Audi Q3 1.4 Black

Em uma viagem até a histórica cidade de Tiradentes (MG) e em uma pequena volta pelo trânsito urbano de Belo Horizonte, pudemos sentir um pouco como se comporta o novo SUV compacto da marca alemã. Destaque para as linhas mais modernas, que incorporam a nova linguagem de design da família “Q”; o amplo espaço interno, tanto para pessoas como para as bagagens; e o pacote refinado de tecnologias de conforto e segurança. Muitos criticaram que o motor continua o mesmo, mas a verdade é que o 1.4 TFSI continua atendendo bem, com bom equilíbrio entre performance e consumo.

Foto: Eduardo Aquino

O Q3 é o SUV mais vendido da Audi no Brasil. Provavelmente porque ele tem um bom pacote tecnológico, um bom acerto de direção e suspensão, motor de bom fôlego e um espaço interno que oferece bom nível de conforto sem dimensões externas exageradas que acabam dificultando a vida do motorista no trânsito urbano.

Novas dimensões

A nova geração do SUV compacto cresceu em comprimento (agora tem 4.484mm), largura (agora mede 1.849mm) e na medida entre-eixos (2.680mm), que foi fundamental para melhorar o espaço interno.

Leia mais: Teste da Chevrolet S10 High Country

Foto: Eduardo Aquino

Quatro adultos de estatura elevada se acomodam com conforto, pois, além do espaço, os bancos traseiros (divididos em 40:20:40) deslizam para frente (em 150 milímetros) e os encostos podem ser inclinados. O porta-malas também é generoso (530 litros).

Família “Q”

O visual ficou mais sofisticado e incorpora a nova linguagem de design da família “Q”, que já estava presente no Audi Q8. Na frente, destaque para a grande grade Singleframe, que passa a ter desenho octogonal.

Leia mais: Toyota Hilux Globalizada

Foto: Eduardo Aquino

De perfil, sobressaem-se a linha de cintura alta, a inclinação da coluna “C”, a cor preta presente nas molduras das caixas de roda, nas soleiras, colunas e capa dos retrovisores e o desenho ao mesmo tempo esportivo e elegante das rodas de liga de 18 polegadas.

Forma de linha

Na traseira, as lanternas com luzes de LED são um capítulo à parte, com destaque para os indicadores de direção em forma de uma linha ao longo de todo o conjunto. Também chamam a atenção o defletor de ar no teto, a parte de baixo do para-choque na cor preta e as saídas estilizadas de escape.

Leia mais: Yamaha cinquentinha

Foto: Eduardo Aquino

Por dentro, a opção Black traz revestimento em couro no volante e em Alcântara nos bancos esportivos e detalhes em laranja na faixa central do painel e nos painéis de porta.

Leia mais: Amarok vitaminada

Foto: Eduardo Aquino

Luzes customizáveis

Como opcionais, há luzes internas customizáveis em até 30 opções de cores e detalhes de acabamento em Alcântara, sistema que ajuda a estacionar o carro, controle automático de velocidade adaptativo e sistema que detecta, por meio de radar, situações críticas, podendo até frear automaticamente o veículo caso necessário, entre outros.

Foto: Eduardo Aquino

Destaque também para o quadro de instrumentos digital configurável, o sistema multimídia MMI completo com moldura preta e tela sensível ao toque de 8,8 polegadas e a ergonomia dos comandos, já que o painel central é inclinado em 10 graus em direção ao motorista.

Leia mais: Teste do Renegade Trailhawk

Foto: Eduardo Aquino

Geração anterior

O motor e o câmbio são os mesmos da geração anterior, mas a dupla 1.4 TFSI e câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas (com possibilidades de trocas manuais junto ao volante) continua afinada.

Leia mais: Novo Nissan Versa

O divertido é que o motorista pode escolher, por meio do Audi Drive Select, cinco modos de condução (de muito conforto até alta esportividade), alterando resposta do acelerador, esterçamento e características das mudanças do câmbio.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.395cm³ de cilindrada, 16V, turbo e injeção direta, a gasolina, que rende 150cv de potência a 5.000rpm e 25,5kgfm de torque a 3.500rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas simuladas

Direção – Assistência elétrica

Suspensões – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo multlink

Dimensões – Comprimento, 4,38m; largura, 1,83m; altura, 1,59m; e entre-eixos, 2,60m

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 19 polegadas, calçadas com pneus 235/50 R19

Porta-malas – 530 litros

Tanque – 64 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.605 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Seis airbags, Rodas de liga de 19 polegadas, monitoramento da pressão dos pneus, faróis, luzes diurnas e lanternas em Full LED; sensores crepuscular e de chuva, barras no teto e capa do espelho retrovisor na cor preta, teto solar elétrico panorâmico, bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos e apoio lombar em 4 vias, suporte para cadeiras infantis ISOFIX e Top Tether para banco traseiro, revestimento do teto na cor preta, acabamento do painel em preto High-gloss, aplique frontal do painel em Cinza metálico (lado passageiro), frisos da soleira da porta dianteira com aplicação de alumínio, acabamento interno em prata/alumínio, bancos revestidos em Alcantara e couro artificial, volante multifuncional em couro, pacote de luzes ambiente, ar-condicionado de duas zonas e com saídas de ar para o banco traseiro, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétrico, tomada de 12 volts e duas portas USB para o banco traseiro, Audi virtual cockpit com tela de 10,25polegadas, sistema multimídia MMI Rádio plus com reconhecimento de voz, Audi smartphone interface, Audi sound system, assistente de partida em rampa, controle de descida, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com a função Parking Assist, controle automático de velocidade, câmera de ré e controles de tração e estabilidade.

Preço: R$ 239.990

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (
www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh

Uma resposta

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.