Mais cabine, menos caçamba

Versão mais sofisticada da linha de pick-ups compactas da Volkswagen, Saveiro Highline avaliada tem pacote de equipamentos satisfatório, suspensão elevada, novas medidas de pneus, motor 1.6 litro flex com bom fôlego e transmissão adequada;  modelo ganhou identidade própria para se desvincular do Gol.

A Volkswagen resolveu dar uma “sacudida” na sua pick-up, criando um estilo próprio
A Volkswagen resolveu dar uma “sacudida” na sua pick-up, criando um estilo próprio

Mesmo sem muitas inovações de design e tecnologia apenas razoável, além de ser apenas a vice-líder no segmento das pick-ups compactas – atrás da Fiat Strada -, a Saveiro ainda dá um caldo. Ainda mais depois que a Volkswagen seguiu os passos da concorrência e percebeu que, mesmo compacta, as pick-ups precisam ter pelo menos uma versão da linha com capacidade para quatro passageiros. É o caso da Highline, disponível com cabine dupla, que leva dois adultos na parte da frente e, no máximo, duas crianças ou pré-adolescentes na parte de trás da cabine.
A turminha da farra vai até numa boa, embora o ângulo mais reto do encosto do banco traseiro seja um pouco desconfortável. O acesso ao banco traseiro não é dos melhores e exige um certo contorcionismo, enquanto as janelas traseiras basculantes melhoram bem a ventilação na parte de trás. Todos os ocupantes contam com cinto de três pontos e apoios de cabeça, o que é bom no quesito segurança; e a caçamba tem proteção, chave, capota marítima (opcional) e quatro ganchos para amarrar a carga. A tampa traseira tem amortecedor, é bem leve e fácil de operar.  E como todas as pick-ups cabine dupla, a capacidade de caçamba é menor se comparada à versão convencional, mas até comporta bikes, uma moto ou um jet-ski.

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Durante a avaliação do ACELERA AÍ, pôde-se perceber que o motor 1.6 que equipa o modelo tem bom fôlego, principalmente em baixa rotação, e não há consumo exagerado. Rodando apenas com o motorista, gasolina no tanque e ar condicionado desligado, o computador de bordo registrou médias em torno de 13,4 km/l. Para facilitar a dirigibilidade, o câmbio tem engates precisos e o nível de ruído é baixo para uma pick-up cabine dupla.
Importante destacar nesta Saveiro a suspensão elevada e os novos pneus, que são novidades no modelo. A mudança a deixou mais alta, o que favorece transitar por pisos ruins e estradas de terra; e não afetou tanto a estabilidade. O nível de conforto é bem razoável, mesmo com a caçamba vazia.
A Saveiro Highline é a mais sofisticada da família. Ela se diferencia externamente das outras pelo friso lateral cromado e acabamento mais sóbrio, e vem, de série, com os mesmos equipamentos da versão Trendline mais ar-condicionado, faróis e lanterna de neblina, chave tipo “canivete” com controle remoto, coluna de direção ajustável em altura e distância, espelhos retrovisores com ajustes elétricos, alarme Keyless, volante multifuncional (com controles do sistema de som e de telefonia), rodas de aço de 15 polegadas com pneus 205/60 R15 e calotas “Calcário” e sistema de infotainment “Media Plus”.
Bem interessante também são alguns opcionais, como o suporte para celular adaptável a qualquer aparelho. Bem localizado, ao centro do painel, permite a visualização das informações sem esforço, mas fica a dica: jamais desvie a atenção por causa do telefone – é um perigo.

Detalhes Saveiro
Outros detalhes da Saveiro são banco de couro sintético (“Native”), Park Pilot (sensor de estacionamento traseiro, muito útil, já que a visibilidade traseira não é boa, mesmo com retrovisores externos de bom tamanho) e novo sistema de informação e entretenimento App-Connect, que possibilita o espelhamento de smartphones na tela sensível ao toque (touchscreen) com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto, com leitura de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes e possibilidade de resposta por meio de comando de voz das mensagens em SMS e de parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente.
Por fora, a Saveiro Highline chama a atenção. A Volkswagen resolveu dar uma “sacudida” na sua pick-up, criando um estilo próprio e se desvinculando do Gol – embora continue sendo derivada do hatch da marca. A nova identidade visual externa e interna inclui faróis com linhas mais lapidadas e sextavadas, novas grades dianteiras, lanternas traseiras tridimensionais e com novo efeito noturno e novos volantes e painel de instrumentos.
A família Saveiro tem quatro versões, cada uma delas com seu motor e pacote de equipamentos:  Robust (cabine simples), Trendline (cabine simples, estendida ou dupla), Highline (dupla) e Cross (estendida ou dupla). As opções Robust, Trendline e Highline são equipadas com motor 1.6 Flex de oito válvulas, que geram potências de 101cv (gasolina) e 104cv (etanol) e torques de 15,4kgfm (gasolina) e 15,6kgfm (etanol). Somente a versão Cross tem o motor 1.6 Flex de dezesseis válvulas, que rende potências de 110cv (gasolina) e 120cv (etanol) e torques de 15,8kgfm (gasolina) e 16,8kgfm (etanol).

Ficha - Saveiro CD

Linha 2017 e preços

– Robust Cabine Simples (R$ 43.990) – Tampa da caçamba com amortecedor e chave (abertura no logo), barra para carga no teto, para-choques em preto fosco, rodas de aço aro 15″ e pneus 205/60, máscara negra para faróis, banco do motorista com ajuste de altura e airbag frontal duplo. Opcionais: ar-condicionado, assistência hidráulica à direção e vidros e travas elétricas.
– Trendline Cabine Simples (R$ 48.590)
– Trendline Cabine Estendida (R$ 53.590)
– Trendline Cabine Dupla (R$ 56.990) – Esta opção tem os equipamentos da Robust e acrescenta faróis duplos, direção hidráulica, travamento de portas e vidros elétricos, chave-canivete e computador de bordo. Opcionais: ar-condicionado e itens de conectividade.
– Highline Cabine Dupla (R$ 63.790) – Ela vem com ar-condicionado, ajuste de altura e profundidade para a coluna de direção, volante multifuncional, retrovisores elétricos na cor da carroceria com seta e função tilt-down integrados e sistema de som. Opcionais: revestimento em couro sintético, rodas de liga leve (15 polegadas), capota marítima, sensor de estacionamento e sistema de conectividade.
– Cross Cabine Estendida (R$ 66.790)
– Cross Cabine Dupla (R$ 69.990) – De série, tem pedaleiras cromadas, rodas de liga aro 15″, revestimento em couro sintético para volante, sensor de estacionamento na traseira, capota marítima, sistema de informação e entretenimento, freios ABS com função off-road, controle de estabilidade e tração, assistente para partida em subida e de descida e bloqueio de diferencial. Opcionais: sensores de chuva e de iluminação, controle automático de velocidade, sensores dianteiros de estacionamento, revestimento dos bancos em couro sintético, pneus todo-terreno e sistemas de entretenimento com tela maior, GPS e conectividade com vários celulares.
Fotos: Eduardo Aquino
Texto: Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires

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