Quem curte carro de alto desempenho, em especial aquelas provas de arrancada tão comuns nos Estados Unidos, sabe o que significa a expressão “queimar o asfalto”. E para o delírio dessa galera, a Dodge mostrou no Salão de Nova York, que terminou ontem, o Dodge Challenger SRT Demon, com motor de 851cv, que gasta apenas 2,3 segundos para chegar a 96km/h. Um foguete que deixa um rastro de fumaça!
A “queimada de asfalto” acontece quando a potência despejada pelo motor nas rodas é tão grande que o atrito entre os pneus e o asfalto produz aquela fumaça que faz a alegria da galera que curte as competições de arrancada. E quem tem chamado a atenção desse público nos últimos anos, com lançamentos bem badalados, é a Dodge, marca americana que hoje pertence ao grupo FCA, comandado pela Fiat. Em 2014, ela lançou as versões SRT Hellcat do Charger e do Challenger, com motores de 717 cv. Eles eram até o início do Salão do Automóvel de Nova Iorque, no dia 14 deste mês, os muscle cars mais potentes da história. Eram porque a Dodge a Dodge estremeceu de novo os alicerces dos queimadores de asfalto com o diabolicamente rápido Dodge Challenger SRT Demon 2018.
Empurrado pelos 851cv do motor HEMI Demon de 6.2 com compressor, a edição limitada do Challenger SRT Demon tem o mais poderoso V8 de série já produzido. O torque também impressiona: 106,5 kgfm (a força de um grande trator!). A medição oficial da NHRA (associação de provas de arrancada dos EUA) de 9,65 segundos a 225 km/h faz do Dodge Challenger SRT Demon o carro de produção mais rápido do mundo no quarto de milha, a famosa prova americana disputada em pistas de 400 metros). Ele gasta apenas 2,3 segundos para chegar a 96 km/h.
Outra façanha do Dodge Challenger SRT Demon é a capacidade de levantar as rodas dianteiras durante a arrancada, obtendo um curioso recorde certificado pelo livro Guinness: a empinada mais longa em um carro de produção com 89 cm. E haja pescoço para pilotar a fera, pois o novo Challenger também registrou a maior força G a partir de uma saída estática em um carro de produção, com 1,8 G.
Para cumprir a sua principal missão de cobrir o quarto de milha mais rápido possível, o Dodge Challenger SRT Demon 2018 combina os finos ajustes mecânicos e eletrônicos para entregar a tração máxima mantendo um controle direcional preciso. Os amortecedores adaptativos Bilstein foram desenvolvidos para arrancadas, deslocando a maior quantidade de peso possível para as rodas traseiras, a fim de alcançar o máximo de tração na saída. A transferência de peso melhora a tração das rodas traseiras em 11%. Na busca por cada décimo de segundo, os engenheiros focaram em remover o máximo de peso possível, conseguindo reduzir 90 kg com remoção dos bancos de trás e do passageiro dianteiro e do sistema de som e alívio de peças como como as rodas e barras estabilizadoras.
O Demon é o Challenger mais largo já feito na história e é o primeiro muscle car de série a ter para-lamas com alargadores no estilo wide body. As molduras musculosas cobrem as rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus Nitto NT05R 315/40 R18 na frente e atrás, especificamente desenhados para o Demon e que adicionam 9 cm à largura do carro. Para atender a qualquer gosto, as 3.300 unidades do Dodge Challenger SRT Demon 2018 estarão disponíveis em 14 cores: Billet Silver, Destroyer Grey, F8 Green, Go Mango, Granite Crystal, Indigo Blue, Maximum Steel, Octane Red, Pitch Black, Plum Crazy, TorRed, White Knuckle e Yellow Jacket.
Fotos: FCA/Divulgação
⇒ VOCÊ E O ACELERA AÍ
Dicas e sugestões: redacao@aceleraai.com.br
Visite e curta a fanpage do Acelera Aí (www.facebook.com/aceleraai/)
Instagram/@aceleraaibh
Acelera aí é parceiro do Portal SouBH (acesse www.soubh.com.br)