Andamos na nova VW Saveiro Cross cabine estendida, que tem espaço atrás dos bancos para a bagagem de um casal numa viagem de fim de semana. Destaque também para o eficiente motor 1.6 MSI, o novo painel, a conectividade e o pacote de segurança, que inclui controles de tração e estabilidade.
Visual – Uma das mudanças que marcam a nova linha da Saveiro é a adoção de uma frente diferente do Gol e Voyage. As alterações incluem o capô, que está mais elevado do que o da picape anterior e ganhou duas linhas de estilo inéditas, conectadas com os novos faróis; o conjunto ótico, todo o recorte do capô que margeia os faróis a grade, que ficou maior e mais alta, com o logotipo da Volkswagen alocado integralmente fora do capô; para-choque, com dois frisos cromados que cruzam a grade e têm ligação direta com os faróis; e a entrada de ar na parte inferior do para-choque, que cresceu e traz linhas mais geométricas.
Interior – Destaque para novo painel, volante multifuncional (semelhante ao do Golf) e quadro de instrumentos combinado, que ganhou iluminação com luzes de LEDs em branco. As novas saídas de ar, com um formato angulado, dão um toque de elegância ao conjunto do painel. O porta-celular no alto do painel é extremamente útil para fixar o aparelho e usar, por exemplo, o aplicativo Waze e escapar dos engarrafamentos.
Conectividade – A nova Saveiro está bem conectada, contando com um bom sistema de informação e entretenimento (semelhante ao que é adotado no Novo Passat). O sistema App-Connect permite o espelhamento de smartphone na tela sensível ao toque (touchscreen) com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. Os sistemas de infotainment têm telas coloridas de alta definição com 6,33 polegadas, que proporcionam boa visualização e interatividade, além de leitura de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. Com ele, é possível responder por meio de comando de voz à mensagem que é enviada em formato SMS e parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente.
Caçamba – A versão avaliada (com cabine estendida), é aquela que tem caçamba maior que a da cabine dupla e menor do que a simples. Mas a capacidade volumétrica (de 734 litros) e de carga (de 621 quilos) permite levar muita coisa e até ajudar numa pequena mudança. O protetor de caçamba evita arranhões e estragos na lataria e a capota marítima protege a carga dos olhares indesejados de ladrões oportunistas. Os ganchos existentes no fundo do assoalho e na parte de cima (do santantônio integrado) possibilitam uma boa amarração da carga. O vidro traseiro é resguardado por um protetor de cabine. Mas o estepe continua desprotegido e alvo dos amigos ao alheio, exigindo cuidado ao parar a picape.
Motor e câmbio – Um dos pontos positivos da versão Cross é o eficiente motor 1.6 16V MSI, que gera potências de 110cv (gasolina) e 120cv (etanol), ambas a 5.750rpm; e torques máximos de 15,8kgfm (gasolina) e 16,8kgfm (etanol), ambos a 4.000rpm. A diferença de rendimento entre os dois combustíveis é sensível, mas mesmo com o combustível derivado do petróleo, a picape tem bom desempenho tanto no trânsito urbano como na cidade, e com consumo bem razoável (na estrada, com caçamba vazia, ar ligado, gasolina no tanque e sem carcar demais o pé, o computador de bordo registrou médias de 14,6km/l). O câmbio casa bem com o motor, tem relações bem escalonadas (sem quedas de rotações) e engates macios e precisos.
Na terra – Embora não seja exatamente um fora-de-estrada, a Saveiro Cross mostrou boa desenvoltura em um trecho ruim de estrada de terra. A boa altura do solo (a picape ficou 32mm mais alta, por conta da suspensão elevada e pneus maiores) evitou que o fundo raspasse em pequenas valetas e os pneus Scorpion da Pirelli, de uso misto, ajudou em pequenos trechos de lama. Outro item interessante da picape da Volks é o freio ABS com função off-road, que permite um leve travamento das rodas para acumular terra e facilitar a frenagem. Mesmo com a altura elevada, a suspensão mostrou boa estabilidade. Mas o conforto, com a caçamba vazia, é um pouco sacrificado.
Pacote de segurança – Na lista, destaque para o controle eletrônico de estabilidade (ESC), aquele “anjo da guarda” que te protege quando você erra a mão numa curva e entra rápido demais. Ele te devolve o controle e a segurança, reduzindo o torque do motor e (caso necessário) freia uma das rodas. O controle de tração e o bloqueio eletrônico do diferencial formam uma dupla interessante e foram de grande ajuda quando arrancamos numa subida de lama, quando também contamos com o assistente de partida em subida. O pacote ainda engloba o controle de descida, que, em baixa velocidade, aciona os freios automaticamente, assegurando um melhor controle do carro.
Ficha Técnica
DESEMPENHO
Aceleração de 0 a 100 km/h – 10,5s (G) / 10s (E)
Velocidade máxima – 178Km/h (G) / 181 km/h (E)
MOTOR
Cilindrada – 1.598 cm³
Potência líquida máxima – 110cv (G) / 120cv (E) (a 5.750rpm)
Torque líquido máximo – 15,8kgfm (G) / 16,8Kgfm (E) (a 4.000rpm)
FREIOS
Dianteiros – Disco ventilado
Traseiro – Disco
DIMENSÕES
Comprimento – 4.497mm
Distância entre eixos – 2.753mm
Largura (sem/com espelho retrovisor) – 1.728 / 1.893
Altura – 1.512 – 1553
PESOS
Em ordem de marcha – 1.119kg
Carga útil máxima – 621kg
COMPARTIMENTO DE CARGA
Compartimento de carga – 734 litros
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
TRANSMISSÃO
Câmbio – Manual de 5 velocidades
RODAS E PNEUS
Rodas – 6Jx15
Pneus – 205/60 R15
RESERVATÓRIO DE COMBUSTÍVEL
55 litros
Fotos: Eduardo Aquino e V0lkswagen/Divulgação
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