A quarta geração do utilitário- esportivo da BMW chega às concessionárias em quatro versões e preços que variam de R$ 449.950 a R$ 539.950. São duas opções de motor a diesel de seis cilindros em linha, com potências de 265cv e 400cv, e todas têm câmbio automático Steptronic de oito marchas e tração integral. Destaque para as tecnologias de condução semiautônoma e o sistema de controle de funções por gestos.
Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, o modelo produzido em Spartanburg (EUA) passou por uma renovação no corpo e na alma. Externamente, o X5 ganhou novas entradas de ar na dianteira, uma grade frontal cromada mais ampla e angular, com o duplo rim conectado, novas luzes de neblina horizontais e novos faróis Full-LED, alinhados à nova identidade visual da marca alemã. Na traseira, destacam-se as linhas de cintura e teto e dinâmicas e as lanternas horizontalizadas e tridimensionais.
Novas dimensões
O novo BMW X5 cresceu: o comprimento aumentou 36mm (agora tem 4,92m); a largura, 66mm (2,00m); a altura, 19mm, (1,74m); e o entre-eixos, 42mm (2,97m). No porta-malas, agora cabem 650 litros, podendo atingir 1.870 litros com os bancos reclinados. As novas dimensões ampliaram bastante o espaço interno. A cabine ganhou novos materiais e duas grandes telas de 12,3 polegadas, que integram o conceito de BMW Live Cockpit; e os comandos foram dispostos de forma mais simples e direta.
O novo X5 traz sistemas de tecnologia semiautônoma, como o Driving Assistant Professional, que inclui funções como alerta de mudança de faixa, alerta de tráfego cruzado em cruzamentos, assistente de mudança de faixa com sistema ativo de proteção lateral; alerta de evasão e alerta de veículo cruzando à frente. O SUV estaciona sozinho, por meio do Parking Assistant Plus; e tem câmera 360° para manobras mais seguras, com imagens em 3D.
Controle por gestos
Destaque também para a chave Display Key com tela ‘touch’ colorida de LCD, que traz diversas informações do veículo, como localização, autonomia, serviços e reparos, entre outros; para o BMW Gesture Control, sistema de controle de funções por gestos; para o sistema de navegação professional (com serviços como concierge, chamada de emergência e informações do trânsito em tempo real); e para o BMW Remote 3D View, um aplicativo que mostra uma visão em 360° do veículo na tela do celular, em qualquer lugar.
Em termos de motorização, o novo X5 oferece duas opções a diesel de seis cilindros em linha: um 3.0, de 265cv, que equipa as versões xDrive 30d, xDrive 30d M Sport e xDrive 30d M Sport xOffroad; e um 3.0 quadriturbo, 400cv, que empurra a versão topo de linha X5 M50d). Na primeira opção, a aceleração de 0 a 100km/h é feita em 6,5s; e, na segunda, é feita em 5,2s. Na primeira, a velocidade máxima é de 230km/h e, na segunda, de 250km/h. Nas duas opções, o câmbio é automático Steptronic de oito marchas e a tração, integral.
Versões e preços
X5 xDrive30d (R$ 449.950) – Controles de tração e estabilidade, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), função start/stop, rodas de 21 polegadas, regeneração de energia de frenagem, cortinas para vidros laterais traseiros; bancos dianteiros aquecidos, ventilados e com ajustes elétricos; ar-condicionado automático digital de quatro zonas, sistema de entretenimento traseiro com duas telas de 10,2 polegadas; sistema de som Surround Harman Kardon; BMW Display Key; sistema ConnectedDrive, assistente de farol alto; Head-Up Display; teto solar panorâmico; BMW Gesture Control; Driving Assistant Professional e Parking Assistant Plus.
X5 xDrive30d M Sport (R$ 479.950) – Acrescenta rodas de 22 polegadas com freios M Sport; volante M em couro; pacote M aerodinâmico e pacote M Sport.
X5 xDrive30d M Sport xOffroad (R$ 499.950) – Soma mais o sistema xOffroad, com quatro modos de condução (xSand, areia; xRocks, rocha; xGravel, cascalho; e xSnow, neve) e diferentes ajustes do sistema xDrive, transmissão e da resposta do acelerador.
X5 M50d (R$ 539.950) – Acrescenta faróis com tecnologia laser, sistema de som Surround Bowers & Wilkins; BMW Night Vision com reconhecimento de pedestres; pacote M Performance; suspensão Adaptativa M Sport; sistema de exaustão M Sport; freios M Sport; Diferencial M Sport; volante M em couro; pacote M aerodinâmico e manopla de câmbio em Glass Crafted Clarity.
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews.