A Peugeot começou a importar para o Brasil uma versão mais completa, cheia de tecnologia autônoma do seu utilitário esportivo 3008. Com nome de Griffe Pack, é R$ 9 mil mais caro que o modelo convencional (o Griffe) que, por sinal, já oferece bastante conteúdo. Motor, suspensão, itens de conveniência são os mesmos em ambas as versões. Só que a nova opção custa R$ 154.990,00 contra R$ 145.990,00 da disponível desde meados de 2017.
O 3008 Griffe Pack também deve vender mais, segundo expectativas da Peugeot, apesar do preço superior. A expectativa é que o mix seja 70% x 30%, mas para atingir seus objetivos comerciais, a subsidiária brasileira teve que negociar com a França. Afinal, já há uma fila de espera de 500 compradores pelo 3008 Griffe. A ideia do fabricante é duplicar o volume de importação do SUV este ano.
O motor do 3008 Griffe Pack é o mesmo 1.6 THP de 165 cv a gasolina, cujo torque surge com as 2.000 rpm. O balanço entre boa potência, torque e carroceria moderna resulta em ótimos números de consumo e diversão para todos a bordo. O câmbio é automático de seis marchas equipado com o novo comando por impulso elétrico e o modo Sport
A nova verão é superior em componentes de segurança, que esbanjam tecnologia autônoma. Elas se resumem na sigla ADAS, que significa Advanced Driver Assistance System, algo tipo Sistema Avançado de Assistência ao Motorista.
MAIS CONTEÚDO
O ADAS 3008 Griffe Pack inclui novos itens. São eles:
1-Active Safety Brake (Frenagem Automática de Emergência e Alerta de Colisão): uma câmera na parte superior do para-brisas e um radar no para-choque dianteiro fazem com que o utilitário esportivo seja capaz de frear ou parar totalmente caso detecte uma falta de reação do motorista diante de uma colisão iminente em um carro dianteiro ou um pedestre.
Dependendo do risco de colisão prevista pelo sistema e da configuração feita pelo condutor, vários tipos de alerta podem ser acionados e exibidos no painel de instrumentos: o nível 1 são alertas apenas visuais, indicando que o veículo a frente está muito próximo; enquanto o nível 2 são alertas visuais e sonoros, indicando uma colisão iminente. Ambos podem ser configurados de acordo com três níveis definidos: Perto, Normal e Distante e o status é memorizado quando a ignição é desligada.
O sistema é acionado quando a velocidade do veículo estiver entre 5 km/h e 140 km/h no momento em que um veículo em movimento é detectado; quando a velocidade do veículo for de no máximo 80 km/h quando um veículo parado for detectado; e quando a velocidade do veículo for de no máximo 60 km/h quando um pedestre for detectado.
2-Detector de Fadiga e Alerta de Atenção do Condutor: deflagra um alerta se detectar que não houve nenhuma pausa ao volante após duas horas a uma velocidade superior a 65 km/h. Essa função é complementada pelo Alerta de Atenção do Condutor, sistema que deflagra um alerta visual e sonoro assim que considerar que o comportamento do condutor denota certo grau de sonolência ou distração. Depois de três alertas de primeiro nível, o sistema aciona um quarto alerta com a mensagem “Faça uma Pausa!”, acompanhada por um alerta sonoro mais profundo.
3-Assistência de Farol Alto (Comutação Automática de Faróis Altos/Baixos): alterna automaticamente entre luz alta e baixa, dependendo das condições do trânsito e de iluminação, e otimiza o tempo de circulação em luz alta.
4- Leitor de Sinalização de Velocidade: reconhecimento de placas de velocidade, que as detecta, as lê e exibe no painel de instrumentos. E é atualizado quando o veículo passa por uma nova placa de limite de velocidade destinada a automóveis. O Limite de Velocidade Recomendado completa a função: o condutor pode optar por adaptar a regulagem da velocidade do veículo em função do limite de velocidade lido pela câmera.
5- Piloto automático inteligente (com Sistema de Parada e Regulador De Velocidade Adaptativo com Função Stop): para ajustar automaticamente a velocidade do veículo – no valor programado pelo condutor – e a distância em relação ao veículo da frente. Com ele, o sistema detecta veículos circulando à sua frente na mesma direção e adapta automaticamente a velocidade do veículo à velocidade do veículo que o precede.
Com a ajuda do freio motor e do sistema de frenagem (as luzes de freio se acendem nesse caso) é possível manter uma distância constante em três momentos: se o veículo à frente reduzir a velocidade, o sistema também reduz a velocidade do veículo ou até faz com que ele pare completamente; se o veículo à sua frente acelerar ou mudar de pista, o regulador de velocidade acelera gradativamente para retornar à velocidade programada; e se o condutor acionar a seta de direção para ultrapassar um veículo mais lento, o sistema permitirá que ele se aproxime temporariamente do veículo que o precede para facilitar a ultrapassagem, porém sem exceder a velocidade programada. Essa função está disponível entre 30 km/h e 180 km/h.
6- Sistema de Ponto Cego Ativo (SAM Ativo e Sistema Ativo de Vigilância de Ponto Cego) e Correção e Alerta de Permanência em Faixa (Alerta – ativo – de Ultrapassagem Involuntária de Linha): com uma câmera na parte superior do para-brisas, o sistema reconhece linhas contínuas e descontínuas nas vias e alerta o condutor no caso de ultrapassagem involuntária. Ou seja: em caso de falta de atenção, na tentativa de desvio da direção, a uma velocidade superior a 60 km/h e estando com as duas mãos ao volante, o 3008 emite um alerta e também corrige a trajetória do veículo para mantê-lo na faixa. Além disso, ele avisa o condutor da presença de outro veículo nas zonas de ponto cego do SUV em velocidade entre 12 km/h e 140 km/h. O alerta é dado por uma luz que se acende no retrovisor do lado em questão, assim que um carro, caminhão ou moto for detectado. Mais do que isso, o sistema também “segura” o volante, evitando colisão lateral.
Fotos: Peugeot/Divulgação
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Você também pode acessar o conteúdo pelo www.bhaz.com.br
Os editores do Acelera Aí apresentam a coluna Acelera BandNews, na Rádio BandNews FM BH (89,5). Ouça também através da fanpage @radiobandnews