Antigos soltos no parque

Estado com forte cultura do antigomobilismo, devido à grande quantidade de colecionadores e a qualidade de conservação dos carros, Minas Gerais passa a ganhar mais um evento grandioso em seu calendário de atrações.

hot rods
Os hot-rods também estarão expostos no BH Classic Fest (Foto: Pixabay)

É o BH Classic Auto Fest, cuja primeira edição acontece de 21 a 23 de abril (em pleno feriado), dentro do Parque Municipal, centro de Belo Horizonte. O melhor: com entrada franca.

Estarão expostos cerca de 500 veículos, verdadeiras raridades em estado bruto de conservação. São antigos, originais ou modificados, com mais de 30 anos de fabricação e colecionáveis.

Leia mais: Bike Fest Histórico

Eles representam mais de 10 clubes de antigomobilistas do Estado, em especial os localizados nas cidades da Grande BH, que se uniram para criar a Associação Interclubes de Veículos Antigos (Aiva).

“Será a primeira vez que a capital mineira sedia uma exposição deste porte. Isso nunca aconteceu. Minas Gerais já tem o tradicional encontro só que em Araxá, mas faltava algo semelhante aqui”, comemora um dos organizadores, Rodolfo Malard.

Presidente do Clube do V8, Malard ressalta que a ideia é que o Estado tenha dois grandes eventos do gênero a cada ano. Portanto, o BH Classic Auto Fest será bienal em revezamento com o Araxá Brasil Classics, promovido pelo Veteran Car Club de Minas Gerais, uma das maiores associações do gênero do País.

Veja os tipos de veículos que estarão no Parque Municipal:

  • Clássicos nacionais e importados dos anos 20, 30 e 40;
  • Muscle cars;
  • Utilitários, ônibus e caminhões;
  • Hot Rods e Rats.
  • Americanos pós-guerra;
  • Veículos europeus;
  • Esportivos;

Apoio oficial

Com apoio da Prefeitura de BH, através da Belotur, e do Mova (Museu de Objetos e Veículos Antigos), o BH Classic Auto Fest pretende usar esta edição de estreia como piloto para os demais que vêm por aí.

Os veículos vão ocupar todas as áreas permitidas do parque, organizados e arranjados em condições ideais para visualização do público. Haverá segurança e conforto dos proprietários.

Leia mais: Confira o teste do Peugeot E-208 GT

Uma grande estrutura logística e de ambientação está sendo montada com cinco áreas de lazer e alimentação. Em frente ao Teatro Francisco Nunes, uma uisqueria servirá várias marcas de uísque, cervejas especiais e tira-gostos. Mais à frente, será montado um espaço vintage, decorado com o tema automobilístico. Um bar vai ficar às margens de um dos lagos com mesas e ombrelones, e outro ao lado da feira de peças.

Segundo os organizadores, na grande praça de alimentação com palco serão realizados shows temáticos. “As áreas comuns do parque serão preservadas, portanto, com a manutenção dos brinquedos infantis”, acrescenta Malard.

“Estamos montando uma estrutura à altura que o evento merece. Pretendemos que ele entre de vez para o calendário oficial da cidade e seja uma atração para a população de BH e região”, acredita.

parque municipal de BH
Parque Municipal de BH vai sediar o encontro de veículos antigos no feriado (Foto: PBH)

Centro de Todo Mundo

O evento vai de encontro ainda ao projeto “Centro de Todo Mundo” lançado pela PBH em março. Este programa de requalificação tem objetivo de qualificar a região central da capital, a fim de aumentar as oportunidades de moradia, trabalho e lazer.

A ideia de se fazer um encontro de antigos em BH nasceu em setembro de 2022, durante a Virada Cultural. Rodolfo Malard conta que alguns dos clubes, que estarão no Parque Municipal, participavam do evento na ocasião e despertou o interesse de autoridades municipais.

Leia mais: O teste completo do Jeep Gladiator Rubicon

“A gente levou alguns carros para ficarem expostos na rua. Gostaram tanto que perguntaram? O que acham de fazermos uma exposição no Parque Municipal? Inicialmente achamos que seria impossível, mas aí, com a ajuda de órgãos públicos conseguimos viabilizar o projeto”, conta Malard.

Ele ressalta o apoio do empresário Jeferson Rios, fundador do Mova e hoje um dos principais fomentadores do antigomobilismo na cidade. É dele, por exemplo, o famoso ônibus “Jardineira” que passeia com turistas para mostrar as atrações de BH.

Programação

20/4 (Quinta-Feira)

  • 8h – 23h: chegada dos carros ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena 1377, Centro, Belo Horizonte);
  • 23h: limite para acesso dos veículos para exposição;

21/4 (Sexta-Feira)

  • 8h: abertura do parque;
  • 11h: abertura oficial do evento com a presença de autoridades e convidados;
  • 12h: início dos shows
  • 21h: Encerramento das atividades;

22/4 (Sábado)

  • 8h: abertura do parque;
  • 9h: Início shows;
  • 20h30: encerramento das atividades do dia;
  • 21h: fechamento do parque;

23/4 (Domingo)

  • 8h: abertura do parque;
  • 16h: encerramento do evento;
  • 17h: fechamento do parque e início da retirada dos veículos pela Alameda Ezequiel Dias.

Mensagem aos expositores

A entrada dos veículos a serem expostos acontece na quinta-feira, dia 20 de abril, até às 23 horas. A saída dos veículos se inicia domingo, 23 de abril, a partir das 17 horas e termina segunda-feira, 24, até às 17 horas. Os veículos ficarão expostos durante este período, sendo proibida a sua remoção durante a realização da exposição.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta: 
facebook.com/aceleraaibh/
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br.
O editor Eduardo Aquino apresenta a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Já o editor Luís Otávio Pires é colunista da Rádio Light FM de BH (103,9)
.

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.