A eletrificação não para. E também no Brasil. Desta vez foi a Honda que anunciou o lançamento, no segundo semestre, do sedã grande Accord com motorização híbrida. Ou seja, é elétrico e movido a gasolina – como queiram.
A concorrente japonesa Toyota já tem o seu Corolla híbrido no Brasil desde o ano passado. E a Honda até demorou para tomar uma providência. Mas antes tarde do que mais tarde.
O Accord e: HEV tem dois motores elétricos combinados a um motor 2.0 a combustão. A busca pela eficiência energética é o forte desses carros híbridos. E neste da Honda não deve ser diferente. Seu consumo é de 17 km/h, na cidade ou na estrada. Nada mal para um carro do seu porte.
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Além disso, o híbrido japonês vem com o sistema que propõe situações de condução diferenciadas. É que os modos de operação se alteram automaticamente conforme o tipo de utilização do carro. Tudo isso em busca de eficiência, que significa, desempenho com economia.
O Accord híbrido ainda não tem preço divulgado. Mas o mercado aguarda em torno de R$ 300 mil. Ele é o primeiro de uma série de eletrificados que a marca pretende lançar no Brasil até 2023. Até 2050, a montadora japonesa quer que seus carros emitam zero carbono na atmosfera em todo o mundo.
Modos
O sistema e:HEV tem três modos principais de operação, conforme a situação de condução: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive e Engine Drive.
Veja como funciona cada um deles:
EV Drive e Hybrid Drive: tração sempre ocorrerá apenas por meio do motor de tração elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm de torque. A única diferença entre eles é se o motor a combustão, de ciclo Atkinson, com 145 cv e 17,8 kgfm de torque, funcionará em conjunto com o motor elétrico gerador, para fornecer energia, ou não. Por se tratar de um motor elétrico de alta potência, a maior parte das condições de rodagem estarão cobertas nestes dois modos de operação;
Engine Drive: faz uma conexão direta do motor a combustão com as rodas, por meio de um sistema de embreagem. Esse modo é acionado em velocidades mais altas de cruzeiro, quando o motor a combustão trabalha em sua faixa de maior eficiência energética.
Operação simples
Segundo a Honda, a operação do sistema é simples e busca maximizar a eficiência nas diferentes condições de rodagem.
O modo EV Drive, 100% elétrico, é utilizado nos momentos em que o motor a combustão não é eficiente, em condições de baixa velocidade, ou de aceleração suave. O motor a combustão, por sua vez, opera no modo Engine Drive, sendo acionado quando trabalha em sua faixa ideal de carga e rotação. O modo Hybrid Drive complementa o funcionamento eficiente do sistema e:HEV e opera entre essas duas condições.
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O e:HEV permite a interação com o motorista. Existem seletores atrás do volante, para controlar o nível de desaceleração do veículo em quatro estágios. Além dos modos Sport e ECON, que também alteram a aceleração e a desaceleração, essa função de seleção de desaceleração atua especificamente quando o condutor retira o pé do acelerador.
Design atualizado
O sistema híbrido não é a única novidade no Accord. O sedã passou por atualizações estéticas, por dentro e por fora, e ganhou novos itens de série.
Veja o que mudou:
- Novo para-choque e nova grade, com desenho mais horizontal e que abriga os novos faróis de neblina em LED;
- Rodas de 17 polegadas com acabamento escurecido;
- Novo acabamento na parte inferior do para-choque traseiro;
- Logo na tampa traseira identifica a versão híbrida;
- Sistema de áudio com integração a Apple CarPlay e Android Auto via Bluetooth;
- Assentos traseiros com saídas USB;
Autônomo
O Accord híbrido também recebeu novos conteúdos no que se refere à segurança e de mobilidade autônoma. Eles integram o sistema chamado de Sensing.
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Os destaques são:
- Low Speed Braking Control: ativa o freio em manobras de baixa velocidade, caso detecte a possibilidade de colisão;
- ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow): controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade;
- CMBS (Collision Mitigation Braking System) com FCW (Front Collision Warning): sistema de frenagem para mitigação de colisão;
- LKAS (Lane Keeping Assist System): sistema de assistência de faixa;
- RDM (Road Departure Mitigation System) com LDW (Lane Departure Warning): sistema para mitigação de evasão de pista.
- Controle de de tração e freios com ABS;
- Monitoramento da pressão dos pneus (TPMS);
- Oito airbags;
- Alerta de uso do banco traseiro: emite um aviso ao condutor, caso as portas traseiras tenham sido abertas antes de se iniciar a viagem.
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