostoso sentir todo o vigor do motor 3.0 (são 340cv de potência e 45,9kgfm de torque, que surge logo aos 1.380rpm) em arrancadas e retomadas; como são eficientes os freios, com reduções de velocidades impressionantes; e como o carro transmite a sensação de segurança (o pacote é completíssimo, com aviso de saída de faixa, alerta de perigo de colisão, sistema de visão noturna, dispositivo que detecta a fadiga do motorista, entre outros). Em suma, o sedã paparica demais o motorista, mas não tira dele o prazer de dirigir.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

 

Muito espaço e conforto no banco traseiro, mas para apenas duas pessoas
Muito espaço e conforto no banco traseiro, mas para apenas duas pessoas

 

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, longitudinal, seis cilindros, duplo turbo, 24V, 2.998cm³ de cilindrada, que gera potência de 340cv (entre 5.500rpm e 6.500rpm) e torque de 45,9kgfm (entre 1.380rpm a 5.200rpm)

Câmbio – Automático, de oito marchas, tração traseira

Suspensão – Na dianteira, dupla “A”; e na traseira, multilink

Freios – A disco ventilados nas quatro rodas

Direção – Com assistência elétrica

Rodas – De liga leve de 19 polegadas, calçadas com pneus 275/35 R19 na frente e 245/40 R19 atrás

Dimensões – Comprimento, 4,93m; largura, 1,86m; altura, 1,48m; e entre-eixos, 2,97m

Porta-malas – 530 litros

Tanque – 68 litros

Peso – 1.782 quilos

Aceleração de 0 a 100km/h – 5,1 segundos

Velocidade máxima – 250km/h, limitada eletronicamente

 

As rodas de 19 polegadas deixam à mostra as enormes e eficientes pinças de freio
As rodas de 19 polegadas deixam à mostra as enormes e eficientes pinças de freio

 

Principais equipamentos – BMW ConnectedDrive, Driving Assistant Plus (incluindo sistema Night Vision), Parking Assistant Plus, cortinas nas janelas e vidro traseiro, ar-condicionado de quatro zonas, Apple CarPlay, sistema de som Harman Kardon, câmera 360 graus, head-up display, controle automático de velocidade adaptativa, teto solar, bancos em couro e seletor de modos de condução

Preço – A partir de R$ 411.950

 

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.