Andamos na versão topo de linha da nova geração do utilitário-esportivo, que ganhou linhas mais modernas, inspiradas no irmão maior, o Q7. O motor 2.0 TFSI, que rende 252cv, tem um fôlego incrível. O câmbio automatizado de dupla embreagem e sete velocidades também ajuda bastante na performance com trocas muito rápidas. Também merece destaque o eficiente sistema de tração nas quatro rodas.
As linhas são muito parecidas com as do Q7, mas, como as dimensões são menores, o Q5 consegue ter um ar de esportividade que falta ao irmão maior. Na frente, destacam-se a ampla grade Singleframe, com moldura escura, e os faróis Full LED com luzes de setas dinâmicas. Uma linha de ombro com curvas distintas e com recortes dão estrutura à lateral do veículo. Os arcos das rodas pronunciados fazem uma referência ao sistema de tração integral quattro. Na traseira, chamam a atenção as linhas horizontais, as lanternas com luzes direcionais dinâmicas, a tampa traseira envolvente e o difusor de ar, que integra as saídas de escapamento.
Por dentro, o Q5 ganhou inovações que já estavam presentes em outros modelos da Audi. Destaque para o painel digital (já incorporado pelo A8, TT e R8), que possibilita ao motorista optar por colocar no lugar da tradicional dupla velocímetro e conta-giros um mapa de navegação maior e bem detalhado. Por outro lado, a tela central de 8,3 polegadas do sistema multimídia não é sensível ao toque e é operada por seletores ou por uma espécie de mouse pad no console central.
Em termos de conforto, o espaço interno do Q5 acomoda bem quatro adultos, já que quem senta no meio do banco traseiro é incomodado pelo recuo do console e pelo apoio de braço embutido no encosto. O porta-malas é amplo e a capacidade, dependendo da posição do encosto do banco traseiro, varia de 550 a 610 litros. O carregamento do porta-malas é simplificado por soluções inteligentes como abertura e fechamento elétrico com sistema hands-free (se estiver carregando objetos, é só passar o pé embaixo do carro para abrir a tampa traseira).
O acabamento, como convém a um modelo do segmento premium, é de alta qualidade, o que, ao lado das linhas bem aerodinâmicas da carroceira, acaba refletindo num nível de ruídos internos muito baixo. O silêncio a bordo impressiona. O conforto também é proporcionado por mimos como o novo ar-condicionado de três zonas, comando de voz do sistema multimídia MMI que reconhece aspectos usados na linguagem coloquial, sistema (traffic jam assist), que assume a direção em trânsito congestionado com velocidades de até 65 km/h; sistema que estaciona o carro sozinho e controle automático de velocidade adaptativo.
A lista de equipamentos de segurança é completa e pode ficar mais sofisticada ainda com os pacotes de opcionais disponíveis para essa versão topo de linha, Ambition: o Audi Side Assist, que inclui os sistemas exit warning (que avisa aos ocupantes se há algum veículo se aproximando quando eles abrem as portas), assistente de Tráfego Reverso (avisa e até freia o carro em caso de risco de colisão com pedestres ou veículos ao sair de ré de uma vaga de estacionamento), e Pre sense traseiro (identifica a iminência de colisão traseira e prepara o veículo); e o Assistance Tour, que engloba controle automático de velocidade adaptativo, active lane assist (ajuda a manter o carro na faixa) e traffic jam assist.
Ao volante do Q5, o motorista pode, por meio do sistema Audi drive select (que altera câmbio, motor, direção e suspensão), escolher entre cinco modos de condução: off-road, comfort, efficiency, dynamics, auto e individual. Impressiona a eficiência dos sistemas de suspensão e direção em cada modo selecionado. É claro que parte desse equilíbrio deve ser credito ao novo sistema de tração nas quatro rodas.
O motor 2.0 TFSI, que tem turbo e injeção direta de gasolina e gera de 252cv de potência máxima e 37,7kgfm de torque máximo, é outro ponto de destaque. Ele proporciona um desempenho digno de um utilitário desse porte, com boas acelerações e retomadas e sem elevar demais o consumo. Na cidade, com ar ligado, apenas o motorista e a ajuda do sistema star/stop, registrou médias em torno de 7,0km/l. O câmbio automatizado de sete velocidades, com possibilidade de trocas manuais junto ao volante, está em perfeita sintonia com o motor.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Quatro cilindros em linha, 1.984cm³ de cilindrada, com turbo e injeção direta, que desenvolve 252cv de potência (entre 5.000 e 6.000rpm) e 37,7kgfm de torque (entre 1.600 e 4.500rpm)
Câmbio – Automatizado, de dupla embreagem e sete velocidades
Dimensões – Comprimento, 4,66m; largura, 1,89m; altura, 1,65m; e entre-eixos, 2,81m
Tanque – 70 litros
Porta-malas – 550 litros
Peso – 1.720 quilos
Aceleração 0-100 km/h – 6,3 segundos
Velocidade máxima – 237km/h
Preço – R$ 292.990
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