Estudantes de engenharia da equipe Baja UFMG garantiram vaga na competição SAE Internacional e serão representantes brasileiros ao lado de times da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da USP, e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A prova será disputada de 17 a 20 de maio, no Kansas Technology Center, Pittsburg, no estado de Kansas (EUA).
Cerca de 100 equipes inscritas de seis países – Brasil, Canadá, Emirados Árabes, Estados Unidos, Índia e México – participam da prova.
Os brasileiros se classificaram na competição norte-americana durante a 24ª Competição Baja SAE Brasil, realizada em fevereiro. Na classificação geral das provas estáticas e dinâmicas, a EESC USP foi a campeã, seguida pela equipe mineira Baja UFMG e pela equipe potiguar, Car-Kará Baja SAE.
Os carros são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas. O motor é padronizado e desenvolve 10 cv de potência. Os carros podem transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 quilos.
Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi dos bajas, são projetados e construídos pelas equipes. Além disso, os estudantes têm ainda a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
O projeto Baja SAE foi criado pela Sociedade de Engenharia Automotiva em 1976 nos Estados Unidos e está no Brasil desde 1997, onde promove competições permanentes no Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.
Fotos: SAE Brasil/Divulgação
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews