Existem alguns hábitos dos motoristas que podem parecer simples, coisas do cotidiano, mas são responsáveis por distrações ao volante e se tornam um perigo. Uma delas é dirigir por longas horas em rodovias ou depois de enfrentar engarrafamentos. O cansaço vem e as mancadas ao volante acontecem.
Há outras distrações que podem parecer bobagem mas são terríveis. E ainda significam irregularidades e multas. Vamos a algumas.
O simples ato de ajustar o rádio ou regular o ar-condicionado é o mesmo que tirar o olho do volante mesmo que por segundos. Sem contar a prática mais comum nos dias de hoje: falar ao celular enquanto dirige. É proibido e já está entre as principais causas de acidentes no País.
A distração externa é outro ponto a ser destacado. Cuidado então ao ler placas de trânsito, olhar para um outdoor chamativo, uma paisagem bonita e bisbilhotar um acidente que ainda está na via.
Agravos
Segundo o instituto de segurança Cesvi Brasil, todas as distrações podem ser agravadas de acordo com a velocidade em que estamos trafegando, a região e a condição da via, além da quantidade de carros que trafegam por ela.
Para facilitar o entendimento dessa relação, confira a seguir quantos metros você percorre ao longo de apenas “1 segundo” de acordo com a sua velocidade.
- 1 segundo a 50 km/h: ≈ 14 metros (equivalente a ≈ 3 carros populares enfileirados)
- 1 segundo a 70 km/h: ≈ 19 metros (equivalente a ≈ 5 carros populares enfileirados)
- 1 segundo a 100 km/h: ≈ 28 metros (equivalente a ≈ 7 carros populares enfileirados)
- 1 segundo a 120 km/h: ≈ 33 metros (equivalente a ≈ 8 carros populares enfileirados)
Fotos: Pixabay e Cesvi Brasil/Divulgação
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews