O sedã esportivo da marca alemã é aquele tipo de carro que estimula qualquer motorista a sentir um piloto ao volante. O conjunto motor 2.5 turbo de 400cv, câmbio S Tronic de sete marchas e tração integral inteligente garante uma boa dose de adrenalina, com aceleração de 0 a 100km/h em apenas 4,1 segundos. Por fora, a versão RS3 é identificada por grade, para-choques e rodas de liga com desenhos exclusivos, para-lamas mais largos e faróis full LED.
Depois do estímulo externo, gerado pela roupagem esportiva (suspensão rebaixada, grade, para-choques, rodas, aerofólios, escape duplo etc.), o habitáculo já coloca o motorista num ambiente de piloto com seus bancos esportivos (em couro com costuras vermelhas), o volante de base achatada e revestido em Alcantara, as alavancas junto à coluna de direção para trocas de marcha manuais e a pedaleira em alumínio.
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O 2.5 ronca forte
A adrenalina começa logo na partida, quando se aciona (por botão) a partida no motor 2.5 turbo de 400cv, que ronca forte e faz dupla com um eficiente câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem. Aos poucos, o motorista vai sendo induzido a se transformar em piloto. Primeiro sintoma é a direção, com relação bem direta e bom “peso” em velocidades mais elevadas.
Como quase todos os modelos da marca alemã, o RS3 também tem o interessante recurso do Audi drive select, que possibilita ao motorista/piloto escolher vários modos de condução. Pode-se optar pelo modo Dynamic para subir a adrenalina (, ou pode-se escolher o Comfort para acalmar os ânimos e rodar com a tranquilidade, o conforto e o moderado apetite (leia-se consumo) de um sedã familiar.
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Resposta rápida
Mas, como a pegada do RS3 é esportiva, vamos ao que interessa: acelerar. O motor responde rapidamente ao menor toque no acelerador, proporcionando impressionantes arrancadas e retomadas de velocidade, favorecendo, por exemplo, ultrapassagens em pista de mão dupla. A diversão é garantida. Segundo dados da Audi, a aceleração de 0 a 100km/h é feita em 4,1 segundos e a máxima é limitada eletronicamente em 250km/h.
Com rodas largas e pneus de perfil bem baixo (de medidas diferentes nos dois eixos), suspensão bem calibrada e a eficiente tração integral quattro, o RS3 é “colado no chão” e permite que o motorista abuse mesmo nas curvas mais fechadas. Por outro lado, mesmo sendo do tipo run flat (que podem rodar vazios) os pneus de perfil muito baixo não combinam com as péssimas condições de grande parte das estradas brasileiras. No porta-malas, em vez de estepe o RS3 carrega um compressor e um kit de reparo.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, cinco cilindros em linha, 2.480cm³ de cilindrada, gasolina, turbo, 20V, que gera 400cv de potência (de 5.850rpm a 7.000rpm) e 48,9kgfm de torque (de 1.700rpm a 5.850rpm)
Transmissão – Tração integral (sistema quattro) e câmbio automatizado (S Tronic) de sete marchas e dupla embreagem
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; traseira, independente, multilink
Direção – Assistência elétrica
Dimensões – Comprimento, 4,47m; largura, 1,80m; altura, 1,39m: e entre-eixos, 2,63m
Freios – Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 19 polegadas, calçadas com pneus 255/30 R19 (dianteira) e 235/35 R19 (traseira)
Porta-malas – 315 litros
Tanque – 55 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.515 quilos
Principais equipamentos de série – Monitoramento da pressão dos pneus, assistente para luz alta, lavadores dos faróis, sensores de luz e chuva, teto solar panorâmico, bancos dianteiros esportivos S, apoio lombar de 4 vias para os bancos dianteiros, suporte ISOFIX e Top Tether para banco traseiro, acabamento interno em carbono, revestimento dos bancos em couro, ar-condicionado automático de duas zonas, keyless-entry, alarme, Audi virtual cockpit, rádio MMI Plus com Navegação e MMI touch, Audi smartphone interface, sistema de som Bang & Olufsen, controle automático de velocidade, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, Audi drive select®, controles de tração e estabilidade, airbags frontais, laterais e de cortina; e sistema start-stop.
Opcional – Controle automático de velocidade adaptativo com função Stop&Go e Pre-Sense frontal.
Preços – R$ 357.990. Com o opcional, sobe para R$ 362.990.
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