Se você ainda não conhece o novo Jeep Compass e tem como referência a geração anterior, lançada no Brasil em 2012, esqueça tudo. Comece do zero, pois o novo utilitário-esportivo, que está sendo produzido na fábrica da FCA em Goiana (PE), tem muito mais elegância no design, mais força no motor (andamos da versão 2.0 diesel Trailhawk 4×4), mais disposição para encarar o fora-de-estrada e muito mais tecnologia.
Design
Um dos pontos que era muito criticado na geração anterior do Compass era o design. Diziam: “ele não tem cara de Jeep”. Mas a atual tem o jeitão que os proprietários de carros da marca americana tanto apreciam, começando pela característica grade de sete fendas e o para-lamas de contornos trapezoidais. Chamam a atenção as luzes de LED dos conjuntos ópticos dianteiro e traseiro, com projetores do tipo canhão com luzes de xenon (exclusivos das versões Limited e Trailhawk); a linha de teto descendente na traseira, o capô, com formato de concha e ressalto central esculpido; as colunas na cor preta, as coberturas plásticas nos para-lamas e soleiras, o defletor de ar no teto e as rodas de liga, com desenho bem esportivo.
Espaço
O Compass Trailhawk se encaixa no segmento dos utilitários-esportivos médios e, como tal, suas dimensões externas (4,41m de comprimento, 1,64m de altura e 1,82m de largura) ainda possibilitam uma boa mobilidade no trânsito urbano e não representam um obstáculo na hora de estacionar (como opcional, há o Park Assist, que dá uma boa mãozinha nas vagas mais apertadas). A distância entre-eixos (de 2,64m) proporciona um bom espaço interno, que acomoda cinco adultos com conforto. Já o porta-malas (de 388 litros) é um pouco limitado para um SUV desse porte. Mas, como o rebatimento do banco traseiro, a capacidade sobe para 1.181 litros.
Interior
O acabamento interno é de bom nível, com revestimento em couro nos bancos, volante e alavanca do câmbio. É fácil encontrar uma boa posição de dirigir com as regulagens elétricas do banco e manuais da coluna de direção. O Compass mima bastante o motorista, a começar pela chave presencial, que possibilita dar a partida remota no motor, climatizando previamente a cabine. O volante, de boa pega, agrupa os principais comandos. O painel tem boa visualização e os instrumentos podem ser configuráveis numa tela TFT, com informações do computador de bordo, áudio, navegação, telefonia, entre outros.
Dentro do pacote mordomia, a versão Trailhawk ainda oferece controles automático de velocidade, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, alerta de limite de velocidade (para não tomar multas), ar-condicionado de duas zonas e assistente de partida em subidas. A lista de opcionais inclui sistema de controle adaptativo de velocidade (mantém o carro numa velocidade segura, sem necessidade de intervenção do motorista) e um sistema de som de alta qualidade (506 Watts de potência, 9 alto-falantes e subwoofer).
Tecnologia
Um dos pontos positivos do Compass é o seu pacote tecnológico de segurança, que inclui de série airbags laterais, de cortina e para o joelho do motorista; câmera de estacionamento traseira (muito útil, pois a visibilidade traseira é limitada), controles de tração e estabilidade, controle anti-capotamento, detector de pontos cegos, sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis, assistente de frenagem de emergência e sistema de monitoramento da pressão dos pneus. A lista pode ser completada com os opcionais: monitoramento de mudança de faixa, farol alto automático (evita a perigosa “guerra dos faróis”) e aviso de prevenção de colisão frontal.
Motor e câmbio
A combinação do motor Multijet II 2.0 a diesel (de 170cv de potência e 35,7kgfm de torque) com o câmbio automático de nove velocidades, a mesma adotada no Jeep Renegade, proporciona agilidade no trânsito urbano, devido à força em baixas rotações; e bom ritmo de viagem na estrada, com boas retomadas. Quanto ao câmbio, o funcionamento é suave, mas o Compass fica bem mais esperto com as trocas manuais, por alavancas junto ao volante. Quanto ao consumo, os valores médios registrados pelo computador de bordo (10,8km/l na cidade e 15,3km/l na estrada) são bem razoáveis para um carro que pesa 1.750 quilos.
Suspensão e direção
A direção está bem calibrada para a cidade, mas deveria tem um pouco mais de peso na estrada, em velocidades elevadas. A suspensão equilibra bem conforto e estabilidade. Rodamos em trechos de terra com chuva e o Compass mostrou se DNA Jeep, cujo pacote off-road inclui, além da tração 4×4 com reduzida, o eficiente sistema Selec-Terrain, que, por meio de um botão, possibilita escolher neve, areia, lama ou pedra, ou o modo Auto, que faz tudo sozinho; boa altura do solo, pneus de uso misto, proteções embaixo para câmbio e motor e boa capacidade para transposição de trechos alagados (até 48cm).
O Jeep Compass Trailhawk 2.0 Multijet II diesel 4×4 tem preço inicial de R$ 151.990. Com todos os opcionais, incluindo teto solar, sobe para R$ 174.214.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
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