Dando continuidade à saga veículos diesel e o aumento da proporção do biodiesel, fomos buscar a opinião do Engenheiro Humberto Daher, graduado em Engenharia Mecânica e Elétrica, Consultor de Stellantis, outras marcas e Locadoras, além de proprietário da Personal Car, Oficina Multimarcas de Belo Horizonte.
Como a maioria dos entrevistados, ele acredita que o incremento do biodiesel ao combustível atual, assim como o etanol na gasolina também trará consequências. Mas especificamente do diesel, o problema será bem maior e irá potencializar os problemas aqui já citados.
Humberto acrescenta que, hoje, o problema já é crítico em veículos de todas marcas quando utilizados em ciclo urbano curto. Ele acrescenta que em casos extremos existe a necessidade de remoção do coletor de admissão, cabeçote, etc. para limpeza e descarbonização.
Entretanto, revela que, em parceria com a IsoTech, indústria química que atua no segmento de descontaminação de motores e tratamento químico de combustíveis desde 1999, desenvolveu um processo de descontaminação e descarbonização. Segundo ele, se aplicado de forma preventiva evita a obstrução e inoperância dos veículos.
O processo de descontaminação e descarbonização criado pelo engenheiro, conforme descrito a seguir, se inicia por uma análise do estado do veículo.
Veja o passo a passo
Para constatar se o procedimento é aplicável surtindo o efeito desejado, é desconectada a tomada de ar do corpo de borboleta (TBI) e feita uma inspeção visual. Em seguida, utilizando um boroscópio, também é verificado se o interior do coletor de admissão apresenta contaminação / carbonização úmida, como nas fotos abaixo, caso positivo, segue o procedimento.
Humberto alerta da vital importância desta análise, visto que, caso apresente uma “carbonização seca” este processo será ineficaz e o procedimento deverá ser o de retirada do cabeçote, coletor admissão e outras partes para limpeza, obviamente muito mais demorado e oneroso;
- O procedimento inicia, via tanque, com a adição de um frasco do aditivo detergente com propriedades bactericida, fungicida e estabilizante. Também deve ser adicionado um frasco de aditivo descarbonizante;
- O próximo passo é a retirada do Corpo de Borboleta (TBI) e efetuada limpeza;
- A seguir, para se efetuar a limpeza, são removidas a válvula EGR, sua tubulação e o sensor de pressão do coletor;
- Após a remoção do Corpo de Borboleta com auxílio de uma espátula e aspiração é efetuada a remoção do excesso de carbonização/contaminação do coletor de admissão;
- Com o motor em funcionamento, através do Corpo de Borboletas (TBI) é efetuada a aplicação do detergente/descarbonizante;
- É efetuada a limpeza do sistema DPF e aplicação do Limpa DPF & Catalisador;
- Com o propósito de eliminar resíduos acumulados no cárter e possível contaminação do óleo durante o processo, é efetuada uma limpeza interna do motor aplicando ao óleo velho um Flushing Oil;
- Para finalizar o processo, após deixar escoar bastante o óleo velho, troca-se o filtro e o lubrificante. Com o objetivo de incrementar o poder de lubrificação e resistência do óleo à contaminação, opcionalmente pode ser adicionado ao lubrificante um Redutor de Atrito de alta performance.
Com estas três matérias da série espero ter ajudado a colocar um pouco de luz sobre este assunto.
Momentaneamente me despeço e agradeço ao Sr. Toninho, da Bombas Diesel BD, e Humberto Daher, da Personal Car pela inestimável colaboração.
Brevemente estaremos de volta para acordamos sobre a elevação do percentual de etanol na gasolina.
Edição: Luís Otávio Pires
Texto: Rodolfo Aquino Hauck
Leia mais:
(*) Rodolfo Luiz Aquino Hauck tem 40 anos de experiência na indústria automobilística e sempre esteve envolvido com competições automobilísticas desde 1976, quando iniciou no Kart, fazendo provas de Turismo e rally. Por seis anos, foi responsável pelo desenvolvimento e preparação de carros de endurance e rally de uma montadora. Trabalha atualmente também com fotografia.
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Respostas de 7
Parabéns muitas informações
Muito boa essa série! https://lovecrm.com.br
Parabéns Rodoldo! Essas matérias são importantes e esclarecedoras para tofos que usam veiculos diesel principalmente aqueles que os utilizam em ciclos urbanos. Valeu!
Muito boa a matéria! Acredito que mecânicos já estão se preparando para a demanda desses serviços que vai aumentar bastante.
Mouito boa el material!!
Sugiero proveer también a traducao ao español para favorecer os mecánicos o lectores Argentino, Uruguayos, Chilenos, etc e asimismo poder expandir aún a más istos conceitos de excelencia que nosotros caro amigo Rodolfo Hauck nos acerca. Muuto productivo y aplicavel!!
Obrigado!!!
Ótimas matérias..obrigado Rodolfo por compartilhar conosco nobres conhecimentos de muitos anos de trabalhos na area e recentes pesquisas sobre o assunto!
Muito enriquecedor. Rodolfo como sempre salvando o cidadão comum da picaretagem do mercado