Andamos em uma das versões intermediárias da picape da GM, que traz como apelo um visual aventureiro diferenciado, incluindo santantônio tubular, grade dianteira exclusiva, molduras nas caixas de roda, estribos laterais de rodas de liga de 18 polegadas na cor preta. A mecânica já é conhecida na linha S10, com a dupla motor 2.8 turbo-diesel (que passou por evoluções recentemente) e câmbio automático de seis marchas, que trabalham de forma bem afinada, aproveitando bem toda a força disponível em baixa rotações. Embora não tenha bloqueio do diferencial traseiro, a boa altura do solo, os pneus de uso misto e a tração 4×4 com reduzida possibilitam à versão Z71 encarar com desenvoltura trechos de estradas de terra ruins. Pelo preço, a lista de equipamentos de série (não há opcionais) deveria ser mais bem recheada.
Na frente, destacam-se a enorme grade na cor preta, com barras em preto brilhante, o nome Chevrolet em destaque e o nome da versão no canto em baixo; faróis e lanternas com máscaras negras, as luzes diurnas e de neblina.
Tubular
De perfil, o que sobressai são o santantônio tubular, as rodas de liga de 18 polegadas também pintadas na cor preta, os adesivos exclusivos da versão Z71 na parte de baixo das portas e do para-lama traseiro e os estribos laterais.
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Na traseira, o adesivo da versão também está presente na parte de baixo da tampa da caçamba. O escapamento tem saída dupla para dar um toque esportivo e a gravatinha símbolo da Chevrolet é pintada na cor preta.
Costuras vermelhas
Por dentro, o acabamento é de boa qualidade, sem nenhum destaque, com o predomínio é da cor preta, incluindo a forração dos bancos em couro com costuras vermelhas e o preto brilhante presente no console.
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O volante tem boa pega e permite boa visualização do quadro de instrumentos, que é analógico. Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta apenas com a regulagem de altura do banco, pois falta ajuste de distância da coluna de direção.
MyLink
A S10 Z71 é equipada com o sistema multimídia Chevrolet MyLink (Android Auto e Apple Car Play) com tela de sete polegadas posicionada no alto do painel. Abaixo, estão os comandos do ar-condicionado, que não é automático e nem de duas zonas.
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O espaço interno proporciona um conforto razoável para cinco adultos. A caçamba leva 1.061 litros e tem capacidade de carga de 1.046 quilos, capota marítima, protetor de caçamba e ganchos para amarração da carga, mas falta protetor para o vidro traseiro.
Seis airbags
O pacote de segurança inclui seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles de tração e estabilidade, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, monitoramento da pressão dos pneus e controle de descida.
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A assistência elétrica da direção está bem ajustada para as velocidades mais elevadas e para as manobras em vagas apertadas, quando o motorista conta com a ajuda do sensor de estacionamento traseiro e da câmera de ré.
Fora do asfalto
Para um bom desempenho em estradas de terra ruins como enfrentamos, a S10 Z71 conta com tração 4×4 com reduzida, pneus de uso misto e boa altura do solo. Falta apenas o bloqueio do diferencial traseiro, que melhoraria ainda mais essa performance.
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Fazendo jus ao apelo esportivo da versão Z71, o motor 2.8 turbo-diesel (que teve a turbina redimensionada recentemente) e proporciona uma tocada prazerosa para uma picape de mais de duas toneladas, com boas acelerações e retomadas de velocidade.
Consumo
Os níveis de consumo também foram razoáveis. Na cidade, enfrentando um trânsito pesado, com ar ligado e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias em torno de 8,0km/l. Na estrada, as médias subiram para cerca de 10,5km/l.
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O câmbio automático de seis marchas trabalha em boa sintonia com o motor, aproveitando bem a sua força em quase todas as rotações. Tem funcionamento suave e a trocas manuais são feitas na própria alavanca de marchas.
Suspensão
A suspensão proporciona o que se espera normalmente de uma picape média, ou seja, pula um pouco demais quando está com a caçamba vazia e passa por pisos irregulares. Mas é impressionante como esse comportamento muda com carga na caçamba.
Mas a calibragem do conjunto surpreendeu ao acompanhar bem o ritmo esportivo, com boa estabilidade para uma picape desse porte, embora os pneus de uso misto não ajudem muito nessa tarefa no asfalto.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 2.776cm³ de cilindrada, 16V, turbodiesel com injeção direta, que gera 200cv de potência a 3.600rpm e 51,0kgfm de torque a 2.000rpm
Transmissão – Tração traseira, com opção de 4×4 e 4×4 reduzida; e câmbio automático de seis marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, com braços articulados; e traseira, eixo rígido
Dimensões – Comprimento, 5,36m; largura, 1,87m; altura, 1,83m; e entre-eixos, 3,09m
Altura do solo – 22,8cm
Ângulo de entrada – 29°
Ângulo de saída – 16,1°
Freios – A disco na dianteira e tambor na traseira, com distribuição eletrônica de frenagem (EBD)
Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 265/60 R18
Capacidade de carga – 1.046 quilos
Capacidade da caçamba – 1.061 litros
Tanque – 76 litros
Peso (em ordem de marcha) – 2.104 quilos
Principais equipamentos de série – Airbags frontais, laterais e de cortina; monitoramento da pressão dos pneus, controles eletrônicos de tração e estabilidade, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, faróis e lanternas de neblina, luzes de condução diurna, assistente de partida em rampa, controle de descida, ar-condicionado, coluna de direção com regulagem em altura, banco do motorista com regulagem em altura, bancos em couro, computador de bordo, sensores de estacionamento traseiro, sistema multimídia Chevrolet MyLink com tela de sete polegadas (Android Auto e Apple Car Play), câmera de ré, adesivos Z71 nas laterais e tampa traseira, capota marítima, estribos laterais exclusivos, logo Z71 na grade, molduras nas caixas de roda, santantônio exclusivo, rodas de liga de 18 polegadas com desenho exclusivo e ganchos de amarração na caçamba.
Preço – R$ 274.800,00.
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