Depois de avaliarmos a versão de entrada do crossover da Volkswagen, a Comfortline, agora andamos na opção topo de linha, a Highline, equipada com o mesmo motor 1.0 de três cilindros com turbo e injeção direta e câmbio automático de seis marchas, que trabalham de forma afinada para equilibrar bem performance e consumo. Outros pontos positivos são o bom nível de acabamento, a conectividade e as linhas modernas e equilibradas. As listas de equipamentos de conforto e segurança são bem recheadas, incluindo tecnologias de condução semi-autonônomas, mas o preço ultrapassa os R$ 100 mil.
O Nivus é mais um modelo desenvolvido sobre a “polivalente” plataforma da VW Estratégia Modular MQB, que já deu origem, entre outros, ao Polo, Virtus, T‑Cross, Jetta, Passat e Tiguan Allspace.
Traseira fastback
A traseira em estilo fastback deu um charme especial ao Nivus, cujo design foi elogiado por todas as pessoas que conversamos e que viram de perto o carro. Elas destacaram que o visual tem uma mistura de elegância e esportividade.
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Na frente, a grade, que é “cortada” por uma barra cromada, que abriga o símbolo da marca, se destaca e integra de forma bem harmoniosa aos faróis e luzes diurnas em LED. A Highline tem faróis de neblina em LED com função direcional. O capô lembra um pouco o do Polo.
Perfil de cupê
De perfil, as linhas lembram as de um cupê. Também chamam a atenção as coberturas plásticas dos para-lamas e soleiras (recurso bastante usado nas versões aventureiras), as barras no teto e as colunas centrais, todas na cor preta. A “Highline tem um detalhe na cor prata na soleira e as rodas de liga são de 17 polegadas com desenho mais sofisticado.
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Na traseira, as lanternas têm clara inspiração nas do T-Cross e são unidas e emolduradas por um elemento de estilo na cor preta que dão uma boa pitada de esportividade. Também são destaques o defletor de ar no alto da tampa traseira e o para-choque na cor preta.
Bancos em couro
Por dentro, o acabamento não chega a encher os olhos. Os bancos são confortáveis e forrados em couro sintético. Os comandos do ar digital compõem melhor o painel do que os comandos da Comfortline. O volante tem boa pega e abriga os principais comandos.
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O espaço acomoda bem quatro adultos e uma criança, mas as pessoas de maior estatura não gostaram do acesso e nem do espaço no banco traseiro. O porta-malas tem boa capacidade (415 litros), mas o destaque é o amplo acesso devido à abertura da tampa traseira.
Preto brilhante
O painel é bonito, com molduras em preto brilhante, com destaque para o sistema multimídia VW Play com tela colorida de 10,25 polegadas sensível ao toque e App-Connect e quadro de instrumentos digital configurável.
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A conectividade é completada pela conexão de internet via celular, manual cognitivo, APP ‘Meu VW’ pré-instalado (possibilitando o agendamento de revisões periódicas, por exemplo), e a inédita VW Play Apps, uma loja virtual com vários aplicativos.
Refrigerado
A lista de equipamentos é bem sofisticada na Highline. Entre os itens de conforto, destaque para o ar digital e porta-luvas refrigerado, que faz diferença no calor para manter, por exemplo, uma garrafa de água mineral mais gelada.
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A de segurança inclui equipamentos como controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência, sistema autônomo de frenagem de emergência, sistema de frenagem automática pós-colisão e airbags frontais, laterais e de cortina.
Arrancadas e retomadas
O motor 1.0 turbo é suficiente para garantir um bom desempenho do Nivus, com boas arrancadas e retomadas de velocidade, garantindo agilidade no trânsito urbano e segurança nas ultrapassagens em estradas; e com um consumo bem razoável (média de 7,4km/l na cidade e de 10,2km/l na estrada com etanol).
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O câmbio automático de seis marchas é eficiente e tem funcionamento suave, mas as mudanças são mais ágeis com as trocas manuais.
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Embora não seja voltada para um desempenho esportivo, a suspensão consegue equilibrar conforto e estabilidade. A altura mais elevada ajuda um pouco nas estradas de piso ruim.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
- Motor – Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, turbo com injeção direta, flex, que gera potências de 116cv (gasolina) e de 128cv (etanol) a 5.500rpm e torque de 20,4kgfm (gasolina/etanol) entre 2.000 e 3.500rpm
- Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
- Direção – Assistência elétrica
- Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção
- Dimensões – Comprimento, 4,26m; largura, 1,75m; altura, 1,49m; e entre-exixos, 2,56m
- Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
- Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/55 R17
- Porta-malas – 415 litros
- Tanque – 52 litros
- Peso (em ordem de marcha) – 1.199 quilos
Principais Equipamentos – Controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência e monitoramento frontal, sistema autônomo de frenagem de emergência anti-colisão frontal (até 50 km/h), alerta de frenagem de emergência, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado digital, assistente de partida em rampas, bancos revestidos em couro sintético, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, controles de tração e estabilidade, câmera de ré, direção elétrica, faróis de neblina em LED com função direcional, faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada, sistema Isofix, indicador de controle da pressão dos pneus, sistema de frenagem automática pós-colisão, quadro de instrumentos digital, lanternas traseiras em LED, rodas de liga de 17 polegadas, porta-luvas refrigerado, rack de teto longitudinal na cor prata, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, sistema de som touchscreen “VW PLAY” com tela colorida de 10 polegadas e App-Connect, sistema detector de fadiga do motorista e volante multifuncional em couro com “shift-paddles”
.Preço – R$ 102.050,00
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