Andamos na versão intermediária do novo hatch da Fiat, que tem como um dos principais atrativos a opção do câmbio automático de seis marchas, que tem funcionamento suave, sem os desconfortos do automatizado GSR. Como está equipado com o mesmo motor 1.8 da versão esportiva HGT, o modelo tem uma boa performance. Por outro lado, para ficar bem equipado, o Argo Precision com câmbio automático custa quase R$ 80 mil.
Design – As linhas do Argo trazem um pouco da alma italiana (os italianos são referência quando o assunto é design), com beleza e equilíbrio nas proporções. Sem as molduras plásticas nas caixas de roda e soleiras e a faixa vermelha na moldura inferior da tomada de ar e com rodas de liga de desenho mais sóbrio, a Precision 1.8 Automática tem um conjunto estilístico mais elegante. Com grade em colmeia e faróis com dois refletores e máscara negra, a frente parece inspirada na do Mobi. Já a traseira, com lanternas em gota, lembra muito um dos concorrentes diretos: o Hyundai HB20.
Interior – Destaque para o bom nível do acabamento, o sistema multimídia Uconnect, com tela de sete polegadas (fácil de ser operada), Apple CarPlay e Android Auto; ar-condicionado digital, que é muito eficiente; bancos revestidos em couro ecológico, mais adequados ao clima tropical; volante multifuncional, que facilita quase todas as operações (atender telefone, mudar de estação, configuras etc.) para o motorista; câmera de ré, com sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, que garante mais segurança nas manobras em marcha à ré; entre outros.
Espaço – Na frente, motorista e passageiro viajam confortavelmente, com espaço e boa acomodação nos bancos. No banco traseiro, que tem cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, o conforto fica limitado a dois adultos e uma criança. Com 300 litros, o porta-malas é compatível com a capacidade de um hatch compacto. Mas pode ser ampliada com o rebatimento do banco traseiro (em 1/3 e 2/3).
Segurança – Começando pela parte estrutural, destaque para a própria carroceria, que, de acordo com a Fiat, usa ações de alta resistência, em especial nas áreas que formam a chamada “célula de sobrevivência”. Segundo os engenheiros da marca italiana, “na comparação com o Punto, o Argo teve aumento de 7% na rigidez torcional e de 8% na rigidez flexional, o que resulta em maior resistência, segurança e durabilidade”. Completam o pacote os airbags laterais, os controles de tração e estabilidade, o sistema Isofix para fixar cadeiras infantis e o assistente de partida em subidas.
Rodando – O Argo tem boa visibilidade no geral e a câmera de ré com sensor traseiro garante a visão segura nas manobras em marcha à ré. A direção tem boa calibração, mas poderia ser um pouco mais firme em altas velocidades. Com um ajuste diferente da versão esportiva HGT, a suspensão proporciona um bom compromisso entre estabilidade e conforto e baixo nível de ruídos em pisos irregulares.
Motor/câmbio – A dupla motor E.torQ 1.8 16V, que tem bom fôlego, e o câmbio automático de seis velocidades, com boas respostas e trocas suaves, se entendem bem. Também merece destaque a possibilidade de trocas manuais junto ao volante, que possibilidade mais agilidade nas mudanças. Por outro lado, falta a opções de troca esportiva. O consumo não chega a ser um destaque positivo, mas é razoável para um motor 1.8 aspirado: com gasolina, ar ligado, apenas o motorista e em estrada de pista dupla, o computador de bordo registrou médias em torno de 13km/l.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.747cm³ de cilindrada, 16V, que gera potências de 135cv (gasolina) e 139cv (etanol) ambas a 5.750rpm e torques de 18,8kgfm (gasolina) e 19,3kgfm (etanol) ambas a 3.750rpm
Câmbio – Automático, de seis velocidades
Suspensão – Dianteira, do tipo McPherson, com rodas independentes e braços oscilantes inferiores; e traseira, do tipo eixo de torção, com rodas semi-independentes
Freios – Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
Direção – Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
Dimensões – Comprimento, 3,99m; largura, 1,72m; altura, 1,50m; e entre-eixos, 2,52m
Rodas – Em liga leve, de 15 polegadas, calçadas com pneus 185/60 R15
Porta-malas – 300 litros
Tanque – 48 litros
Peso – 1.264 quilos
Desempenho (dados da Fiat) – Velocidades máximas, 189km/h (gasolina) e 191km/h (etanol); acelerações de 0 a 100km/h, 11,1s (gasolina) e 10,4 (etanol); consumo ciclo urbano, 10,1km/l (gasolina) e 7,1km/l (etanol); e consumo ciclo estrada, 13,2km/l (gasolina) e 9,5km/l (etanol)
Principais equipamentos de série – Sistema de alarme antifurto, faróis de neblina, faróis com luz de posição a LED, rodas de liga leve com aro de 15 polegadas, banco traseiro bi-partido 60/40, controle automático de velocidade, apoio de braço para o motorista, volante revestido em couro e ambient lights.
Opcionais – Bancos revestidos em couro ecológico, rodas de liga de 16 polegadas, pneus 195/55 R16, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, câmera de ré, keyless entry’n’go, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto, ar condicionado digital e sensores de chuva e crepuscular.
Preços – R$ 68.290 e completo, com todos os opcionais (incluindo pintura metálica), sobe para R$ 79.790.
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