Chega feriado e a turma das duas rodas fica logo doida para dar uma volta, de preferência em bando (ops), em grupo. É o que vão fazer neste sábado (29/4) os integrantes e amigos do HOG, o clube que reúne os proprietários das motos Harley-Davidson, no “Bate e Volta” Belo Horizonte a Conselheiro Lafaiete. Mas as motociclistas de outras marcas também são bem vindas.
Como sempre, todos participam antes (9 horas) do café da manhã oferecido aos sábados na concessionária BH Harley-Davidson. De 10 às 10h30, haverá concentração e o briefing, para que dê tudo certo no passeio.
Serão 142 quilômetros até Conselheiro Lafaiete, com previsão de 2h30 de viagem. O ponto de chegada será no Vintage Club Road Bar, onde acontece o almoço. O retorno a BH deve ser por volta das 16 horas.
Cuidados elétricos
Uma vez que se trata de uma viagem de médias distância e que segunda é feriado (1 de maio), importante que os motociclistas fiquem atentos a um dos sistemas mais importantes nestas máquinas: o elétrico.
O curioso é que muitas vezes ele não recebe a atenção necessária, podendo causar transtornos na hora de pegar estrada. Há, portanto, algumas recomendações importantes para que sejam tomados os cuidados básicos com o uso da bateria, e que interferem no correto funcionamento do sistema elétrico das motos.
A função principal da bateria é de sustentar o acionamento do sistema de partida, ou seja, o motor de partida, sendo a principal fornecedora de energia para o sistema eletro-eletrônico das motos. Já o alternador é responsável por alimentar não apenas a própria bateria, mas os outros itens que demandam eletricidade. Mas quando a moto estiver com o motor desligado, é a bateria que supre a demanda de energia.
No caso dos modelos da Harley, muitos têm diversos componentes eletro-eletrônicos de navegação, segurança e entretenimento que podem utilizar a carga de energia acumulada na bateria, como o sistema de som que equipa as motocicletas da família Touring e os dois modelos CVO, além da tela touchscreen com navegador GPS integrado.
Neste caso, quanto maior a quantidade de componentes eletro-eletrônicos instalados na motocicleta, maior é a demanda de carga necessária a ser suprida pelo sistema. Essa condição se intensifica quando a moto possui muitos acessórios instalados e, para isso, é fundamental que seja realizado um teste de consumo total de corrente e um teste de saída total de corrente, a fim de obter o correto balanceamento entre a demanda de carga e a disponibilidade por parte do sistema.
Por isso, é preciso ter atenção redobrada para evitar sustos e surpresas indesejadas durante o percurso nas estradas.
Fotos: Harley-Davidson/Divulgação
SERVIÇO:
O que: Bate & Volta HOG BH
Onde: Belo Horizonte a Conselheiro Lafaiete
Quando: 29 de abril, com saídas às 10h30. O almoço em Lafaiete será no Vintage Club Road Bar (Rua Lopes Franco, 680, bairro Carijós)
Informações: (31) 2532-4400, BH Harley-Davidson
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br)