Hilux globalizada

Nova Toyota Hilux

A nova Hilux está mais globalizada do que nunca. Fabricada na Argentina (unidade industrial de Zárate), com design inspirado no modelo lançado na Tailândia, a pick-up da Toyota chega este mês de novembro nos mercados das Américas do Sul e Central. No total 23 países terão o veículo.

Foto: Toyota/Divulgação

No Brasil vai custar entre 145 mil e 241 mil reais, e terá diversas configurações. Elas variam conforme a cabine, o motor e o conteúdo.

Confira os preços e versões:

Mais robusta

Foto: Toyota/Divulgação

A nova Hilux está mais robusta no design da carroceria. Destaque para faróis e lanternas em LED e maçanetas cromadas. A grade frontal e os para-choques também passaram por atualização estética. E as rodas de liga leve têm novo desenho.

Nos modelos flex, o motor não mudou. É um 2.7 litros de 16 válvulas, que gera de 159 cv (gasolina) a 163 cv (etanol) de potência. Já a opção 1.8 turbodiesel teve um acréscimo de 15% de potência e agora totaliza 204 cv de força.

Leia mais: Amarok vitaminada

O torque para os modelos com transmissão automática de seis velocidades sequencial também cresceu 11%. São agora 50,9 kgfm a 2.800 rpm. O novo patamar foi possível com a incorporação de um turbo maior. As pás da turbina estão 25% maiores. A Toyota ainda incorporou uma válvula solenoide na direção.

Os câmbios para os modelos diesel são automáticos de seis velocidades sequencial para as versões SRX, SRV e SR e manual de seis velocidades para as versões Standard Power Pack, Cabine Simples e Cabine Chassi. As versões flexfuel trazem transmissão automática de seis velocidades sequencial.

Safety Sense

As versões mais caras possuem o Toyota Safety Sense, principal dispositivo de segurança da pick-up. Faz parte dele o sistema de pré-colisão frontal, que usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. O objetivo é detectar a possibilidade de uma colisão e por isso emite sinais sonoros ao motorista.

Há outros novos itens de segurança. As versões cabine simples possuem controle eletrônico de estabilidade (VSC), assistente de subida (HAC), controle eletrônico de tração (A-TRC) e luz de frenagem emergencial automática.

Leia mais: Novo Peugeot 208 mostra as garras

Na suspensão, a Hilux SRX vem com novos amortecedores de maior diâmetro (mais 6,7% em comparação com a anterior). Em todas as versões foram adicionadas buchas com novo desenho na junção das molas com o chassi. Foram adicionados novos suportes de cabine, a fim de proporcionar maior rigidez lateral e reduzir o nível de vibrações transmitidas à cabine.

Ventilação nos assentos

A Hilux está mais completa de série. Os bancos dianteiros, por exemplo, têm sistema de ventilação. As versões SRX e SRV incorporam sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. O computador de bordo com tela de 4,2 polegadas (SRX, SRV e SR) possui duas funções adicionais: o indicador digital de velocidade e o indicador de posição das rodas dianteiras. Esta última função exibe uma referência de qual é a posição das rodas dianteiras com três ângulos diferentes.

Um destaque da configuração SRX são as duas das caixas acústicas JBL que ficam no topo do painel de instrumentos.

Conexão

Quanto à conectividade, os ocupantes das versões SRX, SRV e SR, diesel e flex passam a contar também com conexão para smartphones e tablets através do espelhamento Android Auto e Apple CarPlay.

Leia mais: S10 conectada ao agro

Outros itens permanecem nos modelos, tais como sistema multimídia com tela de oito polegadas sensível ao toque com sistema de navegação (GPS) integrado, TV Digital (últimos dois itens somente disponíveis para as versões SRX e SRV), rádio MP3, câmera de ré, entrada USB e conexão Bluetooth.

Display áudio com tela de oito polegadas sensível ao toque com rádio com MP3, entrada USB, conexão Bluetooth e também conexão para smartphones e tablets através do espelhamento Android Auto e Apple CarPlay estão na versão Power Pack.

Texto: Luís Otávio Pires

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (
www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.