Aposta na dirigibilidade

Com pequenas mudanças no visual, a nova VW Amarok segue apostando no prazer de dirigir para enfrentar suas concorrentes no disputadíssimo segmento das picapes médias. O interior também passou por alterações, ganhando novidades interessantes, assim como a lista de equipamentos, que foi ampliada sem muitas alterações de preço.

 

As principais alterações no visual estão na grade dianteira, faróis e para-choque
As principais alterações no visual estão na grade dianteira, faróis e para-choque

 

Por fora, as alterações talvez passem despercebidas, mas deram uma pequena renovada no visual. As mudanças mais significativas estão na frente da picape. A nova grade dianteira agora tem duas barras cromadas horizontais que se destacam; os faróis com novos desenhos e novas luzes de LED diurnas (na versão Highline que avaliamos); as luzes de neblina com novo formato; e o novo para-choque, com uma tomada de ar diferente. N lateral, o destaque são as novas rodas de liga e o adesivo que identifica o sistema de tração integral (4MOTION).

 

Na lateral, a única alteração é o adesivo que identifica o eficiente sistema de tração integral 4MOTION
Na lateral, a única alteração é o adesivo que identifica o eficiente sistema de tração integral 4MOTION

 

Por dentro, a nova Amarok traz algumas novidades interessantes. A faixa cromada no painel e as saídas de ar com novo formato dão um toque de elegância ao habitáculo, que continua com um bom nível de acabamento. Destaque também para os novos bancos, bem mais aconchegantes, prático (regulagens elétricas em todas as direções) e confortáveis, com um apoio regulável para as pernas, muito útil para pessoas de estatura maior. O volante multifuncional também ganhou novo formato.

 

A caçamba acomoda 1.280 litros e leva 1.134 kg, mas não tem protetor nem capota marítima
A caçamba acomoda 1.280 litros e leva 1.134 kg, mas não tem protetor nem capota marítima

 

Outra mudança importante, já que a palavra conectividade está na pauta do dia, é o novo sistema multimídia, capaz de espelhar o seu celular com as plataformas Mirrorlink, Google Android Auto e Apple Carplay. O painel de instrumentos também ganhou uma tela multifuncional colorida. Comandos do ar-condicionado redesenhados, amplo porta-objetos na parte central superior do painel e tomada de 12V posicionada atrás do apoia braço dos bancos dianteiros completam o pacote de novidades no habitáculo.

 

A faixa cromada no painel e as saídas de ar com novo formato dão um toque de elegância ao habitáculo
A faixa cromada no painel e as saídas de ar com novo formato dão um toque de elegância ao habitáculo

 

A boa dirigibilidade continua sendo o forte da Amarok. O motor é o mesmo 2.0 biturbo a diesel, que desenvolve 180cv de potência e 42,8kgfm de torque. Tem funcionamento suave e fôlego para quem gosta de mais esportividade e curte um off-road. Mas o consumo é um pouco elevado e continua sendo um ponto negativo. O câmbio automático de oito velocidades casa bem com o motor e deixa a picape mais gostosa de dirigir, com possibilidades de trocas manuais junto ao volante. A suspensão consegue reduzir bem o desconforto ao rodar vazia. Continua uma referência no segmento.

 

As rodas de liga de 19 polegadas são opcionais e custam R$ 2.360,00
As rodas de liga de 19 polegadas são opcionais e custam R$ 2.360,00

 

Em trechos de terra e barro, a nova Amarok mostrou valentia. A tração integral 4MOTION inteligente, com bloqueio mecânico do diferencial traseiro, se mostrou muito eficiente na lama e em pisos escorregadios. Ao sair do asfalto, basta acionar o botão off-road no console central, ele atrasa um pouco as respostas do motor e deixa os freios ABS calibrados para agiram em superfícies escorregadias.

 

O motor é o mesmo 2.0 biturbo a diesel, que gera 180cv de potência e 42,8kgfm de torque
O motor é o mesmo 2.0 biturbo a diesel, que gera 180cv de potência e 42,8kgfm de torque

 

Por falar em segurança, o pacote da nova Amarok é digno de elogio, pois inclui indicador de perda de pressão dos pneus (com alerta no quadro de instrumentos); airbags laterais de tórax e de cabeça para motorista e passageiro; sistema de freios “Post- Collision Braking” (sistema de frenagem automática pós-colisão), que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual; sistema ISOFIX para fixação de cadeiras infantis, controles de tração e estabilidade, Hill Descent Control (Controle Automático de Descida) e Hill Start Assist (Assistente para Partida em Subida).

 

Banco traseiro acomoda três adultos com certo conforto para as pernas e boa inclinação do assento
Banco traseiro acomoda três adultos com certo conforto para as pernas e boa inclinação do assento

 

Com dimensões generosas, um auxílio como câmera de ré e dos sensores de estacionamento dianteiro e traseiros são muito bem-vindo nas manobras. Uma comodidade em viagens longas é o controle automático de velocidade. Basta programá-lo para e relaxar um pouco. A direção está bem calibrada, sendo macia nas manobras e com bom peso em altas velocidades.

Preços – A picape Amarok Highline 2.0 TDI 4MOTION, com câmbio automático de oito velocidades, tem preço de R$ 167.990. Com rodas de liga de 19 polegadas, sobe para R$ 170.350.

 

Texto e fotos: Eduardo Aquino

 

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Ficha Técnica

Motor – Quatro cilindros em linha, 2.0 biturbo, a diesel, que gera 180cv de potência (a 4.000rpm) e 42,8kgfm de torque (a 1.750rpm)

Câmbio – Automático sequencial, de oito velocidades

Direção – Assistência hidráulica

Suspensão – Duplo triângulo na dianteira e eixo rígido com molas de lâminas na traseira

Freios – Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Tração – Integral (4MOTION), com bloqueio mecânico do diferencial traseiro

Dimensões – Comprimento, 5,254m; largura, 1,944m; altura, 1,834m; e entre-eixos, 3,097m

Pneus – 255/60 R18 (Opcional 255/55 R19)

Caçamba – 1.280 litros/1.134 kg

Tanque – 80 litros

Peso – 2.036 kg

Aceleração de 0 a 100km/h – 10,9 s

Velocidade máxima – 179 km/h

 

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