Com visual diferenciado, lista ampla de equipamentos e baixo consumo, o Nissan Kicks tem bons argumentos para conquistar uma boa fatia do disputado bolo dos utilitários-esportivos compactos. Andamos na versão SL, mais completa, que vem com câmbio CVT, carente de opção de trocas manuais. Entre os equipamentos, destaque para o sistema de câmeras que proporciona uma visão de 360 graus do carro.
Design que agrada
O Kicks tem linhas próprias e, pelos comentários que ouvimos, agradam de forma geral. Destaque para a grade “V-Motion” (característica da marca japonesa), para o que os designers chamam de “teto flutuante” (a cor laranja é opcional), a traseira bem inclinada, os faróis com máscara negra, as rodas de liga de 16 polegadas com detalhes em black piano, coberturas plásticas nos para-lamas, retrovisores na cor preta (com repetidores de seta integrados) e as lanternas traseiras cheias de estilo e salientes.
Três com aperto
Com distância entre-eixos de 2,61m, o crossover da Nissan proporciona um bom nível de conforto. Mas no banco traseiro, o ideal para ninguém ficar apertado é levar dois adultos e uma criança. O porta-malas tem capacidade razoável (de 432 litros), mas pode ser bem ampliada com o rebatimento dos bancos em 1/3 e 2/3. Falta rede para pequenos objetos
Abas seguram o corpo
O nível de acabamento interno é bom. Na versão SL, os bancos e o volante são revestidos em couro sintético. Com abas, os bancos dianteiros prendem bem o corpo nas curvas mais fechadas. O volante multifuncional, com base achatada, deixa os principais comandos à mão. A tela central do sistema de informação e entretenimento é do tipo touchscreen e tem tamanho (sete polegadas) que proporciona boa visualização de todas as funções (navegação, telefone, rádio etc.).
Banco do motorista tem regulagem de altura e a coluna de direção pode ser ajustada em distância e altura. Destaque também para o quadro de instrumentos, que, fora o velocímetro, é analógico e pode ser configurável.
Câmeras vigilantes
Um dos diferenciais do Kicks é o sistema de quatro câmeras (na frente, traseira e embaixo dos dois espelhos), que proporciona uma vista aérea de 360 graus do veículo e emite um sinal sonoro quando detecta um objeto em movimento, como um pedestre, por exemplo.
Destacam-se também a chave inteligente (basta estar próxima para abrir a porta e dar a partida no motor, por meio de botão no console) e o Sistema de Auxílio de Partida em Rampa, que “segura” o carro no freio automaticamente por cerca de 5 segundos em subidas sem a necessidade de intervenção do motorista.
Abecedário da segurança
O conjunto dos sistemas eletrônicos Controle Dinâmico de Chassi, Controle Dinâmico em Curvas, Estabilizador Ativo de Carroceria e Controle Dinâmico de Freio Motor atuam na suspensão, freios e também na estabilidade, trazendo muito equilíbrio ao Kicks em curvas e desvios em retas. Também merece destaque os airbags laterais e de cortina, sistema ISOFIX para fixar cadeiras infantis no banco traseiro e os apoios de cabeça dianteiros e traseiros separados e ajustáveis para os cinco ocupantes.
Motor e câmbio herdados
O Kicks herda o eficiente conjunto do Versa, ou seja, um motor 1.6 16V, que gera 114 cv de potência e 15,5kgfm de torque com gasolina ou etanol; aliado ao câmbio automático do tipo CVT. Ele equilibra um desempenho razoável com um nível de consumo – com gasolina no tanque, ar ligado e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias de 10,7km/l na cidade e de 14km/l na estrada.
Em contrapartida, falta a possibilidade de trocas manuais junto ao volante e a tecla de troca esportiva fica muito escondida (no pomo da alavanca de marchas).
Fotos: Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires
Texto: Eduardo Aquino
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