Andamos na versão Comfortline (intermediária) do novo hatch da Volkswagen, que tem como principal atrativo o eficiente motor 1.0 de três cilindros, com turbo e injeção direta de combustível, que consegue equilibrar boa performance com baixo consumo. Outros pontos positivos são a qualidade de construção, o bom nível de acabamento e os pacotes tecnológicos de conforto e segurança.
Design – As linhas são praticamente as mesmas do modelo europeu, exceto pela frente, que foi desenhada para o mercado brasileiro. O novo Polo tem silhueta bem mais alongada. A distância entre-eixos, o comprimento e a largura cresceram, enquanto a altura continuou praticamente a mesma (veja na ficha técnica). A linha de teto ficou mais longa. Na traseira, ela se une a um defletor no teto. Uma linha fina na lateral da carroceria corre paralela à linha do teto. Ela rebaixa visualmente o centro de gravidade do Novo Polo. Os detalhes que caracterizam o modelo incluem uma longa linha de janelas laterais. A coluna “C”, em particular, que agora alcança mais à frente, torna o estilo do carro mais dinâmico nessa área.
Interior – Na versão Comfortline, o acabamento interno é de boa qualidade e traz black piano no volante, quadro de instrumentos e painel central. Volante multifuncional tem boa pega e coluna de direção regula em altura e distância. Instrumentos analógicos de bom tamanho proporcionam boa visualização, incluindo as informações do computador de bordo, que fica no centro do quadro de instrumentos. O sistema de infotainment Composition Touch é de fácil operaçõe e tem tela de 6,5 polegadas sensível ao toque. Tecido dos bancos tem toque agradável, discreta padronagem e está em sintonia com o nosso clima tropical.
Conforto – O novo Polo oferece um bom nivel de conforto para quem viaja nos bancos da frente e atrás, onde dois adultos e uma crianças dispõem de um bom espaço para as pernas. O espaço no porta-malas (de 300 litros) é compatível com o de um hatch compacto e vem com um item importante quando se faz compras: a rede para prender pequenos objetos e evitar que eles fiquem batendo de um lado para o outro. Os bancos dianteiros e traseiros acomodam bem o corpo. O ar-condicionado é eficiente e o porta-luvas refrigerado possibilita manter uma bebida gelada por mais tempo, o que é bem-vindo nos dias de calor.
Segurança – O novo Polo obteve notas máximas no teste de colisão do LatinNCAP, tanto na proteção para adultos como para crianças: mais de 50% da estrutura da carroceria é formada por aços especiais, de alta e ultra-alta resistência e conformados a quente. O pacote de equipamentos da versão comfortline inclui quatro airbags (frontais e laterais), sistemas Isofix e top-tether para fixar cadeiras infantis, controles de tração e estabilidade, que podem corrigir um erro do motorista; sistema de alerta de frenagem de emergência e o sistema Multicollision Brake (opcional), Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, que evita outras colisões após uma batida.
Rodando – Com motor 1.0 TSI e câmbio automático de seis marchas, o novo Polo ficou gostoso de dirigir. As respostas as acelerador são rápidas; as trocas podem ser feitas de forma manual, junto ao volante; existe opção de trocas esportiva (tecla “S”) e o nível de ruídos de funcionamento do motor não incomoda. O nível de consumo é baixo: com gasolina, ar ligado e apenas o motorista, o computador regisgtrou médias em torno de 16km/l na estrada. A direção está bem calibrada, tanto para manobras quanto para altas velocidades. A suspensão possibilita abusar nas curvas mais fechadas, sem sacrificar demais o conforto.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 12V, que gera potências de 116cv (gasolina) e de 128cv (etanol) ambas a 5.500rpm e torque de 20,4kgfm (gasolina e etanol), ambos entre 2.000 e 3.500rpm
Câmbio – Automático, de seis velocidades
Suspensão – Dianteira, do tipo McPherson; e traseira, eixo independente com braços longitudinais
Direção – Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletromecânica
Freios – Disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira
Rodas e pneus – Rodas de 16 polegadas, calçadas com pneus 195/55 R16 (opcionais)
Dimensões – Comprimento, 4,05m; largura, 1,75m; altura, 1,46cm; e entre-eixos, 2,56m
Porta-malas – 300 litros
Tanque – 52 litros
Peso – 1.147 quilos
Desempenho – Aceleração 0 a 100km/h, 10,1s (G) e 9,6s (E); e velocidade máxima, 187km/h (G) e 192km/h (E)
Preço – R$ 65.190. Com todos os opcionais (incluindo pintura metálica), sobe para R$ 70.140.
Equipamentos
De série – Direção elétrica, ar-condicionado, assistência de partida em subida, sensores de estacionamento estacionamento traseiro, coluna de direção com ajuste de altura e distância, alerta de frenagem de emergência, sistema de alarme com comando remoto, banco do motorista com ajuste de altura, controles eletrônicos de estabilidade e tração, dois airbags laterais para ocupantes dos bancos dianteiros, chave do tipo canivete com controle remoto, computador de bordo, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, rodas de liga de 15 polegadas, vidros dianteiros e traseiros com comando elétrico, travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível; sistema de som “Composition Touch” com App-Connect e volante multifuncional.
Opcionais – Acesso ao veículo sem uso de chave e botão para partida no motor, controle automático de velocidade, farol com ajuste automático de intensidade e função corning/leaving home, sensores de chuva e crepuscular, volante com shift paddles, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado digital, câmera traseira, porta-luvas refrigerado, Multicollision Brake, rede no porta-malas e rodas de liga de 16 polegadas.
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