A poderosa Mercedes-Benz, dona de carros luxuosos, caros e cheios de tecnologia, foi a marca que mais realizou campanhas de recall no primeiro semestre do ano no Brasil.
Recall é uma prática comum quando uma empresa detecta algum possível defeito de fabricação de seus produtos e convoca seus clientes para o reparo ou troca da peça estragada.
Os especialistas alertam que atender ao chamamento dos recalls são muito importantes. É uma questão de segurança e o consumidor não paga nada.
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O levantamento do aplicativo Papa Recall mostra que o modelo AMG G63 que custa cerca de R$ 1,2 milhão se envolveu em quatro campanhas nos primeiros seis meses do ano. Seus proprietários foram convocados para correção de defeitos de fabricação em portas dianteiras, turbocompressor, módulo de travamento diferencial traseiro e trava de segurança infantil traseira.
A marca alemã foi responsável por seis do total de 34 convocações realizadas por 18 montadoras no Brasil. Elas envolveram 85 modelos únicos de carros de passeio e comercial leves.
Problema no teto
Ainda segundo o app, o teto solar foi alvo de duas campanhas da Mercedes no ano. Outros recalls dessa montadora tiveram o objetivo de corrigir eventuais defeitos nas portas dianteiras.
Depois da Mercedes, BMW, Porsche e Fiat lideram o ranking de recalls. Juntas, responderam por metade de todos os chamados.
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O número de companhias participantes representa queda de 21% em relação a igual período do ano passado, enquanto o total de modelos foi 36% menor. O Papa Recall ressalta que não houve campanhas em maio.
Base de dados
As 18 empresas correspondem a 43% das montadoras constantes na base de dados do estudo, um índice que aponta para redução de 13% em referência ao mesmo semestre de 2019.
O teto solar foi alvo de duas campanhas da Mercedes Benz. Uma envolveu o modelo A250 Vision 2018. A outra foi dirigida a modelos das linhas C, AMG, E, CLK e CLS.
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Outros recalls dessa montadora tiveram o objetivo de corrigir eventuais defeitos nas portas dianteiras (AMG G 63 – 2018), turbocompressor (modelos AMG, E, S e G63), módulo de travamento do diferencial traseiro (AMG G 63 -2018 e 19) e trava de segurança infantil das portas traseiras (AMG G63).
Outras alemãs
As quatro campanhas da BMW foram dirigidas à correção de defeitos em airbag do condutor (modelos 323, 328 e 330), no sistema Isofix (modelos X6), sistema de transmissão (M5 2019) e brake light (M6 Gran Coupé de 2013 a 2019).
Os chamamentos da Porsche buscam reparar problemas em luzes de alerta (911 Carrera 2019), sistema de combustível (Macan 2013 a 2018), risco de vazamento de combustível (Cayenne) e no sistema de transmissão (Cayenne e Cayenne Coupé 2019).
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Na Fiat, foram identificados defeitos em coxins de absorção com risco de vazamento de combustível na Toro Diesel, nos sistemas de freios de todos os modelos do Mobi e no sistema de airbag e volante do Gran Siena Attractive 1.0 e 1.4.
Segurança
Para o CEO do aplicativo, Vinícius Melo, os tipos de problemas detectados mostram a importância de estar com o recall em dia. “É uma segurança para proprietário, familiares e terceiros”, observa.
Segundo ele, o airbag ainda segue como um dos principais motivadores das campanhas de recalls. “No primeiro semestre de 2020, esse dispositivo de segurança esteve presente em 8 convocações diante de um total 34 ações de recall, envolvendo 7 montadoras”, diz.
A Honda gerou dois recalls, sendo um para desativar e outro para substituir em definitivo a bolsa de ar do lado do motorista. Envolveu cerca de 35 mil unidades entre os modelos Civic, Accord, CR-V e Odyssey.
Eis a lista das montadoras e modelos envolvidos em campanhas para correção.
Em airbags:
- BMW – 323Ci, 323i, 328Ci, 328i e 330i
- Nissan – Sentra, Frontier e Pathfinder
- Subaru – Legacy, Outback, Impreza, WRX, STI e Forester
- Chevrolet Montana (2019)
- Honda – Civic, Accord, CR-V e Odyssey (desativar airbag do motorista)
- Honda – Civic, Accord, CR-V e Odyssey (substituir airbag do motorista)
- Fiat – Grand Siena Attractive 1.0 e 1.4
- Volkswagen – Fox, CrossFox, SpaceFox, Gol, Voyage, Polo e Polo Sedan
Em sistema de combustível:
- Ford – Ranger 2.2L diesel (2019 e 2020)
- CAOA – Chery Arrizo 5 1.5 turbo (2018 e 2019)
- Fiat – Toro Diesel (2018 a 2020)
- Porsche – Macan, Macan S, Macan GTS e Macan Turbo (2013 a 2018)
- Audi – TT RS Coupé 2.5, TT S Coupé 2.0 e TT S Roadster 2.0 (2015 a 2018)
- Peugeot – Expert (2017 a 2019)
- Citroën – Jumpy (2017 a 2019)
- Porsche – Cayenne Turbo, Cayenne Turbo S E-Hybrid,
- Cayenne – Turbo Coupé e CayenneTurbo S E-Hybrid Coupé
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