Strada Volcano 1.3

Além da inspiração nas linhas da carroceria, a nova geração da picape Strada também herdou nomes das versões da irmã maior, a Toro. Avaliamos a opção Volcano, a topo de linha, que é equipada com motor 1.3, que rende 109cv quando abastecida com etanol, e câmbio manual de cinco marchas. O conjunto dá conta do recado e sem consumir muito. Além do design, destaque positivo também para os equipamentos de conforto e segurança, que incluem itens como airbags laterais, central multimídia com tela de sete polegadas, controles de tração e estabilidade e monitoramento da pressão dos pneus.

Foto: Eduardo Aquino

Para renovar a picape mais vendida do mercado, a Fiat não quis arriscar e apostou no time que está vencendo, se inspirando claramente nas linhas de sucesso da Toro para desenhar a nova geração da Strada.

Novo logo

Na frente, a grade em colmeia e com frisos horizontais unem os faróis com luzes diurnas em LED e abriga o novo logo da marca em destaque. No conjunto de baixo, estão a tomada de ar e os faróis de neblina.

Leia mais: Teste do VW Nivus Comfortline

Foto: Eduardo Aquino

De perfil, destaque para as coberturas plásticas nos para-lamas, o santantônio estilizado, as maçanetas e cobertura dos retrovisores na cor da carroceria e as rodas de liga de 16 polegadas de desenho esportivo, que são os únicos opcionais da versão.

Traseirinha Toro

Mas é na traseira que a inspiração na Toro dos designers da Fiat parece mais acentuada, principalmente no desenho das lanternas e na altura da tampa traseira. A Volcano traz de série capota marítima e protetores de caçamba e do vidro traseiro.

Leia mais: Hidrogênio é o futuro

Foto: Eduardo Aquino

Por dentro, destaca-se um bom espaço interno para uma picape compacta por fora e o acesso devido ao ângulo de abertura das portas. A caçamba tem volume de 844 litros e capacidade de carga para 650 quilos.

Leia mais: Teste do Cronos Drive 1.8

O acabamento interno utiliza tanto materiais que não causam boa impressão, como no painel, quanto aqueles que dão um toque mais refinado, como o black piano no volante. O tecido do banco tem toque agradável e é compatível com nosso clima tropical.

Tela de sete

Destaque também central multimídia com tela de sete polegadas, que é compatível com Apple Car Play e Android Auto e possibilita o pareamento de dois celulares simultaneamente.

Foto: Eduardo Aquino

Volante tem boa pega, abriga diversos comandos, mas a coluna de direção não tem regulagem de distância. A localização da tela do computador de bordo, no centro do quadro de instrumentos, ajuda na bia visualização das informações.

Leia mais: Bons sinais do mercado

Foto: Eduardo Aquino

Na lista de equipamentos de série, destaque para os airbags laterais, controles de estabilidade e tração, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, assistente de partida em rampa e monitoramento da pressão dos pneus.

O fôlego é bom

O motor 1.3 dá conta do recado e não decepciona quando roda com quatro adultos e suas bagagens. O consumo é bem razoável: com etanol, ar desligado e somente o motorista, o computador de bordo registrou médias de 7,4km/l na cidade e de 10,8km/l na estrada.

Leia mais: Nova Multistrada 950S

Foto: Eduardo Aquino

O câmbio manual relações de marcha bem adequadas para uma picape desse porte e coma sua capacidade de carga e os engates são macios, embora falte um pouco de precisão. A direção com assistência elétrica tem boa calibragem.

Pacote aventureiro

A suspensão elevada (214mm), os ângulos de entrada (24°) e de saída (28°), o controle de tração E-Locker (transfere mais torque para a roda com maior aderência) e os pneus de uso misto formam um conjunto que credencia a Volcano para pequenas aventuras.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.332cm³ de cilindrada, 8 válvulas, Flex, que gera potências 101cv (gasolina) a 6.000rpm e de 109cv (etanol) a 6.250rpm e torques de 13,7kgfm (gasolina) e de 14,2kgfm (etanol) a 3.500rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo rígido, com molas parabólicas longitudinais

Dimensões – Comprimento, 4,48m; largura, 1,73m; altura, 1,59m; e entre-eixos, 2,73m

Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas (opcionais), calçadas com pneus 205/55 R16

Altura do solo – 214mm

Ângulo de entrada – 23,2°

Ângulo de saída – 28,4°

Ângulo de rampa – 21,6°

Capacidade de carga – 650 quilos

Volume da caçamba – 844 litros

Tanque de combustível – 55 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.174 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos de série – Airbags laterais, alarme, ar-condicionado, bancos em couro/tecido, capota marítima, central multimídia com tela de 7 polegadas, comandos de áudio no volante, computador de bordo, controle eletrônicos de estabilidade e tração, câmera de ré, direção elétrica, faróis de neblina, faróis em LED, sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis, grade de proteção no vidro traseiro, assistente de partida em rampa, luz de iluminação da caçamba, luzes diurnas, porta USB adicional, protetor de caçamba, protetor de cárter, rodas de liga de 15 polegadas, rádio com entrada USB, santantônio, sensor de estacionamento e monitoramento da pressão dos pneus.

Opcionais – Rodas de liga de 16 polegadas, que custam R$ 2.500,00.Preços – R$ 82.290,00. Com os opcionais (incluindo pintura perolizada), R$ 87.290,00.

⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (
www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram e Twitter/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo 
www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também no https://soundcloud.com/radiobandnewsbh

Últimas postagens

plugins premium WordPress

Apoie o jornalismo independente.

Sua contribuição faz a diferença.